AVALIAÇÃO: RENAULT CAPTUR ICONIC 1.3 16V TCE CVT: RENOVAÇÃO TURBINADA


 UTILITÁRIO ESPORTIVO DA RENAULT  AGRADA COM MUDANÇAS VISUAIS E MOTOR TURBO QUE É UTILIZADO  PELA MERCEDES-BENZ 

Como vocês sabem, eu sempre publico notícias da Renault aqui no blog(lógico que muitas vezes o ritmo é forte não dá para para acompanhar e muitas vezes tenho outras coisas para fazer), mas no dia do lançamento do Captur Tce ainda deu tempo para colocar a notícia do lançamento no site e o caminho natural é ir até a Globo Renault, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento prestado por eles e aí no dia seguinte, carrego as baterias do meu celular e resolvo ir na Globo Renault da Praia Comprida.

   Chego lá, o vendedor me atende, afinal fui ver a unidade exposta, eu comento com o vendedor sobre o Captur "Motor TCe 1.3 16V de 27.5KGFM de torque, 170CV" , Faróis Full Led, aliás que já comentarei para vocês, comento sobre o para-choque, ele até brinca comigo "já comprou uma então" eu até disse "quem pudera....", mas aí comentei que tinha um blog e sempre publicava noticias da Renault e que sempre nos lançamentos da marca aparecia e aí ele me ofereceu "quer dar uma volta?"  eu respondo claro que sim e então eu ofereço a carteira de motorista, para ele anotar e aí depois, fomos dar uma volta no carro, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento do vendedor.

   Você pode dizer, mas por que o Captur não veio com esse motor no lançamento? simples, no início de  2017 só existia o Tracker antigo com motor turbo e o Peugeot 2008 só que esse último atrelado ao câmbio manual, mas entre o final de 2019 e 2020 se viu a chegada de C4 Cactus atrelando o THP ao câmbio automático de seis marchas, a renovação do 2008 que veio na mesma situação e a chegada do T-Cross e novo Tracker esses com motores turbo em todas as versões e ainda por cima teve a renovação visual do Duster que o deixou o Captur em situação complicada, mas agora ele se renova e a reboque recebe um novo coração. 

POR FORA: Facelift é um recurso que todo mundo faz, seja marca de carros digamos, populares até Premium, inclusive BMW, Mercedes e Audi, por falar na marca do meio, aguardem sobre o motor e lógico o Captur apresentado no Salão de São Paulo em 2016 e lançado em Fevereiro de 2017 um dia teria que passar por isso, ele recebeu nova grade dianteira com partes cromadas, novos faróis, sendo Full Led nas versão Iconic, inclusive nos faróis está escrito Led Pure Vision, ok, essa parte é similar ao Kaptur russo, mas no para-choque o nosso herdou do Captur Intiniale francês, não do atual Captur recém-lançado na plataforma CMF e sim do Captur francês fabricado de 2013 até 2020, no caso novos para-choques com a nova DRL(Luz diurna de Led) em "C" e farol de neblina com a função cornering que depois eu explico mais sobre ela que ficam digamos "dentro" disso, na lateral novas rodas de liga-leve e na traseira mudanças no layout interno da lanterna e o logotipo "TCe",. sigla para "Turbo Control Efficiency". Outra mudança foi a régua da placa  era cromada nos primeiros Captur, ano passado ficou preta e a cora de cor da carroceria. O modelo é feito na plataforma B da Renault a mesma que serve no Brasil ao Duster, Sandero, Logan e Duster Oroch e no exterior servia até 2019 ao Clio IV, ao Captur até 2020, ao Dacia Dokker e outros modelos, só que nossa especificação é a B0+, no caso teve um aumento de 12.5% de rígides torcional, ele mede 4.38 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.62 metros de altura e 2.67 metros, ele ganhou 5cm no comprimento por causa do novo para-choque, mas o resto é igual, depois das fotos vamos comparar aos rivais. Aliás o Captur sempre teve visual bonito e isso é inegável e continua assim com essas alterações visuais que foram poucas(em teremos de visual é claro), mas muito boa. O modelo é fabricado em São José dos Pinhais-PR.

                                              
Logotipo "TCe" na tampa do porta-malas denuncia o novo motor.


Novo Layout interno das lanternas 

Na traseira poucas mudanças visuais, afinal é basicamente o que citei acima 


Aqui outro ângulo de traseira 

Na dianteira as maiores mudanças visuais, novo para-choque que veio do Captur Intiniale francês com nova assinatura da DRL em "C", nova grade dianteira com cromado de que invade o farol e esse é Full Led na versão Iconic 

Agora vamos ver como é contra os rivais, mas antes vamos ao ângulo de saída do Captur que é 19 graus, houve uma queda de 4 graus em relação ao anterior, a altura do solo continua em 21.2cm é maior do segmento ainda e o ângulo de saída é de 30 graus, é apenas 1 grau inferior ao modelo anterior.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V

Comprimento: 4.20 metros     Largura: 1.75 metros       Altura: 1.57 metros    Entre- eixos: 2.65 metros 

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 16V TURBO 

Comprimento:4.27 metros    Largura: 1.79 metros        Altura: 1.63 metros    Entre - eixos: 2.57 metros 

CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP 

Comprimento:4.17 metros    Largura: 1.71 metros    Altura: 1.56 metros    Entre - eixos: 2.60 metros 

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO 

Comprimento: 4.29 metros    Largura: 1.77 metros    Altura:1.56 metros    Entre -eixos: 2.61 metros

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V AUT 

Comprimento:4.27 metros   Largura: 1.79 metros   Altura:1.59 metros   Entre -eixos: 2.59 metros

JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V 

Comprimento: 4.25 metros    Largura: 1.79 metros   Altura: 1.72 metros   Entre - eixos: 2.57 metros

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.31 metros    Largura: 1.76 metros   Altura: 1.59 metros  Entre -eixos: 2.62 metros 

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V AUT 

Comprimento: 4.16 metros    Largura: 1.74 metros   Altura: 1.58 metros  Entre -eixos: 2.54 metros 

Nas dimensões note que o Captur é dono do maior comprimento, o segundo colocado é justamente o companheiro de aliança, o Nissan Kicks que ficou 7cm atrás, na largura também é maior com 1.81 metros, ficando 2cm á frente do Jeep Renegade, ele é dono da terceira maior altura perdendo apenas para Tracker e Renegade, ficou 1cm atrás do Tracker e 3cm á frente do Hyundai Creta, vale a observação que o Creta está previsto para mudar o visual e no entre - eixos é o maior da categoria vencendo o Volkswagen T-Cross por 2cm que é o segundo colocado.

                                                           
Espelhos escurecidos e com rebatimento elétrico 

Rodas de liga-leve aro 17 

Faróis Full Led(de série na Iconic) 

"régua" cromada da grade que "invade" os faróis 

Luz DRL no para-choque é nova, agora com farol de neblina digamos "dentro"  e ele também é em Led

POR DENTRO: A Renault fez alterações no interior também, afinal quando ele foi lançado tinha interior melhor que o Duster da época, com a renovação do Duster, a situação do interior do Captur era algo complicado, mas agora o interior do Captur está mais sofisticado do que antes, ele manteve o quadro instrumentos, só que ganhou uma nova tela pequena em cima do velocímetro, ganhou melhor acabamento com materiais emborrachado na cor Marron Castanyera que deu um requinte no interior do Captur disponível na versão topo de linha Iconic e o volante é novo no Captur, mas já está presente em Logan, Sandero e Stepway desde 2019 e no novo Duster, é um volante bem agradável e a central multimídia é nova também que logo vou explicar mais detalhes sobre ela, ela vem de série com ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Alarme, Ar Condicionado automático, Alerta de ponto cego, Coluna de direção regulável(agora com profundidade também), Central Multmídia Easy Link de 8 polegadas(a antiga tinha sete polegadas), Direção elétrica(antes era eletro-hidráulica), ESP, Controle de tração, Hill Holder(HSA na Renault), Vidros/Travas e Espelhos elétricos, calma que tem a segunda rodada, mas vamos apenas na primeira rodada dos equipamentos, vamos ver contra os rivais, o Volkswagen T-Cross custa R$138.950 é R$400 mais caro que o Captur traz a mais os Air Bags de cortina e a central Multimídia é de 10.1 polegadas, mas não tem Alerta de ponto cego , o Chevrolet Tracker Premier 1.2 16V Turbo traz alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência e seis air bags e custa R$131.430 é R$7.000 mais barato, mas vale lembrar que o Captur tem a opção do motor TCe em versões mais baratas, mas você ainda ver o débito do Tracker, aliás tem dois, o Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 16V THP custa R$127.990 é R$10.000 mais barato e ainda traz Air Bag duplo de de cortina, alerta de frenagem de emergência, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa, embora não tenha o alerta de ponto cego e a central multimídia é de 7 polegadas, mas ele deve outras coisas ao Captur que você verá na matéria, o Honda HR-V Touring tem a mais o Air Bag duplo lateral que o Captur, mas ele custa R$157.100 é R$19.000 a mais, é muito dinheiro e aí contra o HR-V e o jogo é favorável ao Captur e a central multimídia é de 7 polegadas , o Hyundai Creta Prestige 2.nada 16V custa R$118.290 é R$20.000 a menos que o Captur, mas ele está em vias de trocar geração e não tem alerta de ponto cego e a central multimídia é de 7 polegadas e o Creta tem outros débitos ao Captur que você vai ver depois, Jeep Renegade Limited ´custa R$129.490, ele tem além dos Air Bags de cortina, tem o Air Bag de Joelhos, a central multimídia é de 8.4 polegadas, mas deve alerta de ponto cego, é R$10.000 mais barato que o Captur Iconic, mas tem o Jeep tem outros débitos contra o Captur, o Nissan Kicks Exclusive 1.6 16V CVT custa R$122.490 ele traz a mais os Air Bags de cortina, a a central multimídia é de 8 polegadas, o Chevrolet Tracker também é 8 polegadas, ok é R$16.000 mais barato que o Captur Iconic e equipar ele com alerta de ponto cego e aí vem frenagem de emergência e outras coisas junto e aí vai a R$126.990 é quase R$14.000 mais barato, mas o Kicks deve outras coisas para o Captur você verá e o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V THP custa R$118.990 ok, é R$20.000 mais barato que o Captur Iconic e tem Air Bag de cortinas, mas o Peugeot leva o contra-ataque do Renault no Hill Holder e no alerta de ponto cego que não estão disponíveis no Peugeot, mas ele tem outros débitos, o Renault não é mais barato, mas também não é o mais caro, desses adversários talvez o mais complicados em termos de equipamentos seriam Tracker e T-Cross, mas calma que vem o segundo round dos equipamentos.

