NIVUS GTS DIVERTE AO VOLANTE E É O MELHOR ESPORTIVO NACIONAL ABAIXO DE R$200.000
Se você viu a avaliação do Tera que vou deixar o link mais abaixo, você viu que naquele dia tinha o Tera o o Nivus GTS, depois que fiz as fotos do Tera, o Nivus GTS chegou de um cliente fazendo test-drive e fui a Futura pedir as chaves do Nivus GTS e sim, como você sabem Volkswagen é na Futura, o Gerson liberou as chaves e fui ver o esportivo e já adianto: sim ele é um esportivo de verdade como você vai ver adiante.
POR FORA: Lógico existem carros que são discretos por fora, mas andam bem mais que as outras versões, no caso o Virtus Exclusive, mas existem carros que não bastam andar, tem que se mostrar que são, no caso Nivus GTS óbviamente ele mostra e tem outros só mostram, mas o motor é o mesmo das outras versões...o que não é o caso do Nivus GTS, Por fora na dianteira ele ganhou novo para-choque que ganhou um spolier abaixo, e a própria grade é diferente com visual diferente, na grade superior por assim dizer, vem o logo GTS, nas laterais o logo GTS nas portas dianteiras e as rodas aro 18 opcionais dão o toque e na traseira temos um aerofólio maior que a Highline e logotipo GTS no lugar de onde está o nome do modelo, é inegável que o Nivus sempre foi um carro bonito, até por ser um suv-cupê de marca digamos, popular e lógico o facelift melhorou e essa versão melhorou melhor ainda, mas tudo isso seria nada sem alterações mecânicas que depois eu vou explicar.
O Para-choque e a grade são diferentes das outras versões.
Faróis em led com DRL integrados
Logotipo GTS na grade dianteira
Aerofólio maior na traseira e para-choque diferente na traseira também.
O modelo é feito em São Bernado do Campo-SP na plataforma MQB A0 a mesma que serve ao Polo, Virtus, T-Cross e agora ao recém-chegado Tera, ele mede 4.27 metros de comprimento, 1.76 metros de largura, 1.50 metros de altura e 2.57 metros de entre -eixos, bom muitos até podem lembrar do Pulse Abarth, mas o rival dele é o Fastback Abarth e a própria Fiat reconheceu isso ao anunciar o preço só depois do lançamento do Tera, então ele terá um "tete-a-tete" com o Fiat Fastback que mede 4.48 metros de comprimento, 1.78 metros de largura, 1.54 metros de altura e 2.54 metros de entre -eixos, o Nivus é 21cm menor, mas isso se deve a política de "soltar o Renegade" por assim dizer, aí o Fastback tem que assumir funções de Nivus e T-Cross por exemplo ao mesmo tempo dentro da linha Fiat, na largura apenas 2cm, mas o Fastback dá aquela "roubada", é 4cm mais baixo e lógico num carro esportivo aí a conversa muda e tem 3cm a mais no entre -eixos.
Rodas de liga-leve aro 18 são bonitas e interessantes
Logotipo GTS denuncia o motor 1.4 embaixo do capô.
POR DENTRO: No interior ele tem um acabamento bom, com detalhes bem interessantes, no caso constura vermelha no bancos, o painel tem iluminação vermelha, já a posição de dirigir é ainda mais baixa que o Nivus convencional, mas os bancos apoiam muito bem o motorista, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Alarme, Air Bag Duplo lateral/cortina, Ar Condicionado digital climatronic, Coluna de de direção regulável, Direção Eletrica, Hill Holder, Central Multimídia VW Play de 10.1 polegadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ACC(Piloto automático adaptativo), Alerta de frenagem com frenagem de emergência, Alerta de permanência de faixa com assistência em permanencia de faixa , Alerta de ponto cego com assistência de saída de vaga, e Sistema de frenagem pós-colisão
Central Multimídia VW Play de 10.1 polegadas
Painel em tela de TFT de 10.25 polegadas com instrumentação vermelha
