A DÉCADA DE 2010 ATÉ HOJE DA VOLSKWAGEN DO BRASIL
Como ficou muito pesado, o Artigo decidi fazer a segunda parte, já vou deixar o link aqui, mas vamos colocar as décadas que faltam.
DÉCADA DE 2010
A chegada do Up, atualização do Golf, do Virtus, T-Cross, os motores turbo, a perda de liderança do Gol nessa década, nos caminhões a chegada dos motores Man, da Amarok e lógico o adeus de Kombi e Parati nessa década.
KOMBI
A Kombi entrou na década com o motor EA 111 1.4 de 78CV com gasolina e 80CV com álcool, mas uma sombra pairava sobre ele: a lei do Air Bag duplo e do ABS obrigatório e seguiu sem alterações até Agosto de 2013 quando a Last Edition foi anunciada no início 600 unidades e depois viraram 1200, com pintura saia-e-blusa alusão aos 56 anos de produção e o motor sempre o 1.4 assim como o câmbio manual de quatro marchas.
A Last Edition marcava o final da Kombi e o motor era o mesmo 1.4 de 78CV com gasolina e 80CV com álcool das versões normais.
Ela tinha sobrevivido aos importados, ao catalizador, chegou a ter injeção eletrônica e também sobreviveu a lei antipoluentes de 2006 ganhando o 1.4 refrigerado a água, mas não sobreviveria a lei do Air Bag Duplo e ABS e dava adeus.
GOL
O Gol entrou na década em duas carrocerias: no caso a Geração IV, chamada apenas G4 que era um facelift da Bolinha e o motor EA 111 1 litro de 68CV com gasolina e 71CV com álcool e o modelo chamado de G5 que era na realidade a terceira geração feito na plataforma PQ24 com duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado i-Motion ASG ambos de cinco marchas e duas opções de motores: EA 111 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e nas versões Básica, Trend e Power, sendo a Básica 1 litro, a Trend 1 litro e 1.6 e a Power apenas 1.6. Em Maio de 2010 chegava a linha 2011 do GIV chamada de Ecomotion com alterações para consumir menos e até amoleceram a suspensão para isso e o motor era o mesmo e em Outubro de 2010 a linha 2011 da geração mais atual estreava a versão Rallye com suspensão elevada e o motor EA 111 1.6 das outras versões.
A versão Rallye chegava ao mercado com motor 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool.
Em Outubro de 2011 na linha 2012 sem alterações. Em Julho de 2012 na linha 2013 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, ele estava disponível nas versões Básica, BlueMotion, Trend e Power, duas opções de câmbio: manual e manual-automatizada e duas opções de motores: 1 litro e 1.6 já conhecidos e no caso a 1 litro apenas na básica e na BlueMotion, a Trend vinha com as duas e a Power com a 1.6.
Nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, nos motores continuava o 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool
Em Novembro de 2012 a linha 2013 era completada com a versão duas portas, com portas da Saveiro e nos motores 1 litro e 1.6 e estava disponível na Básica e na Trend e para o GIV sem alterações.
O Gol ganhava a carroceria duas portas e o mesmo motor 1 litro e 1.6 do quatro portas.
Em Maio de 2013 como linha 2014 chegavam as versões com suspensão elevada: Track com motor 1 litro e a Rallye com motor 1.6.
A Rallye retornava com novo visual e o motor 1.6, além da Track mais discreta com suspensão elevada e motor 1 litro e no ano seguinte ele trocava o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool pelo 1.6 16V MSI da família EA 211 de 110CV com gasolina e 120CV com álcool
Em Outubro de 2013 o Gol GIV dava adeus ao mercado, em Março de 2014 o Rallye troca o motor 1.6 pelo 1.6 16V MSI da família EA 211 que gerava 110CV com gasolina e 120CV com álcool e já era a linha 2015 para o Gol e nesse ano ele perdia a liderança para o Fiat Palio e no ano seguinte para o Chevrolet Onix e depois para a picape Fiat Strada. Em Outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e em Fevereiro de 2016 antecipando a linha 2017 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques, nos motores o EA 111 1 litro dava lugar ao três cilindros EA 211 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool, o EA 111 1.6 era mantido e as versões agora eram: Basica, Trendline e Highline, sendo a Básica 1 litro, a Trendline com os dois motores e a Highline com o 1.6 e além do manual de cinco marchas ele tinha a opção do i-Motion e a carroceria duas portas dá adeus.
O Gol recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas e o motor três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool.
Em Outubro de 2016 na linha 2017 chegava a Track com suspensão elevada, dianteira da Saveiro e motor três cilindros 1 litro 12V, a Rallye não retornava mais. Em Outubro de 2017 na linha 2018 sem alterações. Em Maio de 2018 a linha 2019 estreava com a dianteira da Saveiro do antigo Track, apenas com duas opções de motor: três cilindros EA 211 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool e o EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool ambos atrelado ao câmbio manual de cinco marchas.
O Gol recebia a dianteira da Saveiro, os motores eram o 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool e mais tarde vai a 84CV com álcool, o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e mais tarde junto com o automático de seis marchas o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool retornava ao modelo
Em Outubro de 2018 a linha é completada com a opção do câmbio automático de seis marchas atrelada ao motor EA 211 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool. Em Outubro de 2019 na linha 2020 o três cilindros EA 211 passava a gerar 75CV com gasolina e 84CV com álcool.
