POST 5700:AVALIAÇÃO: NISSAN VERSA EXCLUSIVE 1.6 16V CVT: HORA DE SE REVISAR

SEDÃ SE REVISA RADICALMENTE PARA VOCÊ REVISAR CONCEITOS 

ESSE É O POST COMEMORATIVO 5700! 


Se não fosse a Pandemia esse carro já estava nas ruas brasileiras, mas por causa dela sofreu atraso, mas ele acabou chegando.

   Quando a Nissan mandou o release fui atrás de ver o carro, e falei com o Erico, que é o vendedor da Nissan e ele falou que o carro ainda não tinha chegado, ok, duas semanas depois eu chego lá, na Globo Nissan da Praia Comprida, São José-SC e o carro estava na concessionária em duas versões: Sense e Advance, mas não tinha o modelo de test-drive ainda, conversei com outro vendedor aí esperei um pouco, ou até nem iria ir, mas eis que o diretor de marketing do grupo Globo(se ele quiser citarei o nome dele, se não tudo certo) no facebook coloca o convite para o lançamento oficial do Novo Versa na Globo Nissan, no início até pensei em não ir, por causa da previsão de chuva e aí passou dois dias depois a previsão era sol e o resultado na sexta-feira um dia de sol eu vou ver o carro de novo.

    Chego lá, converso com o Erico, aliás vai o meu agradecimento a ele pelo excelente atendimento prestado e aproveitando que o Versa estava para lavar e um Sense no showroom nós descobrimos a onde a versão topo de linha consegue alguns litros no porta-malas sobre a Sense(no decorrer da matéria, o leitor vai saber) e aí como já estou na concessionária peço para fazer o test-drive e aí ele diz que pode fazer, mas tem que esperar lavar o carro, espero um pouco dentro da concessionária e logo depois o carro sai da onde se concentra oficina e lavação e vai em frente a concessionária e aí começa o test-drive.

POR FORA: Ao contrário da geração anterior, que é vendida hoje como Versa V-Drive, esse novo modelo é um carro bonito, na dianteira a forte inspiração do Leaf atual, nas laterais e na traseira parece um "Mini-Sentra",  aliás o visual dele parece um Sentra em tamanho reduzido, o que é um elogio, ele é feito em AguasCalientes, no México, ele mede 4.49 metros de comprimento, 1.74 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.62 metros de entre - eixos. Ele é fabricado na plataforma V que é a mesma do Marck, Kicks e Versa V-Drive, mas novo Versa ela teve várias modificações estruturais que parecem ser uma nova base e de quebra a plataforma V ainda tem "muita lenha" para queimar. E realmente o visual dele em fotos que é bonito se confirma ao vivo.

                                         
O Versa de traseira parece um "Mini-Sentra" 

Aqui mais uma foto de traseira 

Na dianteira se inspirou no Leaf 

Agora vamos comparar ao Versa antigo, hoje chamado de Versa V-Drive que curiosamente no México virou carro de Taxista, a Nissan pretende isso também com o Versa V-Drive no Brasil. 

Comprimento: 4.49 metros           Largura: 1.69 metros    Altura: 1.51 metros    Entre-eixos: 2.60 metros 

Ele manteve o comprimento, mas cresceu 5cm na largura, baixou 4cm na altura e cresceu 2cm no entre - eixos.

                                                        
Grade dianteira foi inspirada no Leaf 

E agora vamos ver contra os rivais, lembrando que o Renault Logan está de fora por que perdeu a opção da versão Iconic e da Intense também, só resta a Life e a Zen.