                                                              
Ar Condicionado automático 

A Central Multimídia é a nova EasyLink de 8 polegadas que estreou no Duster, mas aqui ela está em outro digamos "molde" 

O painel de instrumentos bem legível herdados do Clio IV com conta-giros analógico e velocímetro digital 

No espaço interno, na dianteira os passageiros da frente, acham a posição de dirigir bem fácil e o espaço interno é excelente, na traseira com o banco na minha posição sobra espaço muito bom, agora com o banco recuado totalmente, ele "roça" mas não aperta, ainda que dá a impressão de ser um pouco menor que o próprio Duster ou Captur anterior, mas não posso confirmar isso, talvez por causa dos bancos que são um pouco maiores, mas mesmo assim existem rivais mais espaçosos? sim, afinal copiaram a receita do irmão dele, o Duster e aprimoraram, no caso Tracker e T - Cross, é similar ao Renegade e ao C4 Cactus e melhor que o 2008 que é apertado nos ocupantes.

                                                    
Com o banco recuado, "roça", mas não aperta, embora deu a impressão de ter diminuído um pouco 

Com o banco na minha posição sobra um excelente espaço 

Agora vamos a segunda parte dos equipamentos de série ele traz: Retrovisor externo rebatível eletricamente, Luz de Cortesia no porta-malas, função Follow Me Home, os Vidros elétricos são um toque e tipo antiesgamento para todos, Estepe de uso temporário, saída USB para o espaço traseiro, Espelhamento de Smart Phone para Apple Car Play e Android Auto, desativação dos Air Bag do passageiro, IsoFix, Sistema Multiview da câmera da central multimídia, Retrovisor interno dia/noite, Monitoramento de pressão dos pneus, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros(obrigatórios por lei), Faróis de Neblina em Led  com a função cornering(que ajuda iluminar nas curvas), Botão ECO(para economizar), Eco Coaching, Acabamento interno em revestimento Premium Marrom Castanyera, Bancos de Couro, Trava central automática, Piloto Automático com check control, Chave cartão com sensor presencial e partida á distância no cartão, Aviso de cinto de segurança não afivelado, Auxilio de frenagem EBD(chamado de AFU na Renault), Seta repetidora laterais, Sensor de chuva/Crepuscular, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Protetor de cárter, Luz de Leitura, Faróis Full Led, inclusive estão escritos nele "Led Pure Vision", Indicador de marcha GSI e Para-choque com "Ski", vale lembrar que ele é o único dos rivais a ter partida á distância e como eu disse custa R$138.490, para ter os faróis Full no Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI você tem que adicionar junto sistema de ajuste de facho do farol, sistema de estacionamento Park Assist e sistema de som Beats(o Captur pode vir com som Bose) e aí o preço do T-Cross é de R$146.120 ficando R$8.000 mais caro que o Captur, o Chevrolet Tracker  Premier 1.2 12V tem esses equipamentos, tirando a partida a distância, mas como você vai ver, ele terá outros débitos. O Citroën C4 Cactus não tem Farol Full Led nem como opcional, o Honda HR-V até tem Faróis Full Led, mas não tem partida a distância, mas como você viu o preço é bem mais salgado que o Captur, o Hyundai Creta não tem Faróis Full Led nem como opcionais, o Jeep Renegade até tem faróis Full Led de série, mas você vai ver que ele tem débitos contra o Captur, o Nissan Kicks tem Faróis Full Led, mas tem outros débitos perante o Captur e o Peugeot 2008 Griffe não tem Faróis Full Led nem como opcionais. enfim o Captur já começa a justificar o investimento.

                                             
Maçanetas cromadas dão um toque de requinte ao Captur 

Vamos ver o porta-malas é de 437 litros, como não existem mais peruas populares no mercado brasileiro, os utilitários esportivo assumiram essa função de vez e agora vamos ver contra os rivais.

VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
HONDA HR-V: 393 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros 
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 2008: 355 litros 

E aqui temos o maior porta-malas da categoria, na verdade quase, ele só perde para o irmão Duster, mas esse não terá motor 1.3 16V TCe e aí caminho livre para o Captur assumir o maior porta-malas nessa faixa de preço, abrindo 5 litros sobre o Nissan Kicks que é o segundo colocado e aí começa a dívida de Tracker, Renegade, C4 Cactus ,2008  : O Porta-malas, desses quatro o melhor é o Tracker, mas ainda assim inferior ao Captur e vale lembrar que o HR-V Touring perdeu litros por causa do escapamento na versão Touring, vamos a média do segmento: 377.1 litros, o porta-malas do Captur é acima da média do segmento e dá e sobra para uma família. Lógico HR-V e T-Cross vão se recuperar depois, mas aí é outra situação. O modelo avaliado vinha com sistema de som Bose com dois alto falantes, dois twitters e pintura biton com a cor Bronze Sable com teto preto e aí o preço vai a R$143.690.