PARATI
A Parati entrou na década sendo alvo de especulação de uma próxima geração, ela entrou na década com motor AP 1600 de 101CV com gasolina e 103CV com álcool e câmbio manual de cinco marchas, mas era só especulação: seguiu sem alterações até Outubro de 2012 quando deu adeus depois 30 anos de mercado brasileiro.
SAVEIRO
A Saveiro entrou na década já na plataforma PQ24, com motor transversal, câmbio manual de cinco marchas e o motor EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool, agora ela tinha opção de cabine simples e estendida e as versões de acabamento: Básica, Trend e Trooper. Em Março de 2010 ela ganhava a versão Cross com suspensão elevada, pneus de uso misto e o motor 1.6.
A Saveiro Cross chegava ao mercado com o motor 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool
Em Outubro de 2010 na linha 2011 sem mudanças e seguiu sem alterações até Abril de 2013 na linha 2014 quando ganhou novos para-choques, faróis, grade dianteira e pequenas mudanças na lanterna traseira, o motor sempre era o 1.6 e o câmbio sempre manual de cinco marchas.
A Saveiro ganhou nova grade dianteira e faróis e o motor era o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool, no ano seguinte a Cross recebia o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool
Em Março de 2014 a linha 2015 da Saveiro é inaugurada com a versão Cross que recebeu o motor EA 211 MSI 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool, já as outras versões continuavam com o 1.6 EA 111 e em Agosto de 2014 era vez da Saveiro ganhar a opção de cabine dupla duas portas com cinco lugares com Cabine Dupla nas versões que tinha disponível na época: Trendline, Highline e Cross.
A Saveiro ganhava a opção da cabine dupla com duas portas e cinco lugares e os motores eram o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool
Em Outubro de 2015 na linha 2016 sem alterações e em Março de 2016 a Saveiro ganhava nova grade dianteira, inspirada na Amarok, ela vinha nas versões Robust, Trendline, Highline e Cross e duas opções de motores: o EA 111 1.6 já bem conhecido e o EA 211 1.6 16V exclusivo da Cross, a versão Robust vinha com cabine simples e dupla, a Trendline com cabine estendida, a Highline com cabine dupla e a Cross com cabine estendida e dupla.
A Saveiro ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e novas lanternas e os motores eram o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e exclusivo da Cross o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool.
Em Julho de 2017 na linha 2018 chegou a Pepper com base na Trendline e o mesmo motor 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e apenas cabine estendida. Em Outubro de 2019 apenas a versão Pepper mantinha a cabine estendida e era linha 2021.
GOLF
O Golf entrou na década com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial de seis marchas, duas opções de motores: EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o EA 113 2 litros de 116CV com gasolina e 120CV com álcool, esse último podia vir com câmbio automático e nas versões de acabamento: Básica, Sportline(essas duas com o 1.6), Comfortline e GT(essas com o 2 litros) e seguiu sem alterações até Outubro de 2011 na linha 2012 quando a Sportline ganhou a opção do 2 litros. Em Agosto de 2013 na linha 2014 para abrir espaço ao Golf alemão da época, a GT deu adeus e em Março de 2014 diante das boas vendas do Golf alemão ele dá adeus, mas em Outubro daquele ano chegava o Golf importado do México na plataforma MQB, nas versões Highline e GTI, três opções de câmbio: manual de seis marchas, manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, nos motores era o EA 211 1.4 16V TSI com turbo e injeção direta de 140CV e o EA 888 2 litros 16V TSI de 220CV, o 1.4 podia vir com câmbio manual e manual-automatizado de dupla embreagem de sete marchas, já o de seis marchas era o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
Aqui a foto do Golf alemão, mas vamos usar para simbolizar o modelo mexicano, o motor era o 1.4 16V TSI de 140CV
O GTI chegava ao mercado com motor 2 litros 16V TSI de 220CV
Em Outubro de 2015 a linha 2016 atrasa, afinal era para inaugurar o modelo fabricado no Brasil, mas em Fevereiro de 2016 chegava o modelo fabricado no Brasil em São José dos Pinhais-PR na plataforma MQB, ele vinha nas versões Comfortline, Highline e GTI, quatro opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas, automático de seis marchas e o manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas, já nos motores a Comfortline vinha com o 1.6 16V MSI da família EA 211 com 110CV com gasolina e 120CV com álcool, a Highline vinha com o 1.4 16V TSI agora Flex e feito em São Carlos-SP com 150CV nos dois combustíveis e para o GTI era mantindo o EA 888 2 litros 16V TSI de 220CV.
O Golf passava a ser feito no Brasil com motor 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e 1.4 16V TSI de 150CV nos dois combustíveis, mais tarde o 1 litro 12V TSI de 116CV com gasolina e 128CV com álcool.
O GTI mantinha o motor 2 litros 16V TSI de 220CV
Em agosto de 2016 como linha 2017 chegava como opção ao Comfortline, o motor três cilindros 1 litro 12V TSI que gerava 116CV com gasolina e 128CV com álcool. Em Agosto de 2017 na linha 2018 o motor 1.6 16V MSI dava adeus ao Golf. Em Junho de 2018 como linha 2019 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e novos para-choques, além de novo layout interno das lanternas, o câmbio manual dava adeus, o motor três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 era atrelado ao câmbio automático de seis marchas, o 250 TSI 1.4 16V era mantido, mas era renomeado e o 350 TSI 2 litros 16V da família EA888 do GTI passava a 230CV.