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT

Comprimento: 4.42 metros   Largura: 1.73 metros         Altura: 1.49 metros      Entre-eixos: 2.55 metros 

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI 1.nada 12V AUT

Comprimento: 4.48 metros  Largura: 1.75 metros          Altura: 1.46 metros    Entre -eixos: 2.65 metros

CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1.nada 12V TURBO AUT

Comprimento: 4.47 metros    Largura: 1.73 metros     Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.60 metros 

FIAT CRONOS PRECISION 1.8 16V AUT

Comprimento: 4.36 metros   Largura: 1.73 metros      Altura: 1.51 metros   Entre - eixos: 2.52 metros

FORD KA TITANIUM 1.5 12V AUT 

Comprimento: 4.27 metros  Largura: 1.69 metros   Altura: 1.52 metros     Entre - eixos: 2.49 metros

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.45 metros   Largura: 1.69 metros   Altura: 1.48 metros    Entre - eixos: 2.60 metros

HYUNDAI HB20 DIAMOND 1.nada 12V TGDI AUT

Comprimento: 4.26 metros    Largura: 1.70 metros   Altura:  1.47 metros    Entre -eixos: 2.53 metros 

Note que ele é o maior da turma no comprimento, 1cm maior que os segundos maiores que são Virtus e Onix Plus, na largura é o segundo mais largo só perdendo por 1cm para o Virtus, na altura é o mais baixo junto com o Virtus e no entre - eixos é o segundo maior só perde por 3cm para o Virtus, tirando a altura onde ele é o mais baixo, ele tem as maiores dimensões e as rodas de liga-leve são bonitas e de quebra ele tem faróis full led.

                                                   
Faróis Full Led exclusivo da versão Exclusive 

Rodas de liga-leve aro 17 

Seta repetidora nos retrovisores 

Versão Exclusive foi avaliada, mas as versões agora só se identificam pelas rodas 

POR DENTRO: O acabamento é digno de um sedã  médio na versão Exclusive, afinal ele tem acabamento emborrachado no painel e muito bonito, os bancos claros reforçam essa impressão, o volante, assim como painel vieram do Kicks, afinal quando o Versa de geração anterior(hoje Versa V-Drive) em 2011 não tinha tecnologias que estariam presentes no Kicks em 2016 e agora em 2020 por que não aproveitar na segunda geração do modelo? e então isso foi feito. O modelo vem de série com ABS, Air Bag Duplo frontal(Obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag Duplo de Cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital, ESP, Controle de tração(chamado de VDC pela Nissan e os dois juntos), Hill Holder(Chamado de HSA na Nissan), Central Multimídia Nissan Connect com 7 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas/ Espelhos elétricos, Alerta de cinto de segurança destravado, Alerta de ponto cego, Alerta de colisão Frontal com frenagem de emergência e Alerta de tráfego cruzado.A lista ainda não acabou você verá na segunda parte, agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer, o Toyota Yaris XLS 1.5 16V CVT tem quase todos os itens de série que vem no Versa com exceção do Alerta de ponto cego, Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e alerta de tráfego cruzado, mas tem Air Bag de Joelho, é uma resposta tímida e custa R$94.190 é R$1.200 mais caro que o Versa, o Volkswagen Virtus Highline 200 TSI 1.nada 12V  que deve para o Versa: Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego, Alerta de tráfego cruzado e Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e custa R$99.490 além de ser menos equipado que o Versa é R$6.500 mais caro que o sedã da marca japonesa, o Chevrolet Onix Plus Premier 1.nada 12V Turbo Automático infelizmente o configurador da Chevrolet está com problemas, mas a hora que atualizar eu coloco aqui,mas ainda ele só deve para o Versa alerta de tráfego cruzado e frenagem de emergência e as rodas são aro 16 , o Fiat Cronos Precision 1.8 16V Automático que custa R$81.290, mas deve Air Bag duplo lateral, Air Bag Duplo de cortina, Alerta de ponto cego, Alerta de tráfego cruzado e você pode equipar ele com Side Bags dianteiros(Air Bag duplo lateral), Rodas de liga-leve aro 17, Bancos de couro, Sensor de Chuva e Crepuscular e aí o preço vai a R$86.680,ok é mais barato que o Versa, mas deve o Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego, Alerta de tráfego cruzado e Alerta de colisão com frontal com frenagem de emergência, o Ford Ka Sedan Titanium 1.5 12V custa R$80.990, mas deve Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem e frenagem de emergência e alerta de tráfego cruzado, o Honda City EXL 1.5 16V CVT custa R$93.100, custa R$200 a mais que o Versa, mas deve: ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alerta de ponto cego, Alerta de tráfego cruzado, Alerta de frenagem com frenagem de emergência, o Hyundai HB20S Diamond Plus 1.nada 12V TGDI Automático que custa R$82.990 mas deve Air Bag duplo de cortina e as rodas são aro 15. Deu para notar o excelente custo/benefício, tem rivais que são mais baratos, mas são bem menos equipados, tem rivais que são mais caros e menos equipado que ele. Já o Painel do Versa tem instrumentação bem legível. 