                                                 
O porta-malas é maior que os rivais com 437 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT X-Tronic só que para o novo motor recebeu alterações internas que o deixaram como um novo câmbio, importado do México, ele recebeu correias de menor largura, faixa de atuação de lock-up ampliada, óleo de baixa viscosidade para melhor consumo de combustível, bomba de óleo de dimensões reduzidas para menor peso e favorecer o consumo de combustível e válvula de controle hidráulico para melhor retomada e trocas mais precisas e agora simular oito marchas, contra seis dos 1.6 16V usado no modelo anterior e no Duster. O motor é o 1.3 16V TCe da família HR que na Renault atende pelo código H5HT, na Nissan atende pelo código HR13DDT e na Mercedes-Benz atende pelo código M282, o motor foi feito em parceria com a Mercedes-Benz, no caso a aliança Renault-Nissan desenvolveu o a junta do cabeçote para baixo e o cabeçote foi desenvolvido pela Mercedes-Benz, ele tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, graças a ela permitiu o adeus do reservatório de partida á frio e já adianto que não é só isso ele tem mais: o Turbo opera em 1.4 Bar(1.4KG aproximadamente) e válvulas wastegate é controlada eletronicamente, o cabeçote tem formato delta para melhorar centro de gravidade e auxiliando no controle térmico do motor, além disso o coletor é integrado ao cabeçote, o comando de válvulas que é variável tanto na admissão como no escape tem atuadores eletrônicos, as bronzinas receberam tratamento polímero-metálicas para redução de atritos no virabrequim e mancais, a injeção direta opera em 250 bars de pressão, os componentes móveis do cabeçote, pistões, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento superficial DLC(Diamond Light Carbon) para reduzir atritos e consumo de combustível , cilindros com BSC(Bora Spray Coating)  isso permite troca mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa da água reduzindo o atrito com os anéis e pistões, além de um controle melhor da pré-detonação e isso ajuda reduzir o consumo em 1% e essa tecnologia está presente no lendário superesportivo Nissan GT-R , Sonda Lamba proporcional que permite melhor controle da combustão assegurando melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida e ESM(Energy Smart Managent) e Start&Stop , o motor é importado da fábrica Valladolid, Espanha, mas o desenvolvimento para ser Flex ficou á cargo da Renault Brasileira(RTA Renault Technologies América) e com isso os resultados são ótimos: 27.5KGFM a 1600RPM e vai até 3750RPM e 162CV a 5500RPM e vai até 6000RPM com gasolina e com álcool mantém o torque e vai a 170CV nas mesmas rotações, esse motor está presente nos Mercedes-Benz A 200 Sedan, GLA 200 AMG-Line e GLB 200 só que tem uma diferença: o modelos da estrela de três pontas são á gasolina e geram 25.5KGFM e 163CV e eles tem sistema MDS que desliga metade dos cilindros, coisa que o Renault não tem. No Exterior é usado em Mégane IV, Talisman(sedã do porte do Fusion) e alguns modelos Nissan também. No caso dos Mercedes-Benz o motor é fabricado na Alemanha. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, dos rivais o único a ter suspensão independente tipo McPherson nos dois eixos é o Jeep Renegade e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, dos rivais os que tem freios á discos  na traseira são 2008, C4 Cactus, Jeep Renegade ,Honda HR-V e Volkswagen T-Cross, no caso o C4 Cactus apenas na versão Shine THP e o HR-V nas versões EXL e Touring.

                                                               
O novo motor 1.3 16V TCe gera 162CV com gasolina e 170CV com álcool 

Agora vamos ver contra os antecessores, aliás o novo motor permitiu o atrelamento a uma caixa moderna algo que o 2.nada 16V (2 litros, 2000 ou 2.0 como queira entender) não permitia.

1.6 16V da famíla HR: (H4M na Renault e HR16DE na Nissan)
Câmbio: CVT que simula seis marchas
Motor: Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai 120CV nas mesmas rotações

2.nada 16V da família F (F4R)
Câmbio: Automático de quatro marchas
Motor: Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão acionado por correia dentada
TORQUE: 20.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 20.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool nas mesmas rotações 

Vamos em comparação aos antecessores, contra o 1.6 16V que equipava os últimos Captur Bose, aliás no Captur 2022 segue apenas para vendas diretas e PCD e não mais para o público comum, o ganho foi de 11.3KGFM no torque nos dois combustíveis, só por curiosidade o ganho de torque chega a ser mais que o torque total do Sandero três cilindros só por curiosidade e na potência o ganho foi de 44CV com gasolina e 50CV com álcool, é uma senhora diferença e contra o F4R? o ganho foi de 7.3KGFM com gasolina e 6.6KGFM com álcool e na potência o ganho foi de 19CV com gasolina e 22CV com álcool, são ganhos excepcionais sem dúvidas nenhuma, além de maior ele chega mais cedo, afinal o torque do novo 1.3 TCe chega 2600RPM mais cedo que qualquer um dos dois motores anteriores. Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI:
Câmbio: Automático de seis marchas
Motor: EA 211 250 TSI 1.4 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 16V
Câmbio: Automático de seis marchas
Motor: Três cilindros 1.2 12V Turbo da família SGE(Small Global Engine),CSS Prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler.