O Golf GTI recebia alterações no motor 2 litros 16V TSI para gerar 230CV
A versão Highline mantinha o 1.4 16V renomerado 250 TSI 1.4 16V com 150CV nos dois combustíveis e o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 116CV com gasolina e 120CV com álcool se atrela ao câmbio automático.
Em Outubro de 2018 ele deixa de ser produzido em São José dos Pinhais-PR, mas os estoques vão até março de 2019 nas versões "cívis" só ficando a GTI e em Outubro de 2019 é vez da GTI dar adeus e com isso o Golf de produção nacional dá adeus, mais uma vez.
NEW BEETLE
O New Beetle entra na década com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas, mas o motor era o EA 113 2 litros de 116CV com gasolina e 120CV com álcool. Em Outubro de 2010 não é mais importado, mas os estoques ficam até Outubro de 2011 quando ele dá o adeus de vez.
BORA
O Bora entra na década com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas e motor EA 113 2 litros de 116CV com gasolina e 120CV com álcool, mas ele dura pouco em Outubro de 2010 ele deixa de ser importado e em Abril de 2011 é substituído pelo Jetta de nova geração.
POLO
O Polo ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques dianteiros, nos motores continuava o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o 2 litros de 116CV com gasolina e 120CV com álcool era disponível para a Sportline, a 1.6 estava em todas incluindo a Sportline.
E ele seguiu sem alterações até Outubro de 2014 quando ele deu adeus, mas seria um até breve e retornaria na plataforma MQB feito em São Bernardo do Campo-SP em Setembro de 2017 como linha 2018, ele vinhas nas versões Básica, MSI, Comfortline e Highline, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas, três opções de motor, a primeira era o três cilindros 1 litro 12V da família EA 211 que gerava 75CV com gasolina e 84CV com álcool, a segunda opção era o MSI 1.6 16V da família EA 211 com 110CV com gasolina e 117CV com álcool essas com câmbio manual e para a Comfortiline e a Highline a três cilindros 200 TSI 1 litro 12V também da família EA 211 com turbo e injeção direta que gerava 116CV com gasolina e 128CV com álcool.
O Polo chegava na plataforma MQB e nos motores três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool, o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 116CV com gasolina e 128CV com álcool
Em Agosto de 2018 como linha 2019 o 1.6 16V MSI recebia o câmbio automático de seis marchas como opção. Em Outubro de 2019 na linha 2020 sem alterações, mas já no início da década seguinte ele chegaria acelerando...
POLO SEDAN
O Polo Sedan entrava na década com duas versões de acabamento: Básica e Comfortline, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado ASG i-Motion ambos de cinco marchas e duas opções de motores: EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o EA 113 2 litros de 116CV com gasolina e 120CV com álcool e o manual-automatizado só poderia vir atrelado ao 1.6. Em Outubro de 2010 na linha 2011 nada muda. Em Outubro de 2011 na linha 2012 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e os motores continuavam o 1.6 e o 2 litros.
O Polo ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e nos motores continuava o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o 2 litros de 116CV com gasolina e 120CV com álcool
E seguiu sem alterações até Outubro de 2014 quando deu adeus, afinal na época o Voyage tinha vendas boas e acima existia o Jetta, o seu lugar só seria ocupado pelo Virtus em 2018(já vamos falar nele).
FOX/CROSSFOX
O Fox/CrossFox entravam na década com novo visual, no caso do Fox três opções de acabamento: Básica, Trend e Prime, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado ambos de cinco marchas e duas opções de motores: EA 111 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool, o motor maior podia vir com o câmbio manual-automatizado e esse motor maior era único no CrossFox que também podia vir com o câmbio manual-automatizado. Em Outubro de 2010 na linha 2011 nada muda. Em Outubro de 2011 na linha 2012 também sem alterações e em Março de 2012 estreava um leve facelift no CrossFox e a versão Bluemotion voltada a economia de combustível com motor 1.6. Em Julho de 2013 na linha 2014 o Bluemotion marcava a estreia do três cilindros 1 litro 12V da família EA 211 com 75CV com gasolina e 82CV com álcool.
O Fox Bluemotion estreia com motor 1.6 e mais tarde recebe o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool.
Em Agosto de 2014 na linha 2015 ele recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas inspiradas no Golf, ele vem nas versões: Trendline, Comfortline e Highline, três opções de motores, no caso o EA 111 1 litro dá lugar ao três cilindros EA 211 1 litro 12V do BlueMotion para as versões Trendline e Comfortline, o EA 111 1.6 é mantido para as versões Trendline e Comfortline e a Highline recebe o MSI com "I" vermelho era o EA 211 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool, no caso do câmbio também são três opções: manual ou manual-automatizado i-Motion de cinco marchas e o manual de seis marchas, o i-Motion estava disponível tanto para a 1.6 16V como 1.6 de 8 válvulas e o manual de seis marchas só para a 1.6 16V, já a manual de cinco marchas estava disponível para 1 litro e 1.6.
O Fox recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, nos motores o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool é mantido, o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool é agora única opção 1 litro e para o Highline o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool.
E em Outubro daquele ano é vez do CrossFox ganhar a linha 2015, o motor 1.6 16V MSI, o câmbio manual de seis marchas ou manual-automatizado i-Motion de cinco marchas.