                                                      
Acabamento emborrachado 

Painel de instrumentos bem legíveis com tela de TFT na parte onde é o conta-giros e o meio 
Central Multimídia de 7 polegadas com visão 360 graus 

 No espaço interno uma boa notícia para quem gostava o espaço interno do Versa anterior: ele continua um sedã com excelente espaço interno, na dianteira o motorista logo encontra a posição de dirigir e de quebra o descansa-braço, já na traseira com o banco na minha posição sobrou um latifúndio com os bancos recuados ainda sobrou um dedo, isso mesmo: um dedo sobrou, ou seja: espaço interno ele tem de sobra.

                                           
Com o banco recuado sobra um dedo ainda 

Já com o banco na minha posição sobra um latifúndio. 

 O seu porta - malas é de 482 litros, duas curiosidade, a versão Sense ao contrário da Exclusive e Advance tem 466 litros, depois você vai ver o por que da nossa suspeita, o Versa de geração anterior hoje Versa V-Drive leva 460 litros, um ganho de 22 litros no porta-malas. 

                                           
O seu porta-malas é 482 litros 

Agora vamos ver contra os rivais:

TOYOTA YARIS: 473 litros 
VOLKSWAGEN VIRTUS: 521 litros
CHEVROLET ONIX PLUS: 469 litros
FIAT CRONOS: 525 litros
FORD KA SEDAN:445 litros
HONDA CITY: 536 litros
HYUNDAI HB20S: 475 litros 

O Versa tem o quarto maior porta-malas dessa turma, só perdeu para City, Cronos e Virtus, no caso ele ficou 39 litros atrás do Virtus e ficou 7 litros á frente do HB20S que é o quinto colocado, a média do segmento foi de 490.7 litros, ficou 8 litros abaixo da média, mas ainda assim é um porta-malas que dá e sobra para uma família sem problemas nenhum. Agora por que a versão Sense tem 466 litros? você vai ver uma "placa" e aí onde as versões Exclusive e Advance ganham os 16 litros extras no porta-malas e de quebra o porta-malas da Sense para você comparar. 

                                                   
O Porta-malas da Sense com 466 litros e compare com a Exclusive acima 
Aqui está a "Placa" parece que não fotografei nada, mas fotografei 

 E os outros itens de série são: Rodas de Liga-leve aro 17, Bancos de Couro que você pode escolher Couro Cinza com inserções pretas ou Couro Preto com inserções Cinza, Porta Copos dianteiros e traseiros(2 de cada), Abertura Interna do porta-malas, Acabamento Premium nos bancos, Acendimento automático dos faróis, Apoio de braço frontal e traseiro, Banco do motorista com ajuste manual de altura, Banco traseiro bipartido e rebatível 60/40, Comandos de aúdio e Telefone no volante, Comando do piloto automático no volante, Computador de Bordo, Chave presencial i-Key, Sistema de ignição eletrônico(Botão Push Start), Desembaçador do Vidro Traseiro com temporizador, Follow me Home, Welcome Function, Iluminação interna frontal e central, Indicador de temperatura externa, Painel Central Multifuncional com Tela de TFT de 7 polegadas com 12 funções, Para- sol com espelhos para motorista e passageiro, Porta Revista nos bancos dianteiro, Retrovisor externo com seta repetidora, Spots de leitura para motorista e passageiro, Conta-giros(Tacômetro), Tomada 12 volts, função um-toque para o vidro do motorista, Volante com revestimento Premium, Acabamento prata na Manopla, Antena do tipo tubarão, Faróis Full Led com DRL, Grade cromada, Maçanetas na cor do veículo, Para-choques e espelhos na cor do veículo, Alarme com acionamento por controle remoto, Visão 360 graus, Detector de objetos em movimento, Apoio de cabeça para os cinco passageiros, Bloqueio da ignição através do imobilizador do motor, Câmera de ré, Cinto de segurança com pré-tensionador e de três pontos para os cinco ocupantes, Faróis de Neblina, IsoFix, Limpador da para-brisa intermitente e variável, Piloto automático, Alerta de objetos no banco traseiro, Espelho retrovisor com aquecimento e câmera, Sensor de estacionamento traseiro, Trava elétrica das portas, Travamento automático com o carro em movimento, quatro alto-falantes, 2 Tweeters, GPS integrado a central Multimídia, Apple Car Play, Google Android Auto e Bluetooh, com uma lista dessas opcionais ele não precisa. O único opcional é o cor que no caso aqui custa R$1.450 e com isso é um carro de R$94.440 e agora já que é a segunda parte dos equipamentos, aqui o Versa já começa ampliar a distância, afinal Faróis Full Led só o City EXL tem, mas como você sabe deve ESP, Controle de tração e Hill Holder e o Virtus só tem Farol Full Led na esportiva GTS 250 TSI e não na Highline 200 TSI que é adversário do Versa Exclusive.
                                           