CITRÖEN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP  E PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP 
Câmbio: Automático de seis marchas
Motor: THP 1.6 16V da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V 
Câmbio: CVT que simula sete marchas
Motor: Earth 1.5 16V Turbo da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V
Câmbio: Automático de seis marchas
Motor: 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V 
Câmbio: Automático de seis marchas
Motor: E-Torq 1.8 16V VIS com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V 
Câmbio: CVT X-Tronic com função D-Step(presente no Renault também, mas é oito, contra seis do Kicks, embora o Nissan não dá opção de trocar manualmente)
Motor: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis. 

Vale uma observação aqui: o único movido apenas a gasolina é o HR-V, no câmbio da escola CVT temos além do Captur, Kicks e HR-V, só que no Captur tem mais marchas simuladas. Nos motores ela entrou para escola de motores pequenos turbinados, aliás depois explicar a renovação externa, agora expliquei o turbo, o Captur teve uma renovação turbinada, dessa escola de motores turbo  fazem parte T-Cross, Tracker , HR-V, C4 Cactus e 2008 Griffe. Embora o Chevrolet seja o único três cilindros e injeção convencional, contra direta dos demais, temos um digamos de "cilindrada média" que é o Kicks, de "cilindrada média grande" que é o Renegade e o único de cilindrada grande aspirado é o Creta, agora vamos a ver a potência e torque desses modelos.

 VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI
POTÊNCIA: 150CV a 5500RPM nos dois combustíveis 
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis 
 
 CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO
POTÊNCIA: 132CV a 5500RPM com gasolina e 133CV com álcool nas mesmas rotações 
TORQUE: 19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool nas mesma rotações

 CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP E PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 173CV nas mesmas rotações
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis 

 HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM
TORQUE: 22.4KGFM a 1700RPM

 HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V
POTÊNCIA: 156CV a 6000RPM com gasolina e 166CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:19.1KGFM a 4750RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool

 JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V 
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

 NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis 

Agora é hora de ver contra os rivais tanto com gasolina como com álcool tem o maior torque da categoria supera em 2KGFM o segundo colocado que é o T-Cross, na potência com gasolina tem a terceira maior potência, só ficando atrás de HR-V e dos irmãos C4 Cactus e 2008. no caso dos agora hoje Stellantis ex-PSA o Captur fica atrás em 4CV e vence o quarto colocado que é o Creta por 6CV, detalhe o Creta é aspirado, vamos na observação que o HR-V só roda com gasolina e os irmãos C4 Cactus e 2008 com álcool chegam nos 173CV e acabam sendo o trio mais potente e o Captur fica na segunda colocação com apenas 3CV atrás e vence em 4CV o terceiro colocado que é o Creta, afinal quem diria heim? você deve estar perguntando se a Mercedes-Benz usava nos seus modelos de entrada desde 2019, por que o Captur demorou a ter? não era para ter em 2017? em 2017 não existia esse motor estreou na Europa em 2018 e lógico em marcas Premium se é Flex ou não tanto faz, surpreende a Honda não ter tornado Flex o 1.5 16V Turbo dela, então a Renault teria que flexibilizar o motor, algo que foi feito e aí está. antes vou deixar dois links. Agora você sabe o dédito de Kicks e Renegade: é o motor.