Já vou adiantando que espaço interno e porta-malas em esportivos tem pouca importância, só será mostrado e não comparado, especialmente o último, enfim num esportivo que importa é desempenho e dinâmica, ok vamos aos equipamentos lógico que o Nivus GTS custa R$3.000 a mais que o Fastback Abarth que depois eu explico melhor sobre a mecânica dele, mas aqui o Fastback Abarth deve Air Bag de cortina, ACC, Alerta de ponto cego e assistente de manutenção na faixa, o Nivus é bem mais equipado e calma que tem o segundo round. Já no espaço interno, lógico que em relação ao Nivus convencional é mais apertado, por que o banco dianteiro ocupa mais espaço, lógico com o banco recuado, já com o banco na minha posição o espaço é bom e o seu porta-malas é de 415 litros ou 457 litros no método teórico com água , infelizmente acabei esquecendo de abrir o porta-malas e bater as fotos, mas vou usar a do Nivus Highline já que é o mesmo, no caso do porta-malas já o Fastback Abarth tem 516 litros e 600 litros no volume teórico com água. Já os outros itens de série são: Keyless, alerta com controle remoto, acabamento esportivo GTS, Seis Alto-Falantes, Antena no Teto, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Assistente de estacionamento Park Assist, Banco traseiro rebatível com encosto bi-plano, Bancos dianteiros esportivos, Câmera Multifuncional, Câmera de auxilio de ré, Carregador de celular por indução, Cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, Descanço de braço central com porta-objetos, Espelho retrovisor interno anti-ofuscante e automático, Espelhos externos com seta de direção integrada, Espelhos retrovisores pintados em preto Ninja, Faixa iluminada entre os faróis, Faróis de LED com luz de DRL integrada e função comming home e leaving home, Função ECO, Iluminação ambiente, Iluminação do porta-luvas, Indicador de pressão de pneus, Logotipo GTS, Lanterna traseira em LED, Limpador do vidros traseiro com temporizador, Luzes de leitura dianteira traseira, Manopla de câmbio em couro, Painel em tela de TFT de 10.25 polegadas, Palhetas do para-brisa com design aerodinâmico, Pedaleiras esportivas, Rodas de liga-leve aro 17 diamantada, Porta Objetos no encosto do banco dianteiro, Revestimento da porta e lateral com inserto em tecido e revestimento premium, Seletor de condução, Sensor de chuva e crepuscular, Sistema Kessy de chave presencial, quatro tapetes adicionais em carpete, Teto Pintador na cor preto Ninja, Tomada USB-C dianteira e traseira e volante mutifuncional com paddle shifts(as borboletas), bom o Fastback a tela TFT é 7 polegadas, mas tem rodas aro 18 de série que são opcionais no Nivus e aí o preço vai a R$177.040 e no caso do modelo avaliado na cor que vou citar mais abaixo vai a R$177.940 e vale lembrar que tirando algumas cores a Roda aro 18 é o único opcional desse modelo já que de série ele é bem completo. Sobre o espaço interno, ele é um ainda menor que o Nivus convencional culpa dos bancos maiores, mas é uma versão voltada ao motorista, lógico com o banco recuado aperta, já com o banco na minha posição o espaço é bom, mas como eu disse: é uma versão voltada ao motorista.
O Porta-malas é de 415 litros(ou 457 litros no teórico) e sim é o Nivus Highline aqui não muda.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas. O motor é o 250 TSI 1.4 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 25.5KGFM a 1500RPM e 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis. A sua suspensão utliliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados, mas receberam mais carga e nova calibração do ESP e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Bom no caso da suspensão o Fastback Abarth segue o mesmo esquema tático, mas com diferença do Limited Edition, assim como próprio Nivus GTS no Highline e no caso dos freios o Fastback tem freio a tambor na traseira, para um carro de 120CV ou 130CV tudo bem, mas 185CV? é complicado, embora colocaram um disco maior na dianteira . Agora sobre o motor o Nivus tem que ser comparado a versão Highline e ao próprio Fastback Abarth e no câmbio do Nivus Highline é o automático de seis marchas também.
O motor 1.4 16V TSI gera 150CV nos dois combustíveis
VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE:
Três cilindros, 200 TSI 1 litro, 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e arvore de balanceamento( no 1.4 quatro cilindros não precisa disso)
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações
FIAT FASTBACK ABARTH
Turbo 270 1 litro, 16V da família GSE(Global Small Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, Sistema Multiair III na admissão substituindo o comando de válvulas a avariação desse e dispensando o coletor.
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool.