                                          
Bancos e interior claro, isso eu acho bonito! 

                                            


O acabamento é digno de muito sedã médio 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT XTronic. O motor é o 1.6 16V da família HR da Nissan também conhecido pelo código HR16DE tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis com isso gera 15.5KGFM a 4000RPM e 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis, é a mesma calibração do Kicks, em relação ao modelo anterior, hoje Versa V-Drive ganhou 0.4KGFM e 3CV(15.1KGFM e 111CV) ele tem sistema que dispensa o reservatório de partida á frio . A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi- independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso da suspensão todos os rivais seguem a mesma receita, já nos freios o único a ter freios á discos sólidos na traseira é o Virtus, o resto segue a mesma receita do Versa. Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer:

TOYOTA YARIS SEDAN XLS
CÂMBIO: CVT
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica 

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta 

CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1.NADA 12V TURBO 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Ecotec Três cilindros 1.nada 12V Turbo da família SGE(CSS Prime) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler

FIAT CRONOS PRECISION 1.8 16V 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V VIS com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

FORD KA TITANIUM 1.5 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis

HONDA CITY EXL 1.5 16V 
CÂMBIO: CVT
MOTOR: i-VTEC 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

HYUNDAI HB20S DIAMOND 1.NADA 12V TGDI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.nada 12V TGDI da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo,intercooler e injeção direta. 

    No câmbio duas escolas distintas: CVT para os de marca japonesa e automático seis marchas para os demais, no motor os três cilindros turbo são Onix, Virtus e HB20, sendo que os dois últimos são injeção direta e o Onix é convencional, temos o três cilindros aspirado que é o Ka e temos os quatro cilindros aspirados que são o restante sendo que entre eles o Versa tem a segunda maior litragem só perdendo para o Cronos.

                                                    
Botão Start/Stop de ignição 


Agora vamos aos números dos rivais

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT 
TORQUE: 14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:105CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai a 110CV nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI 1.nada 12V
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações 

CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1.nada 12V Turbo
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis

FIAT CRONOS PRECISION 1.8 16V 
TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool na mesmas rotações

FORD KA TITANIUM 1.5 12V
TORQUE:15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:128CV a 5600RPM com gasolina e 136CV com álcool nas mesmas rotações

HONDA CITY EXL 1.5 16V
TORQUE:15.3KGFM a 4800RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA:115CV a 6000RPM e com álcool vai a 116CV nas mesmas rotações 

HYUNDAI HB20 DIAMOND 1.NADA 12V TGDI
TORQUE:17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA:120CV a 6000RPM nos dois combustíveis