                                                       
Na lateral ele mantém o detalhe cromado na versão topo de linha que é bonito 

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de andar com ela, aliás tenho que agradecer pelo atendimento prestado pelo vendedor, recebi a carteira de volta afinal o tramites burocrático tinham terminado e fomos até um ponto onde ele queria mostrar o sistema de partida a distância, lógico que como não tínhamos uma trena para medir com precisão acabamos ficando um pouco longe, destrava e travava, mas o motor não ligava, até que desistimos e resolvemos ir mais á frente e aí... o motor é ligado! e aí entro no Captur, a posição de dirigir você se ajusta bem, só o lance da coluna de direção, você dirige outras marcas e esquece como é nos Renault e o vendedor me indicou onde é, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado e aí piso no freio e aperto botão da manopla de câmbio, aliás a manopla é similar a outros Renault com câmbio CVT de fácil manuseio, mas como eu já disse internamente é diferente e aí puxo o freio de mão, que nesse caso é um freio de mão convencional e aí vou entrar sair da concessionária e sigo em direção, o meu pé que em situações de Logan CVT e Duster CVT era tranquilo, tive que aliviar um pouco mais, por que o motor fabricado na terra do Fernando Alonso(Piloto espanhol da equipe  Alpine F1) já começou a responder e aí comentei "epa", vou me segurar, afinal o torque dele já está disponível a 1600RPM, a direção elétrica mostrou muita competência é bem leve nas manobras, facilitando a operação, eu nunca me incomodei com a direção eletro-hidráulica nos Renault(sim, a puramente hidráulica que era um pouca complicada, mas o Captur nunca teve a puramente hidráulica) e peço para o vendedor se posso deligar o modo Eco, ele disse "Pode" afinal queria ver como é, no rodar pensei que era a suspensão que tinha ficado mais dura, para se adequar ao motor mais potente, mas aí vi que era o pneu que entregava mais a situação dos asfalto, mas a suspensão continua voltada ao conforto, embora calibrada para o conforto, saindo do pátio da Globo Renault da Praia comprida entro na avenida do Bistek, em direção a avenida Acioni Souza Filho, mais conhecida como Beira Mar de São José-SC e aí o semáforo está fechado e aí paro para esperar e aí o Start&Stop entra em ação e de maneira sincera, tem a opção de desligar, mas eu não desligo e gosto disso, especialmente nos Renault onde sente isso, abre o sinal e o Sandero estava na minha frente e não sai e aí dou uma Buzinada para ele sair, aliás o novo volante é bem agradável ao toque, confesso que não bati foto, mas se você viu a matéria do Logan CVT e novo Duster vai ver que é o mesmo e aí o Sandero saí e aproveito para sair e dou seta para fazer a ultrapassagem, afinal o sinal dos carros que vinham estava parado e fiz um kickdown ele respondeu muito bem de maneira pronta(e bem pronta) até 60KM/H resolvi ficar aqui afinal era velocidade da via, ele responde de maneira muito rápida, de qualquer forma o CVT de ajusta muito bem a direção e se mantenho a 60KM/H, o semáfaro, estava amarelo e seguimos e lógico um carro resolve entrar e ele dá seta antes e aí tenho que usar os freios, mesmo sendo freio a tambor o Captur tem um freio muito bom, a Renault calibrou os freios muito bem e aí caio para 40KM/H, aliás lembram da Toro Turbo 270? que os freios pareciam não dar conta?(embora fosse sensação), no Captur não: os freios transmitem segurança, seria ainda melhor com os freios  á disco traseiros do Sandero R.S? seria, mas o custo seria alto e aí o vendedor me sugere entrar na faixa a esquerda que estava livre e resolvo fazer um kickdown e parece o espírito do Sandero R.S apareceu nele, brincadeiras á parte, ele respondeu de maneira pronta e muito rápida e de brinde um ronco bonito para um carro que não tem proposta esportiva, basicamente uma "patada" e gruda no banco  e lembra muito o Mercedes-Benz GLB, mas lógico tem um porém: No Renault é mais audível, até pelo acabamento , posição de mercado etc e o próprio CVT, embora entre os CVT essa do Captur é bem menos ruidosa e logo vi que estava 85KM/H(o Limite é de 60KM/H) e aí disse "Vou aliviar para evitar problemas", ou seja agora o Captur virou um utilitário esportivo ao pé da letra, afinal eu andei no Captur 2.nada 16V a resposta do 1.3 16V TCe são muito melhores, no Captur tinha um bom motor ainda que antigo, mas o câmbio de quatro marchas, lógico não me incomodou, mas lógico todo mundo sabe que seria melhor com um câmbio melhor, mas não tinha como atrelar um câmbio moderno ao F4R, o Captur 1.6 16V CVT eu não andei, mas posso comentar sobre o Duster 1.6 16V CVT acredito que seja parecido, lembra o "Suspense"? aquele "Hiato"?, aqui não tem: é direto e pronto e o desempenho é o mesmo nível de um Sandero R.S, agora sim o Captur pode encarar T-Cross 250 TSI em termos de motor de igual para igual, afinal o maior torque da categoria sempre respondeu prontamente, voltando ao test-drive diminuo velocidade e o vendedor me alerta a entrar na servidão Omar Beijamin Rosa e aí o limite da via é 40KM/H e aí vou seguindo, realmente o Captur tem uma força que vem de dentro do motor 1.3 16V TCe e paro semáforo e aí o Start&Stop entra em ação ajudando a economizar combustível e aí entro na presidente Kennedy, que é uma avenida movimentada e aí arrisco não dar Kickdown e vou seguindo normal, eis que tem uma outra, eu paro e o alerta de ponto cego me avisa e logo avisto uma Fiorino, espero ela passar e aí entro na outra faixa e vou seguindo até depois voltar a faixa da esquerda e vou seguindo, outro atrás de um Jumpy, afinal o movimento era relativamente tranquilo, mas tinha bastante carro(ok, não tanto como São Paulo por exemplo), aí tem as lombadas e o Captur se sai muito bem, afinal a altura livre do solo é maior que os rivais  e a Jumpy entra em direção a avenida Beira Mar e aí espaço livre dou mais um Kickdown e ele responde prontamente e de maneira muito rápida, mas eis que um Cronos dá seta e entra e aí eu freio, antes que acontece alguma coisa e o Captur freia muito bem, então tranquilo, vou seguindo, um Voyage quer entrar e peço para esperar e agora vou seguindo em velocidade normal, afinal a Presidente Kennedy vira Joaquim Vaz e vou seguindo e aí a suspensão do Captur, mostra que continua voltada ao conforto, muito macia, só o pneu que entrega um pouco, agora o motor responde bem em qualquer situação e não é a toa que a Mercedes-Benz usa esse motor em seus modelos de entrada, a direção elétrica é muito boa, a Renault entregou um bom conjunto com novo Captur TCe(aliás gostaria de ver esse motor no Sandero R.S, ou "Alpine") e aliás o Captur anda com o motorista quer, aliás o ronco só invade se você pisar, agora se andar normal ele é bem silencioso e inclusive a própria Renault melhorou o isolamento do Captur(a anterior tinha um bom se comparado ao irmão Duster da época, mas o Duster melhorou na nova geração) é claro os motores da família HR são suaves e o 1.3 Turbo não poderia fugir disso. Entro na avenida do Bistek de Mão Inglesa, para ir em direção a Globo Renault e depois entro no Pátio da Globo Renault, até penso em bater fotos em frente a Globo Renault, mas não dá por que tinha um Kwid, um Duster Novo(o que é normal) e aí chego na parte da Globo Nissan onde tinha o espaço e bato as fotos, mas a parte Nissan que eu escolhi é bem próxima a Globo Renault(que são uma do lado da outra) e também tem um Captur novo exposto e aí bato as fotos que vocês viram na matéria, galera vou contar algo pós-test drive fotos: cheguei a deixar minha carteira no carro, afinal dei bobeira, então é por que o carro agrada bastante, aliás foi outro vendedor que me alertou(o mesmo que havia me atendido em Sandero três cilindros, Captur antigo e Kwid), aliás a agradeço a ela pelo alerta e vou tomar cuidado, afinal ele devolveu para mim tudo certinho, mas o novo motor deixa o Captur empolgante em todos os sentidos.

