AVALIAÇÃO: PEUGEOT 3008 GT PACK 1.6 16V THP: DOMÍNIO TECNOLÓGICO

                                                


NOVO 3008 É RECHEADO DE TECNOLOGIA, MAS PAGA O PREÇO POR SER IMPORTADO DA FRANÇA 

Vocês sabem que a PSA e a marca Peugeot sempre publicavam releases e a antiga FCA também, mas se juntaram e virou Stellantis agora recebo notícias de todas as marcas do grupo Stellantis. Confesso que no lançamento do novo 3008 eu pensei em ir na Florence Peugeot, mas eu tinha o problema da renovação da carteira e não quis arriscar.

   Depois da carteira renovada, eu pensei em esperar para depois de Setembro, por que aí teria condições melhores, afinal os dias em final do mês são geralmente complicados e ainda de quebra tive que fazer um favor para mim mãe, com uma coisa que ela queria nas redondezas, mas infelizmente(ou felizmente no meu caso) a moça ligou dizendo que o que a mãe queria não tinha chegado(catálogo de Perfume) e aí como eu já passei pela Peugeot e vi o novo 3008 fui dar meia volta. 

    E na volta chego a Florence, pergunto a uma moça se posso ver o novo 3008, que estava exposto no loja e ela diz que sim, mas logo depois chega o vendedor que me prestou um excelente atendimento comentei sobre a plataforma, abertura elétrica do porta-malas e perguntei se podia fazer o test-drive, ele falou que podia agendar, então topei, mas eis que ele disse "Pode fazer hoje se quiser", então fui fazer o test-drive.

POR FORA: O 3008 já tinha um visual bonito, com o facelift ficou melhor ainda, é um dos casos em que o facelift fica bem, na dianteira ganhou na nova grade dianteira, aliás é o primeiro lançamento da Peugeot no Brasil, agora sob direção da Stellantis, novos faróis Full Led com o dentre de sabre, ou dente de leão fazendo o DRL, algo que já acontece no novo 208, na lateral não teve muitas mudanças a não ser a roda de liga-leve e na traseira agora tem as lanternas em led com as "garras do leão", ele mede 4.45 metros de comprimento,1.84 metros de largura, 1.62 metros de altura e 2.67 metros de entre -eixos, o modelo é feito na plataforma EMP2 que serve no Brasil ao Peugeot Expert e Citroën Jumpy, mas adaptada a veículos comerciais claro e já serviu também ao 5008, aos últimos C4 Picasso e Grand C4 Picasso. O modelo é fabricado em Sochaux,Doubs, França, para quem não sabe Doubs é um departamento(equivalente a estado no Brasil) da França.

                                                      
O Visual do novo 3008 é bonito, a traseira com as "garras do leão" se destaca 

Aqui outro ângulo da traseira 

Aqui uma vista da dianteira com os novos faróis Full Led e os dentes de sabre 

E agora vamos a comparações com os rivais e o leque é amplo.

TOYOTA RAV4 SX 2.5 16V HYBRID 

Comprimento: 4.60 metros    Largura: 1.85 metros     Altura:1.68 metros      Entre -eixos: 2.69 metros

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI

Comprimento:4.70 metros     Largura:1.86 metros   Altura: 1.66 metros    Entre -eixos: 2.79 metros 

AUDI Q3 BLACK 35TFSI 1.4 16V 

Comprimento: 4.48 metros   Largura: 1.85 metros  Altura: 1.62 metros    Entre-eixos: 2.68 metros 

BMW X1 

Comprimento:4.44 metros   Largura: 1.82 metros   Altura: 1.60 metros   Entre -eixos:2.67 metros 

FORD BRONCO SPORT  WILDTRACK ECOBOOST 2.NADA 16V  

Comprimento: 4.39 metros   Largura: 1.89 metros    Altura: 1.81 metros   Entre -eixos: 2.67 metros 