No torque com gasolina venceu City e Yaris apenas e ficou atrás do resto, no caso ficou apenas 0.1KGFM atrás do Ka e 0.2KGFM á frente do City  no torque com álcool ele continuava na mesma posição, mas o Ka ampliou a vantagem para 0.5KGFM, na potência só venceu o Yaris e ficou atrás do resto, no caso foram 9CV de vantagem sobre o Yaris com gasolina e 1CV atrás do City e com álcool a posição ficou na mesma, mas mesmo assim a vantagem diminuiu para 4CV e ficou apenas 2CV atrás de City e Onix. Já vou adiantar: relaxem, o 1.6 16V dá conta do recado e muito bem.
                                                    
O motor 1.6 16V gera 114CV nos dois combustíveis 

ANDANDO COM ELE: Depois de ver o carro na frente, o Erico pediu para mostrar a CNH para fazer o trâmites burocráticos, depois de feito fomos até o carro, o Erico perguntou(vai estar o telefone dele no final) se eu já tinha dirigido automático e eu disse que já, afinal os últimos lançamentos são automáticos, só para se ter uma ideia só nova Strada e Onix Hacht três cilindros aspirados eram manuais, o resto é tudo automático, entrei no carro, o banco "veste" bem o motorista parece um terno feito sob medida, a posição dos comandos do carro é fácil de achar, o acabamento como eu disse é digno de um sedã médio e aí coloco o pé no freio e aperto o botão Start/Stop e puxo na alavanca para o D de "Drive" e aí já começo a sair da Globo Nissan, a direção elétrica faz parecer um carro menor do que  realmente é, e aí vou indo rumo a Avenida Beira Mar de São José e aí paro o carro para esperar os outros passarem e aí quando não tem mais ninguém eu entro e aí faço um Kickdown até 60KM/H (limíte da via) e aí um "Vrooooom" vindo do CVT e do motor e o motor 1.6 16V respondeu na hora, sem o famoso "suspense" ou "hiato" que vale lembrar que é diferente de tranco, ok não tem o torque dos motores turbo, mas ainda assim não faz feio, depois me mantenho a 60KM/H e não é que o jeito de rodar dele lembra do Sentra? sim não só acabamento de carro médio e visual, ele tem jeito de rodar com a sua suspensão que absorve bem as irregularidades não transferiu nada do piso e aí esperei um carro passar para eu poder ir na faixa do meio e aí veio o semáforo e aí parei e depois que abriu fui e deixei o Tucson abrir um pouco distância estava a 40KM/H e de novo Kickdown até os 60KM/H e fui seguindo e aí teria que entrar na servidão Osmar Benjamim Rosa e um EcoSport da polícia estava ao meu lado e o alerta de ponto cego me alertou, antes vou abrir um espaço aqui e depois voltamos, o Erico colocou o descansa-braço para mim apoiar(aliás tenho que agradecer pelo atendimento), eu confesso que eu achei que não ia precisar, eu me enganei: ele veste tão bem que o descansa-braço foi com uma extensão do meu braço, voltando a direção, o EcoSport vai um pouco na frente e aí finalemente eu posso entrar para pegar a servidão Osmar Beijamin Rosa e aí entro na presidente Kennedy que é movimentadíssima e ái um Gol automático na minha frente a 40KM/H e aí espero ele estacionar e depois que ele estacionou eu vou seguindo, mas eis que um Versa antigo manobra e eu torcendo para não me encostar e lógico tudo certo e vou seguindo ao semáforo e ele já estava verde, vou seguindo, outra coisa também que o novo Versa tem é "solidez de carro médio", como eu já disse plataforma V da Nissan tem "muita lenha para queimar" só ele o Volkswagen Virtus tem isso, o Chevrolet Onix Plus fica um pouco atrás nesse aspecto, já o restante dos rivais não dá essa sensação. e aí espero um Sandero entrar e aí pista livre e advinha?  Kickdown até os 60KM/H e ele responde prontamente e aí vou seguindo na Joaquim Vaz e tinha uma obra e aí Uno Mille resolve querer entrar eu resolvo deixar para não ter problemas e aí depois eu entro, e aí o Uno Mille vai na outra faixa e a pista livre e de novo um Kickdown e lógico fiz até os 60KM/H por que era o limite da via e de quebra havia uma curva e o carro na mão, o carro tem um bom acerto de chassi, lógico que quem comprar um Versa não vai querer colocar numa pista, mas acredito que em termos de acerto dinâmico não fará feio. E aí vou seguindo rumo ao mercado Bistek para poder entrar na Globo Nissan, é uma via de mão inglesa, mas estava cheia de desnível e o Versa ele mostrar que existe algo de ruim, mas sem entregar, é como se fosse "flutuar" no asfalto e aí entro na parte onde é a Globo Nissan e aí estaciono o carro para fazer as fotos que você vê na matéria. Outra coisa que impressiona é o silêncio e bom isolamento acústico a hora que está em velocidade constantes, além do próprio carro em si, também temos que elogiar a suavidade do motor.