                                                                        
O câmbio é o CVT que simula oito marchas, á frente os botões Eco e desligar o ESP e Start&Stop.


PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$138.490 não é mais barato, também não é o mais caro, está na média do segmento, afinal quem tem preço absurdo nessa categoria é o Honda HR-V Touring, talvez por estratégia da Honda, mas eu já dei detalhes sobre preços acima. O seu consumo urbano é de 7.5KM/L com álcool e 11.1KM/L com gasolina e o rodoviário é de 8.3KM/L com álcool e 12KM/L com gasolina, conquistou nota A no Inmetro, os números são do Inmetro, agora vamos ver contra os antecessores.

Captur 1.6 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.7KM/L

Captur 2.nada 16V Automática(AT4)
Consumo urbano com álcool: 6.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:8.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L 

Em comparação ao antigo 1.6 16V o novo 1.3 16V TCe foi 0.3KM/L mais econômico com álcool na cidade e 0.6KM/L mais econômico com gasolina, contra o 2.nada 16V(2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender) o novo 1.3 16V TCe foi 1.3KM/L mais econômico com álcool e 2.3KM/L mais econômico com gasolina e no rodoviário com álcool o novo 1.3 16V TCe foi 0.2KM/L mais econômico que o 1.6 16V e com gasolina a vantagem do novo 1.3 16V TCe foi de 0.3KM/L sobre o 1.6 16V e contra o 2.nada 16V a vantagem no consumo rodoviário foi de 1KM/L com álcool e de 1.2KM/L com gasolina, ou seja: o novo TCe 1.3 16V anda bem mais e bebe menos, graças as novas tecnologias como injeção direta por exemplo e lógico contra o 2.nada 16V além da própria injeção direta, o motor mais moderno permitiu o atrelamento do motor mais potente ao câmbio CVT ainda que esse teve alterações como você viu acima, agora vamos ver contra os rivais.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI

Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO 

Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.5KM/L

CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP 

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO 

Consumo urbano:11.4KM/L
Consumo rodoviário: 12.4KM/L

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V 

Consumo urbano com álcool:6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.4KM/L

JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V 

Consumo urbano com álcool:6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:10.9KM/L

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP 

Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L 

NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT

Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.6KM/L 

O HR-V só é abastecido com gasolina, então só quando está com gasolina nós contamos ele, com álcool o terceiro melhor consumo urbano junto com 2008, ficou 0.2KM/L dos segundos colocados que são o Volkswagen T-Cross e o Chevrolet Tracker que são turbinados, entre os turbinados ficou em segundo, afinal o aspirado Kicks leva vantagem, mas não tem o mesmo nível de desempenho, com gasolina ele tem o quarto melhor consumo urbano ficando atrás por apenas 0.1KM/L do Tracker, entre os turbinados obviamente o terceiro lugar, já que o segundo é do Kicks, mas o Kicks sempre teve o baixo peso como trunfo, algo que o Captur com motor 1.6 16V não pode ter, o ESM cobra um preço no consumo rodoviário, sim é econômico, mas ainda assim com álcool  foi o quinto melhor consumo ficando 0.6KM/L atrás do C4 Cactus e na frente por 0.1KM/L do Creta e ficou á frente do Jeep Renegade com vantagem de 1.4KM/L,mas entre os turbinados ficou no quarto lugar e no consumo rodoviário com gasolina e aí o HR-V entra de volta e ele foi o sexto melhor, ficando 0.4KM/L atrás do HR-V e 0.6KM/L á frente do Creta e entre os turbinados foi o quinto melhor colocado, já que o Kicks é aspirado e sem o mesmo nível de desempenho. 