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO 

Comprimento: 4.90 metros   Largura: 1.85 metros   Altura: 1.69 metros   Entre -eixos:2.66 metros

JEEP COMPASS TRAILWAHK TD 350 4X4 2.NADA 16V TURBO DIESEL

Comprimento: 4.40 metros    Largura: 1.82 metros  Altura: 1.65 metros   Entre -eixos: 2.64 metros 

No comprimento é o quinto maior, ficando 3cm atrás do Q3 e 1cm á frente do BMW X1(ué está colocando X1 e Q3? sim, por que está bem próximo na faixa de preço), Tiguan é o único com sete lugares, o Compass é o único turbo diesel e Tiguan, CR-V, Bronco e Compass são os únicos com tração integral, na largura é o segundo mais estreito vencendo por 2cm apenas Compass e X1 e ficando por 1cm atrás Rav4, Q3 e  CR-V, na altura é o segundo mais baixo junto com o Q3 e ambos são 2cm á frente do X1 e 3cm atrás do Jeep Compass e no entre -eixos é o terceiro menor junto com o Bronco Sport e com o X1, ambos ficam 1cm á frente do Honda CR-V e 1cm atrás do Q3, deu para ver que as dimensões são parelhas as dos rivais.

                                             
Nova grade dianteira no 3008 

Cromado na lateral abaixo do capô.

O "Dente de sabre" inaugurado pelo novo 208 

Os Faróis Full Led 

Lanternas traseiras com "garra do leão" e com led 

A versão GT foi a avaliada.

POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado, tem a Tela de TFT de 12.3 polegadas, o painel que a Peugeot chama de i-Cockpit 2.0 e tem até o câmbio que parece manete de avião, ele é bem equipado de série, ele vem com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei, mas ele teria mesmo que a lei não obrigasse), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina,Alarme, Ar Condicionado automático bi-zone, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia de 10 polegadas, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Piloto automático inteligente com stop&go, Alerta de mudança de faixa e correção da faixa, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência chamado de Active System Brake, Leitor de sinalização de placas, Vision Park 1 com câmera traseira de 180 graus, Vision Park 2 com câmera traseira de 360 graus, Peugeot Park Assist que é o assistente de estacionamento, Alerta de ponto cego e assistência de farol alto é um modelo bem recheado e já adianto que tem segunda parte, agora vamos contras os rivais, o Rav4 tem tem todos esses itens e ainda o Air Bag de Joelhos, mas custa R$282.490 são R$13.000 a mais que o Peugeot, o Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI vem do México e aí fica mais barato, ele deve para o Peugeot alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa, Piloto automático com stop and go, Leitor de sinalização de placas, mas como vem do México é R$33.000 mais barato, mas devendo equipamentos, o Audi Q3 Black não tem Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, Alerta de mudança de faixa,Leitor de placa, Piloto automático inteligente com stop & go(ACC em outras marcas) e aí preço é de R$17.000 mais barato, o BMW X1 Sdrive 20i deve alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa com correção de faixa, frenagem de emergência, mas tem o Park Assistant, o sistema de estacionamento e custa apenas R$40 a menos, isso mesmo: R$40 e é menos equipado, o Ford Bronco Sport tem itens parelho ao 3008, como vem do México ele é beneficiado por isso e custa R$5.000 a menos que o 3008, mas o problema do Bronco é ele estar nas concessionárias e tem nove Air Bags, o Honda CR-V deve pouca coisa para o 3008 no caso leitor de placa, de resto ele tem os mesmo itens e aí custa R$5.000 a menos também e o Jeep Compass Trailhawk deve alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência com a frenagem de emergência, Piloto automático adpativo(ACC) e leitor de placas que são opcionais no modelo da Jeep, sem isso ele custa R$43.000 a menos, mas com esses itens o Jeep beneficiado pela produção nacional custa R$238.790 é 29.000 a menos. Dá para ver: se são mais equipados(ainda que pouca coisa) são mais caros, menos equipados são mais baratos, o único que foge dessa regra é o Bronco, mas como eu disse está fora das concessionárias, é difícil ver um lá.