                                                      
Descansa-braço dianteiro: quem acha que não vai precisar dele, engana-se(experiência própria)

O câmbio é o CVT Xtronic 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$92.990, como você viu acima existem rivais mais baratos, mas menos equipados, existem rivais mais caros e menos equipados, então mesmo acima dos R$90.000 é inegável o seu excelente custo/benefício. O seu consumo urbano é de 8KM/L com álcool e 11.7KM/L com gasolina e o rodoviário é de 10.2KM/L com álcool e 13.9KM/L com gasolina. Agora vamos ver como ele se sai perante os rivais e sobre a geração antiga hoje Versa V-Drive.

NISSAN VERSA SL 1.6 16V CVT 
Consumo urbano com álcool:7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.1KM/L

No consumo urbano com álcool o novo modelo foi 0.2KM/L mais econômico, o urbano com gasolina também foi 0.1KM/L mais econômico, na rodovia com álcool foi 0.2KM/L mais econômico, mas com gasolina na rodovia ele perdeu por 0.2KM/L, ou seja em consumo urbano tanto com álcool tanto com gasolina a nova geração foi mais econômica, com álcool na rodovia também.

TOYOTA YARIS SEDAN XLS 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 9KM/L
Consumo urbano com gasolina:13KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.5KM/L 

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.6KM/L

CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1.NADA 12V TURBO
Consumo urbano com álcool: 8.6KM/L
Consumo urbano com  gasolina:12KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:15KM/L 

FIAT CRONOS PRECISION 1.8 16V 
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.3KM/L 

FORD KA TITANIUM 1.5 12V 
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14KM/L

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT

Consumo urbano com álcool:8.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.5KM/L

HYUNDAI HB20 DIAMOND PLUS 1.NADA 12V T-GDI

Consumo urbano com álcool:8KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:15.3KM/L 

Ele teve o quarto melhor consumo urbano com álcool junto com o HB20, ficou 0.5KM/L atrás do City e 0.2KM/L á frente do Virtus, no consumo urbano com gasolina também foi o quinto colocado ficando 0.3KM/L atrás do Onix Plus e 0.5KM/L á frente do Virtus, aliás mérito para o câmbio CVT que aproveita melhor o motor e tem boas médias de consumo urbano,  já no consumo rodoviário com álcool  foi o terceiro menos econômico só venceu Fiat Cronos e Ford Ka, ficando 0.1KM/L á frente do Ford e o rival mais próximo á frente é o o Honda City também com 0.1KM/L e no consumo rodoviário com gasolina foi o segundo menos econômico só venceu o Cronos com uma vantagem de 0.6KM/L e o rival mais próximo é o Ford Ka que ficou 0.1KM/L á frente. O Consumo urbano foi excelente inclusive superando os famosos três cilindros turbo, no caso o Virtus por exemplo e o Consumo rodoviário se ficou para trás, não ficou muito atrás dos rivais.