O CrossFox ganhava o motor 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool
Em Fevereiro de 2015 era vez do Pepper com adereços visuais e o mesmo motor 1.6 16V. Em Outubro de 2015 na linha 2016 sem alterações. Em Outubro de 2016 na linha 2017 sem mudanças e em Setembro de 2017 na linha 2018 para abrir espaço para o Polo, o CrossFox dá adeus, assim como as versões Trendline, Comfortline e Highline, agora ele só tem duas: Connect e Xtreme e apenas o motor EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e seguiu sem alterações até Outubro de 2019 na linha 2020.
SPACEFOX
A SpaceFox entrava na década com duas versões: Básica e Sportline, apenas câmbio manual de cinco marchas e apenas o motor EA 111 1.6 VHT de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e em Junho de 2010 na linha 2011 a SpaceFox ganhava nova grade dianteira, faróis, lanternas e novos para-choques, a versão Comfortline entra no lugar da Sportline e a ela sempre era feita em General Pacheco, Argentina, ela ganhava a opção do câmbio manual-automatizado i-Motion além do manual de cinco marchas e o motor era o mesmo 1.6 já conhecido.
A SpaceFox era renovada com nova grade dianteira, faróis, para-choques e mudanças internas na lanterna, já o motor era o mesmo 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool.
Em Outubro de 2011 na linha 2012 chegava a SpaceCross com suspensão elevada e o mesmo motor 1.6 das outras versões.
A SpaceCross chegava ao mercado com suspensão elevada e o motor 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool.
Ela seguiu sem alterações até Junho de 2015 na linha 2016 quando ganhou nova grade dianteira, faróis e para-choques e agora ela estava disponível nas versões Comfortline, Highline e Cross, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual-automatizado i-Motion também de cinco marchas e o manual de seis marchas e agora duas opções de motor: EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool para a Comfortline e para as outras duas o EA 211 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e esse motor podia vir com o câmbio manual de seis marchas ou manual-automatizado i-Motion.
A SpaceFox recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, nos motores o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool é mantido e o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool estreia para a Cross e Highline.
Em Outubro de 2016 na linha 2017 nada muda. Em Outubro de 2017 na linha 2018 ela perde as versões Highline e Cross, só fica na versão Highline e com o motor 1.6 EA 111 e ela seguiu assim até Dezembro de 2018 quando deixou de ser produzida em General Pacheco, Argentina, mas seus estoques duraram até Outubro de 2019.
JETTA
O Jetta entrava na década com o motor cinco cilindros EA 885 2.5 20V de 170CV e o câmbio automático de seis marchas, mas em Outubro de 2010 ele deixava de ser importado, marcando a chegada da nova geração e essa se deu em Abril de 2011 já como linha 2012 em duas opções de motor: a primeira era o EA 113 2 litros Flex de 116CV com gasolina e 120CV com álcool, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas e suspensão semi - independente com eixo de torção e a segunda era a TSI com motor 2 litros 16V TSI Turbo e injeção direta da família EA 211 que gerava 200CV e ele vinha de Puebla, México.
O Jetta chegava ao mercado brasileiro em nova geração e os motores eram o 2 litros Flex de 116CV com gasolina e 120CV com álcool e o 2 litros 16V TSI de 200CV mais tarde chegava a 211CV e o 2 litros passava a ter produção em CKD no Brasil em São Bernardo do Campo-SP
Ele seguiu sem alterações até Agosto de 2013 na linha 2014 quando o motor 2 litros 16V TSI passou a gerar 211CV e o 2 litros Flex recebeu a suspensão Independente tipo Multilnk e a linha 2015 é adiada e chega em Janeiro de 2015 ele tem nova grade dianteira, faróis e para-choques, mas sem mudanças mecânicas.
O Jetta recebia nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas de início sem mudanças mecânicas, mais tarde chegava o 1.4 16V TSI de 150CV movido á gasolina
Em Julho de 2015 ele passava a ser feito na versão 2 litros em CKD na fábrica de São Bernardo do Campo-SP na versão Comfortline, a Trendline e a Highline vinham do México, essa última com o 2 litros 16V TSI. Em Janeiro de 2016 a linha 2016 chegava com o motor EA 211 1.4 16V TSI de 150CV ainda movido á gasolina substituíndo o 2 litros e o câmbio manual de cinco marchas dá lugar ao manual de seis marchas na Trendline. Em Outubro de 2016 na linha 2017 sem mudanças e seguiu assim até Agosto de 2018 quando a linha 2019 trouxe a nova geração com as duas versões vindas diretamente da fábrica de Puebla, México, duas opções de acabamento: Comfortline e R-Line, câmbio automático de seis marchas e o motor 250 TSI 1.4 16V Flex da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis.
A Nova geração do Jetta chegava ao mercado com motor EA 211 1.4 16V TSI de 150CV nos dois combustíveis.
E em Setembro de 2019 na linha 2020 chegava a versão GLI, com câmbio manual-automatizado de dupla embragem com seis marchas, a suspensão traseira independente tipo Multilink e o motor EA 888 2 litros 16V TSI que voltava ao modelo com 230CV.
O Jetta GLI chegava ao mercado com motor 2 litros 16V TSI de 230CV
JETTA VARIANT
A Jetta Variant entrava na década com o câmbio automático de seis marchas e o motor cinco cilindros EA 885 2.5 20V de 170CV, Já em Março de 2010 como linha 2011 ela ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e pequenas mudanças na lanterna, já o motor continuava o mesmo 2.5 20V de 170CV.