                                                     
A Central Multimídia agora é de 10 polegadas 

Painel de tela de TFT de 12.3 polegadas 

No espaço interno o modelo também é destaque, na dianteira você consegue achar a posição muito bem, lógico os bancos são com regulagem elétricas, na traseira com o banco na minha posição sobrou um espaço gigantesco, com o banco recuado totalmente sobrou ainda uma "frestinha" para os meus joelhos, excelente espaço interno ele tem.

                                            
Com o banco na minha posição sobra um espaço gigantesco 

Com o banco recuado ainda sobra uma "frestinha" para os joelhos 

E a segunda parte da lista dos itens de série: Teto Solar Panorâmico, Rodas de liga-leve aro 19, Acesso com mãos livres(Hands Free), Porta-malas com Hands Free e abertura e fechamento totalmente elétricos, Bancos revestidos em Alcantara com massageadores elétricos, Regulagem elétrica dos bancos, Carregador de celular por indução(Wireless), Faróis Full LED, DRL por dentre de sabre, quadro de instrumentos com tela de TFT de 12.3 polegadas, ajuste automático do farol alto, Sensor de chuva/crecupuscular/ estacionamento dianteiro e traeiro, elemento externos em preto brilhante, som hi-fi focal e retrovisor interno sem moldura, Seletor de modo de condução: Normal, Sport e Eco e com uma lista dessas itens de série não precisa de opcionais, o Rav4 tem os bancos de couro no lugar de Alcantara e como você já viu custa mais caro, o Volkswagen Tiguan R-Line deve a Tela de TFT no painel que é chamada Active Info Display e o Teto Solar Panorâmico, esses dois são opcionais no Volkswagen e aí o Volkswagen custa R$24.000 a menos, o Audi Q3 Black deve abertura elétrica do porta-malas e como você viu a diferença de preço acima, o X1 as rodas de liga-leve são aro 18, mas traz o Teto Solar Panorâmico e abertura e fechamento do porta-malas elétrica e o preço eu já disse acima, o Ford Bronco Sport o Teto Solar não é panorâmico e deve abertura e fechamento do porta-malas Hands Free, aliás o Tiguan R-Line tem isso também e o Jeep Compass TrailHawk, as rodas de liga-leve são 17, e junto com opcionais de alerta de ponto cego e outros vem a abertura e fechamento do porta-malas Hands Free e o outro opcional é o Teto Solar Panorâmico e com isso o preço é de R$247.690 é R$20.000 a menos que o 3008, ok, na versão T270 é item de série, mas não é esse o caso. O Honda CR-V não tem a lista de equipamentos parelha e como eu disse é R$5.000 mais barato. Dá para ver que muitos rivais para se aproximarem do 3008 tem que vir com os opcionais, lógico o Compass é beneficiado pela produção local. Com tantos itens de série, não precisa ter opcionais e o modelo avaliado veio com o seu único opcional que é a cor Azul Vertigo que é muito bonita e o preço vai a R$271.880. Já o seu porta-malas também é excelente com 520 litros, agora vamos aos números dos rivais.

Rav4: 580 litros
Tiguan R-Line: 686 litros
Q3:530 litros
X1: 505 litros
Bronco Sport:482 litros
Jeep Compass: 410 litros.
CR-V: 522 litros 