  E agora se tivesse R$93.000 na conta bancária você compraria? A Resposta é um sonoro sim,  o que pesa á favor é isso:Ele tem um visual bonito(sim é questão subjetiva), excelente espaço interno, acabamento de carro mais caro nessa versão Exclusive, bom desempenho, boas médias de consumo, excelente custo/benefício inclusive sendo mais barato e mais equipado que a maioria dos rivais, rodar de carro médio(parecia um Sentra), excelente porta-malas. O que pesa contra? Nenhum carro é perfeito e o novo Versa também não, mas confesso que no primeiro contato não vi nada que pudesse desabonar, no caso o motor 1.6 16V deu conta do recado e tem excelente números de consumo, enfim não vi uma crítica forte, mas muitos podem  reclamar que ele não tem a opção três cilindros turbo que existe em Onix Plus, Virtus e HB20, mas quer uma boa notícia? O mesmo Versa vendido aqui que é fabricado no México é vendido além do mercado Mexicano, nos EUA e no Canadá, só que nesses mercados o 1.6 16V é mais potente: 120CV, mas é o mesmo motor, então logo não tem opção do três cilindros turbo nesses mercados também, mas acredito que com o tempo virá, mas como você viu o HR16DE se vira muito bem em conjunto com o câmbio CVT dando conta do recado e tendo bons números de consumo.

 E se achou salgado os R$92.990 ele tem outras opções mais em contas, mas perde equipamentos.

Advance 1.6 16V CVT: R$83.490 ela perde em relação a Exclusive Alerta de ponto cego, Visão 360, Alerta de frenagem e frenagem de emergência, mas mantém alerta de objetos no banco traseiro, Central Multimídia de 7 polegadas, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Seis Air Bags  e Rodas de liga-leve aro 17 são trocadas pela aro 16 também de Liga-leve.

Sence 1.6 16V CVT: R$77.990 ele perde em relação a Advance: Central Multimídia, alerta de objetos no banco traseiro, mas mantém ESP, Hill Holder, Controle de tração, Seis Air Bags e Rodas de liga-leve aro 16 dão lugar as rodas aro 15 com calotas.

Sence 1.6 16V Manual: R$72.990 ele mantém os equipamentos da Sense CVT, muda o câmbio: sai o CVT Xtronic e entra o manual de cinco marchas.

O Novo Nissan Versa mostra para você que é hora de se revisar, não precisa ter um sedã médio ou utilitários esportivo compacto para ter itens inimagináveis para um carro desse porte a alguns anos atrás. O Slogan da Nissan é "Revisão conceitos" para o novo Versa. O próprio Versa também revisou os seus conceitos, antigamente não precisava ser um carro bonito, podia ter outras qualidades, mas hoje diante de novos rivais a beleza se mostrar um dos itens importantes, mas sem abrir mão das antigas qualidades e ganhando outras á reboque.

O modelo está disponível nas cores: Branco Aspen, Preto Premium(essas cores são digamos, "de série"), Prata Classic, Cinza Grafite, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet(a cor do modelo avaliado), Branco Diamond e Azul Cobalto(essa última seria minha cor, mas a vermelho Scarlet também ficou legal nele).

                                                      
Aqui normalmente ficaria o nome da versão, mas agora só pelas rodas, fica o agradecimento a Globo Nissan pelo carro cedido pela confiança no produto 



                                                        FICHA TÉCNICA
MOTOR:  Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
DIÂMETRO X CURSO: 78 X 83.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10.7:1
POTÊNCIA:114CV a 5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE:15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: CVT Xtronic e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares 
DIMENSÕES: Comprimento 4.49 metros, largura 1.74 metros, altura 1.47 metros e entre - eixos: 2.62 metros
PESO: 1137KG
PESO/POTÊNCIA: 10KG/CV
PESO/TORQUE: 73.3KG/KGFM
VOLUMES: Porta -malas 482 litros e tanque de combustível 41 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson 
TRASEIRA: Semi- independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, ESP, Controle de tração, Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/50/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, ESP, Controle de tração(ambos chamados VDC da Nissan), Hill Holder(Chamado de HSA na Nissan), Coluna de direção regulável, Central Multimídia Nissan Media com 7 polegadas com câmera 360 graus, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência , alerta de tráfego cruzado e Faróis Full Led 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores se não for o Branco Aspen ou Preto Diamond que são "de série"
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$92.990 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR ERICO E A GLOBO NISSAN DE SÃO JOSÉ PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO!

FICOU INTERESSADO? 

 FALE COM O ERICO (48) 99995-1646

      








                                             




 

Comentários