A Jetta Variant recebia nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas e o motor era o cinco cilindros 2.5 20V de 170CV
E ela seguiu sem alterações até Julho de 2013 quando ela deu adeus ao mercado, seu lugar seria tomado pela Golf Variant anos mais tarde.
VOYAGE
O Voyage entrava na década na plataforma PQ24(afinal ele não entrou na década passada), três opções de acabamento: Básica, Trend e Comfortline, duas opções de câmbio: manual e manual-automatizado i-Motion de cinco marchas e duas opções de motores, a primeira era o EA 111 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e a segunda era o EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool. Em Outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e ele seguiu assim até Julho de 2012 na linha 2013 quando ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, as versões continuavam as mesmas: Básica, Trend e Comfortline e os motores 1 litro e o 1.6 também, assim como os câmbios.
O Voyage ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, nos motores continuava o 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool.
E seguiu sem grandes alterações até Outubro de 2014 na linha 2015 quando a versão topo de linha Evidence, estreou no mercado com motor 1.6, além das versões Básica, Trend e Comfortline e seguiu sem alterações até Fevereiro de 2016 quando chegou a linha 2017 com nova grade dianteira e para-choques dianteiros e junto com ela o motor três cilindros EA 211 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool no lugar do antigo EA 111 1 litro e o 1.6 era mantido.
O Voyage ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e nos motores estreava o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool era mantido
Em Outubro de 2017 na linha 2018 nada muda. Em Maio de 2018 inaugurando a linha 2019 ele recebe a dianteira da Saveiro, nos motores continuava o três cilindros 1 litro 12V e o 1.6 e sempre com o câmbio manual de cinco marchas, o i-Motion dava adeus.
O Voyage recebe nova dianteira e o motor três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool era mantido e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool também, mais tarde atrelado ao câmbio automático de seis marchas recebia o 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e o três cilindros 1 litro 12V passou a gerar 84CV com álcool e mantendo os 75CV com gasolina
Em Outubro de 2018 a linha é completada pelo câmbio automático de seis marchas atrelado ao motor 1.6 16V MSI de 110CV com gasolina e 120CV com álcool. Em Outubro de 2019 na linha 2020 o três cilndros 1 litro 12V se mantinha nos 75CV com gasolina e passava a 84CV com álcool.
AMAROK
A Volkswagen estreia no mercado de picapes médias com a Amarok, o câmbio era o manual de seis marchas, o motor era o EA 829 2 litros 16V Biturbo diesel de 163CV ela chegou em Março de 2010 como linha 2011 e a única opção era a cabine dupla e a versão de acabamento era apenas Highline e já era linha 2011 e em Agosto de 2010 era lançada a Trendline uma versão mais barata, em Agosto de 2011 chegava a opção SE para a frotistas e a básica, essa tinha o motor 2 litros 16V Turbo Diesel(de apenas um turbo) também da família EA 289 com 122CV e já era linha 2012 e a linha é completada pela opção de cabine simples da picape.
A Amarok ganhou a cabine simples e o motor 2 litros 16V TDI de apenas um turbo com 122CV.
Em Março de 2012 ela recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques e novo layout interno da lanterna, a versão SE passa a ser vendida para o público comum, a Básica virava S, a Trendline e a Highline eram mantidas, já o motor 2 litros 16V TDI ficava sem mudanças e o 2 litros 16V TDI Biturbo passava a 180CV e recebia com opção o câmbio automático de oito marchas para a Highline, em Outubro de 2012 como linha 2013 ela recebia o câmbio automático para a Trendline e o 2 litros 16V TDI de um turbo passou a gerar 140CV e ela seguiu sem mudanças até Outubro de 2014 quando a Highline perde a opção do câmbio manual e seguiu sem alterações até Outubro de 2017 quando ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, ela agora estava disponível nas versões Trendline, Highline e Extreme, a Trendline era a única vir com o câmbio manual de seis marchas, o motor 2 litros 16V TDI de apenas um turbo dá adeus, só ficando os 2 litros 16V TDI de 180CV e lógico o câmbio de oito marchas também.
A Amarok ganhava nova grade dianteira, mudança no layout dos faróis e das lanternas e de início apenas o 2 litros 16V TDI biturbo diesel de 180CV e mais tarde recebe o V6 3 litros 24V TDI de 224CV
Em Abril de 2018 chegava a opção do motor V6 3 litros 24V TDI da família EA 897 era um V6 Turbo diesel de 224CV e o câmbio sempre automático de oito marchas, de ínicio apenas na versão Highline e em Outubro de 2018 na linha 2019 chegava a opção do motor V6 para a Extreme. Em Outubro de 2019 na linha 2020 a Extreme agora só vinha com motor V6, assim como a Highline.
FUSCA
Esqueça o Fusca original que foi fabricado de 1959 até 1986 e de 1993 até 1996 e também do New Beetle, aqui a abordagem é outra, ele veio apenas em única versão de acabamento, única versão de motor: EA 888 2 litros 16V TSI de 200CV e duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e foi lançado em Outubro de 2012 como linha 2013, em Agosto de 2013 na linha 2014 o motor 2 litros 16V TSI vai a 211CV e seguiu assim até Outubro de 2015 quando perdeu o câmbio manual e em Outubro de 2016 deixou de ser importado, mas os estoques foram até Outubro de 2017 quando ele deu adeus.