Ele tem o quarto melhor porta-malas ficando 10 litros atrás do Audi Q3 e 15 litros á frente do BMW X1, a média do segmento é de 529.4(529 arrendondando) litros, é um pouco abaixo da média que é um pouco alta mas o 3008 ficou apenas 9 litros abaixo da média, mas mesmo assim é um porta-malas grande que dá e sobra para uma família tranquilamente, já que citamos o porta-malas tenho que comentar sobre a abertura elétrica, na hora que fui fazer fotos, eu abri pelo botão e aí a tampa foi indo sozinha e aí pedi para o vendedor, que aliás me atendeu muito bem, meus agradecimentos ao vendedor se podia fazer o pé em embaixo do para-choque e ele falou que estava ligado só que aí passei e acabou não dando certo "está embaixo da tampa" fui um pouco mais longe, só que minhas dimensões particulares não deixaram(1.74 metros de altura) e aí decidi apertar pelo botão mesmo para retornar, até brinquei que minhas dimensões não deixaram, realmente o 3008 tem um domínio tecnológico gigantesco.

                                                   
O seu porta-malas leva 520 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas. O motor é o Prince 1.6 16V THP  que foi um desenvolvimento da antiga PSA(Hoje Stellantis) com a BMW com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta é o mesmo do 2008 e do C4 Cactus e já esteve no 208 GT e no C4 Lounge da Citroën e no 308 e 408, mas no caso aqui é apenas movido á gasolina e com isso gera 24.5KGFM a 1400RPM e 165CV a 6000RPM. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson na dianteira e na traseira semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, os rivais tem suspensão traseira Multilink ou braços duplos triangulares no caso apenas do Rav4 e os freios seguem a mesma receita dos rivais, agora vamos ver que os rivais oferecem em termos de motor e câmbio.

TOYOTA RAV4 SX HYBRID 2.5 16V
CÂMBIO: CVT (com simulação de seis marchas)
MOTOR: 2.5 16V da família A25A da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e três motores elétricos, dois no motor e um nas rodas traseiras fazendo o papel de tracionar as rodas traseiras.

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.nada 16V

CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas
MOTOR: EA888 350 TSI 2.nada 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

AUDI Q3

CÂMBIO: Manual-automatizado S-Tronic de seis marchas
MOTOR: EA 211 35 TFSI 1.4 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e Flex.

BMW X1
CÂMBIO: Automático de oito marchas
MOTOR: 2.nada 16V Turbo da família B48 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e flex.

FORD BRONCO SPORT ECOBOOST 2.NADA 16V
CÂMBIO: Automático de oito marchas
MOTOR: Ecoboost 2.nada 16V da família Duratec com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO
CÂMBIO: CVT (que simula sete marchas)
MOTOR: Earth Dreams 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

JEEP COMPASS TRAILHAWK 2.NADA 16V TURBO DIESEL 4X4
CÂMBIO: Automático de nove marchas
MOTOR: Multijet II TD350 2.nada 16V Turbo Diesel com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail 


No câmbio as escolas são diversas: só o Peugeot tem seis marchas automática de conversor de torque, já os japoneses tem o CVT no caso do Toyota é obrigatório já que é híbrido, Volkswagen e Audi tem o manual de dupla embreagem ainda que com sete na Volkswagen e seis no Audi, já Bronco e X1 tem o automático de oito marchas e o Compass tem o automático de nove marchas. Nos motores só dois não são turbo e injeção direta como é o Peugeot, no caso do Rav4 que é híbrido e aspirado e o Compass é turbo, mas é diesel. agora vamos comparar os números.

TOYOTA RAV4
2.5 16V Á COMBUSTÃO:
TORQUE:22.5KGFM a 3600RPM
POTÊNCIA:178CV a 5750RPM

OS MOTORES ELÉTRICOS JUNTOS:
TORQUE:32.9KGFM
POTÊNCIA:173CV(54CV no traseira e 59.5KGFM nos dois dianteiros)

TOTAL:
27.9KGFM
222CV

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V 4MOTION 
TORQUE: 35.7KGFM a 1600RPM
POTÊNCIA: 220CV a 4300RPM

AUDI Q3 BLACK 35TFSI 1.4 16V FLEX
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA:150CV a 5000RPM nos dois combustíveis