E aí se tivesse R$138.500 você compraria? A Resposta é sim, afinal a Renault corrigiu pontos que eram criticados pela maioria dos clientes e por mim, o que pesa á favor: A Renault melhorou o acabamento, embora no Captur eu não visse problema, o problema foi o lançamento do novo Duster, mas aí é outra situação, o excelente motor 1.3 16V TCe que é usado pelas Mercedes-Benz de entrada, depois de dois anos brilhando nas estrelas de três pontas, era de hora bilhar no losango prateado fabricado no Brasil, demorou, mas veio e compensou a espera, o câmbio CVT conversa muito bem com o motor, o desempenho é excelente, ou seja agora não precisa escolher entre consumo e não ter desempenho ou ter desempenho e ter consumo alto como era antes e de brinde ter que usar uma transmissão automática de quatro marchas(eu não vi nada demais, mas outros reclamaram, afinal o motor meio que "salvava" em termos de desempenho), agora ele tem um transmissão muito melhor e um motor muito melhor e mais moderno que agora pode ter excelente desempenho com excelente consumo, principalmente o urbano, bom espaço interno, o maior porta-malas da categoria e ganhou melhorias sem segurança como alerta de ponto cego e até itens que não tem nos rivais como partida á distância, vista só nos utilitários esportivos médios para cima, lógico voltando ao motor: é o maior torque da categoria, agora o Captur tem fôlego de sobra. Carro perfeito? Não, lógico os freios foram muito bem até melhor que eu esperava de um carro com a potência e freio a tambor, mas muitos podem reclamar, eu particularmente não, agora os quatro air bags estão coerentes com a linha Renault brasileira, com exceção óbvia do Duster que tem apenas dois air bags, o que é complicado quando você tem Kwid e Sandero com quatro Air Bags, mas pelo preço cobrado poderia vir com seis, mas é específico das versão Iconic, nas outras versões é tranquilo a isso, apenas isso. Algumas coisas acredito que virão com o tempo, de qualquer forma a Renault atendeu as críticas e entregou um excelente conjunto. Foi uma renovação turbinada, teve mudanças leves no visual que ficaram boas e lógico o novo motor turbo para coroar essa mudança visual e de quebra o maior torque da categoria.

   Se achar R$138.500 demais, tem as outras versões todas equipadas com o motor 1.3 16V TCe e câmbio CVT que simula oito marchas, no caso o 1.6 16V segue para vendas diretas e PCd, quem não fazer questão desempenho na linha Renault terá o Duster como opção com esse motor para pessoas física. 

   A Intense custa R$129.490 perde os faróis Full, o interior Marrom, o alerta de ponto cego o sistema Multiwiew com quatro câmeras e partida a distância  e tem opcional dos bancos com revestimentos premium

    A Zen custa R$124.490 e perde o Follow Me Home dos faróis, o Ar Condicionado automático(é convencional), Sensor de Chuva, o Sensor Crepuscular e Led de Nelina em Led. Todas as versões vem com ESP, Controle de tração, Hill Holder, Quatro Air Bags, Chave Cartão e rodas aro 17 sendo o design diferente  cada uma das versões. A Pintura Biton é opcional em todas as versões.

   Ele está disponível nas cores: Branco Glacier que é a única cor de série, a Branco Glacier com teto Preto Nacré custa R$1.500 a mais, a Prata Etoile  custa R$1.700 a mais, a Bronze Sable com Teto Preto Nacré(a cor do modelo avaliado), a Cinza Cassiopé com Teto Prata Etoile, a Vermelho Fogo com Teto Preto Nacré e a Prata Etolie com Teto Preto Nacré, essas últimas custam R$3.200 a mais. 

  E a Renault entrega três benefícios a quem compra um Captur TCe, agora no caso o vendedor, aliás tenho que agradecer pelo atendimento, no caso ele já citou das três primeiras revisões grátis, mas não é só isso, tem supervalorização do seu usado na troca e também um terceiro benefício que você pode escolher: no caso um Patinete elétrico Renault, um Rack de Teto e Porta Bike ou mais dois anos de garantia, no caso a garantia estendida que vai de 3 a 5 anos. Só lembrando a Renault foi a primeira a ter motor turbo na Formula 1 em 1977 e no Brasil já tivemos o Fluence GT Turbo, mas esse era focado no desempenho apenas, ao contrário do Captur TCe que traz desempenho com efiência.

                                                               FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
CILINDRADA: 1332cm3
DIÂMETRO X CURSO: 72.2 x 81.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM-6000RPM com gasolina e com álcool vai a 170CV nas mesmas rotações 
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM-3750RPM
CÂMBIO: CVT XTronic, que simula 8 marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.38 metros,  Largura 1.81 metros, Altura 1.62 metros e entre -eixos: 2.67 metros
OFF ROAD: Ângulo de entrada 19 graus, altura livre do solo 21.2cm e ângulo de saída 30 graus
PESO: 1366KG
PESO/POTÊNCIA: 8.4KG/₢V com gasolina e 8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 49.7KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 437 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS,ESP,ASR(Controle de tração) e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS : Liga-leve aro 17, 215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, ESP, Controle de tração(ASR), Hill Holder, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Central Multimídia Easy Link de 8 polegadas com Multiwiew, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de ponto cego ,Partida a distãncia e Faróis Full Led.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Sistema de som Bose e Pintura biton
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM o que vier primeiro(tem a opção de estender por mais dois anos, provavelmente estende a quilometragem)
PREÇO: R$138.490 

AGRADECIMENTOS A GLOBO RENAULT DA PRAIA COMPRIDA E AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO! PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.














                                               






                                                

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