Bom agora a diferença em relação ao Nivus convencional é grande: 5.1KGFM em qualquer combustíveis e 34CV de diferença com gasolina e 22CV com álcool, de fato o Nivus GTS é um esportivo de verdade, não é apenas decoração, ok, tá bom o Fastback Abarth tem 2KGFM a mais e 30CV a mais com gasolina e 35CV com álcool, mas tudo mundo sabe que o motor da Fiat está operando no limite, acima disso é complicado para ele e que também outra coisa: é o mesmo motor do Limited Edition e aí perde a graça na minha visão, tudo bem justiça seja feita: no caso do Pulse Abarth aí sim o motor é diferente de outras versões do modelo algo da mesma forma que ocorre com o Nivus GTS: ou seja um motor diferente do resto da linha.
ANDANDO COM ELE: Depois das fotos do Tera, fui pegar a chave do Nivus GTS fui sair com ele, lógico entrei no carro, fui na central multimídia para mexer no Botão Sport, lógico antes pisei no freio e apertei no botão para ligar, confesso que estava "cadê a onde mexe no botão" acabei em carro e vi opção de desligar ESP, etc... lógico não ia fazer isso, enfim olhei e vi a bandeira do modo sport acionada, então está certo, lógico que o Gerson ia colocar o Tera onde eu tinha tirado o Nivus GTS, sai da Futura Volkswagen, como você sabem Volkswagen é na futura e lógico já saindo meio de leve no acelerador já dava para sentir no ouvido o Sondacktor, que muita gente diz que é "autofalante" que na verdade é uma membrana que reverbera o som do motor para o interior da cabine, lógico sai normal e sai pelo outro portão da Futura que dá acesso a João Cruz e Silva que é via de mão única e que dá acesso a Santos Saraiva, entrei ela e fui seguindo o transito normal, aliás é o primeiro Nivus quatro cilindros só por curiosidade( o 1.6 16V aspirado só foi exportado para o Chile e Peru apenas), voltando aqui ao GTS 1.4 Turbo, lógico que foi díficil segurar, mas segurei, enfim chegou a hora do semáfaro, mas ele estava verde aproveitei para entrar na Avenida Eurico Gaspar Dutra e agora com a minha faixa vazia aproveito para fazer um kickdown e o vrrrrrrooom" se faz presente e empolga e quando vi o velocímetro "¨78KM/H" epa! vou dar uma aliviada, até os 60KM/H confesso que tive dar um leve freada, ou seja é um utilitário esportivo na letra! e sim ele honra a silga GTS, tudo bem que no tempo de Passat Pointer e Gol GTS os suvs derivados de carros de passeio não existiam, mas é inegável que o Nivus GTS honra a sigla, respondem muito bem! caiu bem no Nivus. Lógico já a suspensão se mostrou um carro duro, mas no caso aqui vale uma ressalva: é um carro esportivo e tem que ser e as rodas são aro 18, aí entregam, mas os esportivos clássicos da marca alemã também eram assim, fui seguindo a 60KM/H no ritmo normal, lógico o ronco de dentro é bonito e deixa você ouvir e embalar, lógico que a vontade de acelerar acaba indo, mas tem horas que tem que segurar e entramos na Ivo Silveira e depois entramos na faixa da Juscelino Kubsztchek, já adianto que é um carro bem diferente do Nivus convencional por assim dizer, fui seguindo normal e aí tem um Dobló que resolve parar um pouco no meio que vinha da Marcelo Simas, alivio um pouco e lógico depois que passo o Dobló faço um kickdown até 60KM/H e o carro se mostra na mão na curva, além é claro de retribuir com um belo ronco e um sorriso de orelha a orelha, lógico que tem a brincadeira do "utilitário esportivo ao pé da letra", mas aqui é um nivel acima, como eu disse: Na letra, entrei na Rua Juscelino Kubitzchek e aqui eu fui mais devagar, lógico que a 50KM/H, 60KM/H, por que já tinha experimentado e fui seguindo normal, entrei na Líbia Cruz que dá acesso a Santos Saraiva, lógico que é uma avenida movimentada, tive que esperar um bom tempo para entrar e entrei nas Santos Saraiva e fui seguindo até a Futura Volkswagen, a onde eu fiz as fotos, só esqueci do câmbio, mas enfim vou usar a foto oficial da Volkswagen nessa e lógico Volkswagen é na Futura.