BMW X1 Sdrive 20i
TORQUE: 28.5KGFM a 1250RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 192CV a 5000RPM nos dois combustíveis

FORD BRONCO SPORT ECOBOOST 2.NADA 16V 4X4
TORQUE: 38KGFM a 3000RPM
POTÊNCIA: 240CV a 5500RPM

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO 
TORQUE:24.5KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 190CV a 6000RPM

JEEP COMPASS TRAILHAWK 2.NADA 16V TURBO DIESEL 4X4
TORQUE: 35.7KGFM a 1750RPM
POTÊNCIA:170CV a 3750RPM 

Ok, ele tem o menor torque da turma junto com o CR-V, mas no Peugeot o desempate contra o Honda é por que chega 600RPM mais cedo e isso ajuda e ambos ficam 1KGFM atrás do Q3, mas ainda assim é um bom nível de torque num aspecto geral, como você verá andando com ele e na potência é o segundo menos potente só vence o Q3, mas por uma diferença de 15CV e ficou 5CV atrás do rival mais próximo que é o Compass Turbo Diesel, mas apesar de não ter os mais de 200CV que alguns dos seus rivais tem, ainda assim é uma boa potência no aspecto geral.

                                                 
O 1.6 16V THP gera 165CV 


ANDANDO COM ELE : Vale lembrar que tinha para test-drive uma branca e outra azul que era deles, segundo o vendedor e é esse o modelo que você viu nas fotos e aí entreguei a carteira e fui fazer o test-drive, mas como ele estava estacionado numa área complicada, o vendedor resolveu tirar o carro e deixar mais a mão, digamos assim, chegou a hora de entrar nele, vou me ajustar o banco é elétrico e acha a posição fácil e o volante tem dimensões pequenas e aí liga por um botão, ele tem partida a botão e aí o câmbio de manche, afinal eu tinha ido no 5008 em 2018, mas eu não lembrava como era e aí o vendedor me disse "aperta o botão do lado" e apertei é só mexer nele e a iluminação da letra vai até o D e aí ele falou para apertar o freio de mão elétrico, apertei o botão e saímos e o plano era sair pela Ivo Silveira, mas aí ele me alertou "está fechado" é melhor ir para o outro lado, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado pelo vendedor e aí vou pela Almirante Tamandaré, mas como era um horário diferente do que eu faço test-drive, tinha muito movimento e aí saindo da Florence, a suspensão se mostrou macia e absorve bem as irregularidade, mas aí espero um Citroën C4 Lounge passar e depois vem uma Fiorino e aí espero passar e entro na avenida Almirante Tamandaré, que é curta e estreita e lógico, a direção é bem leve em manobras e muito boa, os bancos de alcantara "vestem" bem o motorista e lógico ele tem recursos tecnológicos que ajudariam qualquer erro, mas o importante é sempre a peça entre o banco e o volante também, vou seguindo a 40KM/H e aí vou entrar na Álvaro Tolentino e espero um Punto passar e o Berlingo dá seta que vai virar e e aproveito a deixa do Berlingo e faço um Kickdown até 60KM/H e o 1.6 16V THP respondeu prontamente, pisou já responde, afinal todo o torque a 1400RPM entendeu por que o motor é bom, ok não tem os mais de 200CV de alguns rivais, mas ele vai bem em qualquer carro, seja o antigo 208 GT, seja 2008 ou até mesmo o 5008 que é mais pesado que os três e no 3008 vai muito bem também e lógico chegou a 60KM/H o vendedor me pediu para ficar na marginal, eu mesmo antes havia perguntado sobre o conta-giros e ele me mostrou "está aí" ele é totalmente diferente do novo 208 Griffe com a tela de TFT e fui seguindo e lógico o carro mostrou ter um isolamento acústico excelente, afinal sente o silencioso, só faz barulho quando o motor THP é solicitado, a suspensão absorve bem as irregularidades, só quando essa irregularidade é muito feia, mas acredito que nesse caso até um Rolls-Royce entregaria os pontos e aí vou a 60KM/H e aí sou obrigado a entrar em outra faixa para ter acesso Patrício Caldeira de Andrade e aí tenho que espera um carro e aí um Sonic vinha atrás de mim e para para me dar licensa para passar e aí eu entro e lógico a Patrício Caldeira estava movimentada, tive que esperar, esperei um pouco e aí entro na Patrício Caldeira achando que é 60KM/H e aí vejo as placas: 40KM/H, ops vou dar uma aliviada e fico nos 40KM/H e lógico o leitor de placa me alertando e aí vou entrar na rampa de acesso a Ivo Silveira dou mais um kickdown até 60KM/H e o motor piso já me respondeu, esclarecer: tudo bem que não é igual ao 208 GT antigo(que era manual) e o 2008 que são mais leves, mas ainda assim o 3008 tem boa resposta com esse motor e aí entro e lógico como está movimentado resolvo ficar atrás da Ranger e vou seguindo, subo a Avenida Ivo Silveira e lógico o conjunto do carro vai muito bem e aí vem o buraco que até um Rolls-Royce entregaria os pontos, mas na faixa do lado tinha carro, então acabei pegando ele, e aí o semáforo e estava verde e aí segui, mas eis que tinha obras e aí tinha um Kangoo que queria entrar pedi para esperar agradeci por ele esperar e aí entrei na outra faixa e depois segui o restinho da Ivo Silveira até a Florence Peugeot onde fui bater as fotos que você está vendo na matéria e só apertar a tecla P do câmbio e não precisa mexer, e vale lembrar que parar ligar o carro tem que pisar no freio.