UP
O Up chegava em Fevereiro de 2014 com a carroceria quatro portas, quatro opções de acabamento: Take, Move, High e Black/Red/White, o câmbio era o manual de cinco marchas e o motor era o três cilindros 1 litro 12V da família EA 211 com 75CV com gasolina e 82CV com álcool. Em Junho de 2014 como linha 2015 chegavam duas novidades: o duas portas para as versões Take e Move e a opção do manual-automatizado i-Motion de cinco marchas.
A carroceria duas portas chegava ao mercado e o motor sempre era o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool.
Em Outubro de 2014 é vez da Cross com alterações visuais, mas ao contrário dos outros Cross sem suspensão elevada. Em Junho de 2015 na linha 2016, a carroceria duas portas fica restrita a Take e ele ganhava mais uma opção de motor: o três cilindros 1 litro 12V TSI da família EA 211 que gerava 101CV com gasolina e 105CV com álcool, ela tinha o radiador maior por causa do intercooler e o para-choque diferente e na traseira a tampa preta e logo TSI, esse motor estava disponível na Move, High, Black/Red/White e Cross, a Take só ficava com o motor aspirado e estreava a versão Speed.
O UP recebe para-choques maiores e nova tampa do porta-malas preta e junto com ela o motor três cilindros 1 litro 12V TSI de 101CV com gasolina e 105CV com álcool.
Em Outubro de 2016 a versão Speed dá adeus, entra a versão Track com motor 1 litro aspirada. Em Junho de 2017 ele recebe nova grade dianteira, novo layout interno das lanternas e lógico as versões agora eram Take, Move e Cross, a Take podia vir com duas portas e motor três cilindros aspirado, a Take com quatro portas e motor aspirado, a Move com quatro portas e motores aspirados e o TSI e a Cross apenas com o TSI e lógico as versões equipadas com motor TSI tinham faixa vermelha na grade e logotipo TSI na coluna B.
O Up recebe um pequeno facelift e o motor três cilindros 1 litro 12V aspirado de 75CV com gasolina e 82CV com álcool e o três cilindros 1 litro 12V TSI de 101CV com gasolina e 105CV com álcool e mais tarde esse motor é renomeado 170 TSI.
Em Agosto de 2017 como linha 2018 ele perde a Take. Em Outubro de 2018 na linha 2019 ele passava o três cilindros TSI passava as e chamar 170 TSI para alinhar ao Polo que na época com o 200 TSI. Em Outubro de 2019 na linha 2020 ele perde as versão Move aspirada e só fica a Turbo.
GOLF VARIANT
O Golf Variant chegava ao mercado brasileiro feita na plataforma MQB em Puebla, México nas versões Comfortline e Highline, duas opções de câmbio: manual de seis marchas e manual-automatizado de dupla embragem com sete marchas e o motor era o EA 211 1.4 16V TSI de 140CV e chegou em Julho de 2015 como linha 2016. Em Outubro de 2016 na linha 2017 ela perde o câmbio manual e seguiu sem alterações até Junho de 2018 quando ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas e a Golf Variant passava ter o motor 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis e o câmbio de dupla embreagem dá lugar ao automático de seis marchas.
A Golf Variant ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e o motor era o EA 250 1.4 16V TSI agora Flex com 150CV nos dois combustíveis
Em Outubro de 2018 ela deixa de ser importada do México e os estoques acabam em Março de 2019 quando ela dá adeus ao mercado.
VIRTUS
O Virtus chegava ao mercado em Março de 2018 já como linha 2019, ele tinha três versões de acabamento: MSI, Comfortline e Highline, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e o automático de seis marchas, duas opções de motores: EA 211 1.6 16V MSI de 110CV com gasolina e 117CV com álcool e o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 das versões Comforline e Highline com 116CV com gasolina e 128CV com álcool, em Agosto de 2018 o 1.6 16V recebe a opção do câmbio automático de seis marchas, antes o 1.6 16V só vinha com câmbio manual. Em Outubro de 2019 na linha 2020 sem alterações.
TIGUAN ALLSPACE
A segunda geração do Tiguan em sua configuração Allspace vinha da fábrica de Puebla, México, ele veio em três versões de acabamento: Básica, Comfortline e R-Line, duas opções de motor: a 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis e a 350 TSI 2 litros 16V de 230CV sempre movido a gasolina exclusivo do R-Line e duas opções de câmbio: Manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas para o 250 TSI e o manual-automatizado de dupla embragem com sete marchas para o R-Line, ele foi lançado em Abril de 2018 como linha 2019 e as versões eram 250 TSI de cinco lugares, Comfortline 250 TSI de sete lugares e a R-Line 350 TSI de sete lugares. Em Outubro de 2019 na linha 2020 sem alterações.
T-CROSS
O Volkswagen T-Cross chegava ao mercado em três versões de acabamento: Básica, Comfortline e Highline, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de seis marchas, duas opções de motor a três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 116CV com gasolina e 128CV com álcool e a 250 TSI 1.4 16V de 150CV nos dois combustíveis ambos da família EA 211 e com isso as versões estavam assim: 200 TSI manual, 200 TSI Automática, Comfortline 200 TSI Automática e Highline 250 TSI e foi lançado em Março de 2019 como linha 2020.
IMPORTADOS
Marca o começo do fim do Passat, o Toureg presente na década, o Golf importado em duas ocasiões e lógico o EOS e Passat CC com vida curta nessa década, a Passat Variant durou um pouco mais.