O câmbio é o automático de seis marchas e tem borda vermelha
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$174.990, sim ele é R$3.000 mais caro que o Fastback, mas é muito mais equipado, no consumo urbano o Nivus GTS faz 8.1KM/L contra 7.2KM/L do Fastback Abarth com álcool, já com gasolina e 11.6KM/L contra 10.3KM/L do rival, na rodovia com álcool foi 9.9KM/L com álcool contra 9.3KM/L do rival e 14.2KM/L com gasolina contra 13.1KM/L do rival, é em média 1.1KM/L ou 0.9KM/L mais econômico, tudo bem que você pode alegar que não tem muita importância em esportivos, mas considerando os tempos que nós estamos vivendo..., acaba tendo importância, ainda que um pouco menor do que um carro convencional, mas mais do que tempos normais por assim dizer. E e ai se tivesse R$175.000 você compraria? A resposta é sim: primeiro para mim ele é o melhor esportivo abaixo de R$200.000, tem um bom acerto dinâmico, bom freio, um excelente conjunto mecânico, lógico que a Volkswagen poderia tirar mais do 1.4 sem dúvida? e lembre-se: o Nivus GTS vai assumir o posto de esportivo de entrada da marca alemã, o excelente desempenho proporcionado pelo conjunto, motor diferente das outras versões, o visual bonito e lógico aqui temos aperência e esportivo, lógico que impacto seria maior se fosse lançada ainda na primeira versão do Nivus, mas mesmo assim não desmerece o carro, lógico que você pode pensar em Pulse Abarth ou Virtus Exclusive ou até mesmo o Fastback Abarth, sobre o Pulse Abarth ok, ao menos tem motor diferente das outras versões, mas não acredito que tenha o acerto bom do Nivus, o Fastback Abarth tem o mesmo motor da Limited Edition aí não vale para mim e já o Virtus Exclusive é um sleeper(anda mais do que aparenta), acredito que publico de sedãs é um pouco mais conservador nessas coisas, mas se tiver desempenho melhor que outras versões tudo certo, um bom pacote de equipamentos. Olha sinceramente não vi grandes críticas, talvez a roda aro 18 poderia ser de série pelo preço, mas tem um porém: é questão de tempo de ela virar, temos dois exemplos disso: o próprio Polo GTS da Volkswagen que tinha roda aro 17 de série no início e depois opcionais e com o tempo aro 18 virou de série e o Sandero R.S que no lançamento a roda aro 16 era de série e a 17 era opcional e depois essa passou a ser de série, para mim apenas isso e mais nada e sim ele é um GTS legítimo. Normalmente eu deixo as outras versões aqui, mas agora só vou deixar o preço aqui das outras versões, só a Sense que não estava que vou citar os equipamentos
Sense 1 litro 12V TSI : R$119.990 traz Ar Condicionado convencional e Rodas de liga-leve aro 16.
Comfortline 1 litro 12V TSI: R$143.990
Highline 1 litro 12V TSI:R$160.790
E o GTS está disponível nas cores: Preto Ninja(cor de série), Branco Cristal com Teto Preto Ninja(a cor do modelo avaliado) e aí acrescenta R$900 a mais e as metálicas Azul Titan, Cinza Moonstone e Vermelho Sunset todas com teto prejo Ninja que acrescenta R$1.750 ao preço do modelo.
Logotipo GTS no volante e costuras vermelhas.
Logotipo GTS na lateral indica também o motor 250 TSI 1.4 16V.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 1395cm3
DIÂMETRO X CURSO: 75.5mm x 80mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3800RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo-cupê, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.27 metros, largura 1.76 metros, altura 1.50 metros e entre - eixos 2.57 metros
PESO: 1266KG
PESO/POTÊNCIA: 8.4KG/CV
PESO/TORQUE: 49.6KG/KGFM
VOLUMES: Porta-malas 415 litros e tanque de combustível 49 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/55/R17, opcionais Liga-leve aro 18, 215/45/R18(essas que estavam no modelo avaliado).
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cramalheira
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital climatronic, Coluna de direção regulável, Central Multimídia VW Play de 10.1 polegadas, Direção Elétrica, Hill Holder, Vidros/travas/Espelhos elétricos, Painel em tela de TFT de 10.25 polegadas, ACC, Alerta de frenagem com frenagem de emergência, alerta de permanência em faixa com assistência de permanência em faixa, alerta de ponto cego com assitência de saída de vaga, Rodas de liga-leve aro 17.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas rodas de liga-leve aro 18.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$174.990
AGRADECIMENTOS AO GERSON E A FUTURA VOLKSWAGEN PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.
Caso ficou interessado falar com o Gérson que é o vendedor que me atendeu(caso ele esteja em atendimento outro vendedor irá atender lhe atender muito bem).
(48) 98452 6419
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