                                                                
Logotipo GT embaixo do volante 

Câmbio parece manche de avião e com botão de partida ao lado 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$269.990, agora vamos ver contra os rivais, o Toyota Rav4 custa R$282.490 custa ainda mais caro que o 3008, sim, é híbrido, mas enfim é mais caro, o Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI 2.nada 16V 4Motion custa R$236.090,sim tem um motor mais potente é beneficiado por fim do México, mas não tem itens como alerta de frenagem e frenagem de emergência por exemplo e o Teto Solar Panorâmico é opcional, o Audi Q3 Black 35 TFSI 1.4 16V custa R$260.141, mas não tem alerta de ponto cego e alerta de frenagem de emergência, reservado ao RSQ3, o BMW X1 Sdrive20i GP custa R$269.950 é apenas R$40 mais barato que o 3008 e não tem alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência e frenagem de emergência, lembrando que o X1 é produzido ainda que em CKD em Araquari-SC, no Brasil, o Ford Bronco Sport Ecoboost 2.nada 16V custa R$264.690, ok, tem tração integral é beneficiado por ser produzido no México, mas não tem o sistema elétrico do porta-malas como é o 3008, o Honda CR-V Touring 1.5 16V Turbo custa R$269.900 é R$5.000 mais barato que o Peugeot e é bem equipado e o Jeep Compass Trailhawk 2.nada16V Turbo Diesel custa R$226.990 é o único modelo que é produzido no Brasil, mas se equipar a nível do 3008 ele vai custar mais, o custo é alto, digamos assim, mas o recheio de equipamentos, também é elevado. O seu consumo urbano é de 9.8KM/L na cidade e 12.1KM/L e lembrando que só roda com gasolina e agora vamos ver contra os rivais.