PASSAT
O Passat entra na década apenas com uma opção de motor: o EA 113 2 litros 16V TFSI de 200CV e o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e seguiu sem alterações até Abril de 2011 que ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, o câmbio era o manual-automatizado de seis marchas e o motor agora era o EA 888 2 litros 16V TSI de 211CV.
O Passat ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas era nova geração e o motor era o 2 litros 16V TSI agora com 211CV
Em Outubro de 2011 na linha 2012 sem alterações e seguiu assim até Outubro de 2014 quando deixou de ser importado e os estoques ficaram até Novembro de 2015 quando a nova geração chegou ao mercado na plataforma MQB, apenas na versão Highline, no motor EA 888 2 litros 16V TSI agora calibrado para 220CV.
A nova geração do Passat chegava ao mercado na plataforma MQB e com motor 2 litros 16V TSI de 220CV
Em Outubro de 2016 na linha 2017 nada muda e ele segue assim até Outubro de 2018 quando deixou de ser importado, mas os estoques durariam bastante tempo...
PASSAT VARIANT
A Passat Variant entrava na década apenas com o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas e o motor EA 113 2 litros 16V TFSI de 200CV e seguiu sem alterações até Abril de 2011 quando ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, o câmbio não mudava e o motor agora era o EA 888 2 litros 16V TSI de 211CV.
A Passat Variant chegava ao mercado renovada com novo visual e o motor 2 litros 16V de 211CV
Em Outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e seguiu sem alterações até Outubro de 2014 ela deixa de ser importada e em Outubro de 2015 ela dá adeus ao mercado brasileiro.
TOUAREG
O Touareg entra na década com o câmbio automático de seis marchas e duas opções de motores: o VR6 3.6 24V FSI de 280CV e o V8 4.2 32V FSI de 350CV e seguiu assim até Outubro de 2011 na linha 2012 quando a segunda geração chegou ao Brasil, nos motores o VR6 3.6 24V FSI passava a 286CV e o V8 4.2 32V FSI agora gerava 360CV e o câmbio de seis marchas dá lugar ao de oito marchas.
A segunda geração do Touareg chegava ao mercado com motor VR6 3.2 24V FSI de 286CV e o V8 4.2 32V FSI agora com 360CV
E seguiu sem alterações até Janeiro de 2015 quando a linha 2015 chegou com nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, agora o V8 só estava disponível como R-Line, já nos motores ele se contrava sem alterações.
O Touareg chegava ao mercado nas versões VR6 3.6 24V FSI de 286CV e o V8 4.2 32V exclusivo do R-Line com 360CV ambos com injeção direta
Em Outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e seguiu sem alterações até Março de 2019 quando deu adeus ao mercado brasileiro.
EOS
O cupê conversível feito em Portugal, entrava na década com o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e o motor EA 888 2 litros 16V TSI de 200CV. Em Outubro de 2010 nada muda. Em Abril ele deixa de ser importado e os estoques acabam em Outubro de 2011 quando ele dá o seu adeus.
TIGUAN
O Tiguan entrava na década como recém-lançada, com tração integral 4Motion, câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e o motor EA 888 2 litros 16V TSI de 200CV e seguiu sem alterações até Junho de 2011 quando ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, mas sem mudanças mecânicas.
O Tiguan recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, já o motor continua o mesmo 2 litros 16V TSI de 200CV
E era linha 2012 e seguiu sem alterações até Outubro de 2014 quando passou a gerar 211CV e ficou assim até Outubro de 2017 quando deu adeus, preparando terreno para a nova geração vinda do México que você viu acima.
PASSAT CC
O Passat CC entrava na década com o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e o motor VR6 3.6 24V FSI de 300CV e seguiu assim até Outubro de 2011 quando ganhou nova grade dianteira, faróis e para-choques, mas sem mudanças mecânicas.
O Passat CC ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques de início o VR6 3.6 24V FSI de 300CV e mais tarde chegava o 2 litros 16V TSI de 211CV
Já era linha 2012 e seguiu assim sem alterações até Maio de 2014 quando recebeu uma opção mais barata: o 2 litros 16V TSI da família EA 888 com 211CV e em Outubro de 2014 na linha 2015 o VR6 dava adeus e ele seguiu assim até Outubro de 2017 quando deu adeus.
GOLF
Mas como? ele de novo? sim, ele de novo, ele chegou em Agosto de 2013 como linha 2014 importado da Alemanha, três opções de câmbio: manual de seis marchas, manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, esse último exclusivo do GTI, duas opções de motores: o EA 211 1.4 16V TSI de 140CV do Highline e o EA888 2 litros 16V TSI de 220CV do GTI. Em Março de 2014 chegava uma versão mais barata: A Comfortline e em Outubro de 2014 ele passa a vir do México e depois tem produção nacional que foi citada acima, mas em Outubro de 2019 a Volkswagen importa o híbrido Golf GTE da Alemanha, o motor 250 TSI 1.4 16V gerava 150CV e tinha auxlio do motor elétrico que gerava 120CV e juntos geravam 204CV totais e o câmbio era o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas
O Golf GTE híbrido chegava ao mercado com motor 1.4 16V TSI e motor elétrico que geravam juntos 204CV
(foto uolcarros.com.br)
CAMINHÕES
Agora sob gestão da Man, no caso o Delivery agora será separado do resto da primeira geração agora chamada de Worker e ganhou motores MAN, assim como o Constellation e o próprio Delivery ganhou segunda geração e aí vamos colocar os dois Delivery juntos.