TOYOTA RAV4 SX 2.5 16V HYBRID 

Consumo urbano:14.3KM/L
Consumo rodoviário: 12.3KM/L 

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V 

Consumo urbano:8.3KM/L
Consumo rodoviário: 9.6KM/L

AUDI Q3 BLACK 35 TFSI 1.4 16V 

Consumo urbano:10.2KM/L
Consumo rodoviário:11.9KM/L 

BMW X1 Sdrive 20i GP

Consumo urbano:10KM/L
Consumo rodoviário: 12.1KM/L 

FORD BRONCO SPORT ECOBOOST 2.NADA 16V

Consumo urbano: 6KM/L
Consumo rodoviário: 10KM/L

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO 

Consumo urbano: 11KM/L
Consumo rodoviário: 12.3KM/L 

JEEP COMPASS TRAILHAWK TD350  2.NADA 16V TURBO DIESEL

Consumo urbano:10.3KM/L
Consumo rodoviário: 12.8KM/L 

Os números de consumo são bons, vale a observação que o Rav4 é híbrido e o Compass é a diesel no caso da versão aqui citada, ok é o terceiro menos econômico na cidade, ficando apenas 0.2KM/L atrás do X1 e vencendo por 1.5KM/L o Tiguan, ficando mais perto dos mais econômicos, na rodovia foi o terceiro mais econômico junto com o BMW X1, ficando 0.2KM/L atrás do Honda CR-V e do Toyota Rav4 e 0.2KM/L á frente do Q3 Black. O consumo rodoviário é excelente. 

   E se tivesse os R$270.000 na conta bancária, você compraria? A Resposta é sim, o que pesa a favor é o excelente espaço interno, o excelente porta-malas, o bom conjunto-mecânico, o excelente pacote de equipamentos de conforto e tecnologia , inclusive tem mais equipamentos até que Q3 e X1, o que chega a surpreender, visual bonito e que impõe respeito  o que pesa contra? a única coisa que pesa contra realmente é o preço, afinal ele acaba sendo mais caros que Tiguan e Bronco que são mais potentes, mas esses vem do México, o 3008 paga o preço por vir da França e ser afetado diretamente pelo imposto de 35% de importação e mais a cotação do Euro(R$6.13 na Sexta-feira), mas algo que também afeta o Rav4 por vir importado do Japão, o Q3 que vem da Alemanha e o CR-V que vem dos EUA, se a antiga PSA tivesse feito o mesmo digamos, esquema com a Nordex Uruguaia que monta em CKD o Furgão Expert e o irmão Jumpy com o 3008, ele poderia custar o preço de um Compass S T270 por exemplo, mas enfim, ao menos o modelo justifica o preço com os equipamentos.Caso queria uma opção mais barata tem a Griffe 1.6 16V THP que troca a Central Multimídia de 10 polegadas pela de 8 polegadas, perde o sistema de som hi-focal, os bancos passam a ser de Couro e sem massageador nos bancos e aí o preço é de R$244.990.

     E o modelo vem nas cores Preto Perla Nera(a cor que vem de série, digamos assim), Cinza Platinum, Azul Vertigo(a do modelo avaliado que é  bonita) e essas custam R$1.890, Vermelho Ultimate e Branco Nacré que custa R$2.790.

                                                           
Teto Panorâmico e um tom prateado na borda.

Logotipo GT também nos para-lamas 


                                                               FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, intercooler, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e  injeção direta á gasolina.
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 77 X 85.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 165CV a 6000RPM
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.45 metros, largura 1.84 metros, altura 1.62 metros e entre -eixos 2.67 metros
PESO: 1375KG
PESO/POTÊNCIA: 8.3KG/CV
PESO/TORQUE: 56.1KG/KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 520 litros, tanque de combustível 53 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS,EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19, 235/50/R19
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, ESP, Controle tração., Hill Holder, Central Multimídia de 10 polegadas, Direção elétrica, Coluna de direção regulável, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, Alerta de limite de velocidade,  Teto Solar Panorâmico, Piloto Automático inteligente, Alerta de mudança de faixa com correção da trajetória na faixa, Alerta de pedestres e ciclistas, Bancos Alcantara e porta-malas com abertura e fechamentos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Cores
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$269.990 


AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A FLORENCE PEUGEOT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E POR SUA CONFIANÇA NO PRODUTO 





                                                      
                                                

                                                       

  

            


 
















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