WORKER
O Worker entrava na década com os modelos 8.120 que era o leve com motor MWM Série 10 de 4.3 litros com 115CV, O 9-150e que também era leve com o motor Cummins Série B de 3.9 litros com 150CVo 13-180, 15-180 e 17-180 esses três com motores seis cilindros MWM Série 10 de 6.4 litros com 173CV, o 17-220, o 17-220 Tractor,o 24-220 6x2, 26-220 6x4 esses com motor Cummins Série C de 8.3 litros com 218CV, o 17-250e, o 24-250e esses equipados com motor Cummins Série B de 5.9 litros com 250CV e por último os 24.260e e 31.260e equipados com motor MWM Acteon seis cilindros de 7.2 litros com 260CV e seguiu sem alterações até Outubro de 2011 quando o Worker 8.120 dá adeus, ficando só os Worker médio, inclusive o 6x4 também se vai e só ficam os modelos 13-190, 15-190, 17-190, 17-230 e 23-230, para os modelos 190 e o motor era o MAN D08 34 de 4.5 litros que gerava 186CV e os final 230 vinham com esse motor calibrado para gerar 225CV.
O Worker ganhava o motor MAN no caso o 4.5 litros de quatro cilindros com 186CV nas versões com final 190 e 225CV nas versões com final 230
Era a linha 2012 e seguiu assim até o seu adeus em Março de 2019.
DELIVERY
O Delivery entra na década nos modelos 5.140, 8-150, 8-150 Plus e 9-150, no caso do 5.140 o motor era o MWM Sprint de 3 litros e 12 válvulas(3 váluvlas por cilindro) turbo diesel e injeção common-rail de 137CV, o 8 -150 usava esse mesmo motor, mas calibrado para 143CV, já o 8-150 Plus e o 9-150 tinham o motor Cummins Série B de 3.9 litros com 150CV e seguiu assim até Outubro de 2011 quando ganhou a linha 2012 o 5.140 é substiuído pelo 5.150, o 8.150 e 8.150 Plus são substiuídos pelo 8.160 e o 9.150 era substituído pelo 9.160 e estreava o 10.160, já nos motores tanto o MWM Sprint, quanto o Cummins Série B dão lugar ao Cummins ISF 3.8 Turbo Diesel no 5.150 gerava 152CV e nos final 160 gerava 162CV.
O Delivery ganhava novos motores, no caso para o 5-150 o motor era o Cummins Série F de 3.8 litros turbo diesel com 152CV e para os final 160 esse mesmo motor calibrado para 162CV
E seguiu assim até Abril de 2015 na linha 2016 quando foram lançados o 10.160 Plus e o 13.160 ambos 6x2 e o motor é o mesmo dos modelos 4x2 de final 160.
O Delivery ganhava as opções 10.160 Plus 6x2 e 13.160 (foto) 6x2 e o motor era o Cummins 3.8 Turbo Diesel de 162CV
E e seguiu assim até Outubro de 2017 quando o Delivery chegava a segunda geração , o câmbio era manual de seis marchas e trazia a versão Express que podia ser dirigida com carteira B, o 4-150, o 6-160, o 9-170, o 11-180 e o 13-180 6x2, nos motores o Express e o 4-150 tinham o Cummins ISF 2.8 16V Turbo Diesel de 150CV, o 6-160 tinha o mesmo motor, mas calibrado para de 155CV, o 9-170 tinha o Cummins ISF 3.8 16V Turbo Diesel de 165CV e os 11-180 e 13-180 tinham esse mesmo motor calibrado para 175CV e a geração antiga da Delivery seguia em produção.
O Delivery chega ao mercado com motores Cummins 2.8 16V Turbo Diesel de 150CV ou 155CV e o 3.8 16V Turbo Diesel também da família ISF com 175CV e 185CV.
Em Outubro de 2018 na linha 2019 chegava o manual-automatizado V-Tronic de seis marchas para o 9-170, 11-180 e 13-180 6x2, em março de 2019 a geração antiga do Delivery dá adeus, a nova vendeu muito bem e em Outubro de 2019 na linha 2020 sem alterações.
CONSTELLATION
O Constellation entrava na década nos modelos 13-180, 15-180, 17-180, 17-250,24-250(6x2), 17-320, 24-320(6x2), 26-260 6x4, 31-260 6x4, 31-320 6x4, 19.320 Titan Tractor, 19.370 Tractor e 24.370 6x2 Tractor e nos motores para o final 180 ele tinha o MWM Acteon quatro cilindros 4.8 Turbo Diesel de 180CV, os final 250 tinha o Cummins Série B ISB 5.9 24V seis cilindros de 250CV, o final 260 tinha o MWM Acteon 7.2 seis cilindros de 260CV, os finais 320 tinham o Cummins ISC de injeção common-rail da série C de 8.3 litros com 320CV e por último o International-NGD 9.3 litros turbo diesel e common-rail de 367CV. Em Julho de 2010 na linha 2011 chegava o 26-370 6x4 para transportar bitrem de acordo com a nova lei e o 25-320 que era a versão 6x2 do 19.320. Em Outubro de 2011 na linha 2012 ele ganha alterações, os modelos 13-190, 15-190 e 17-190, 17-230,24-230(6x2), 17-280, 24-280(6x2), 26-280, 17-330, 24-330 6x2, 19-330 , 19-390, 25-390 6x2, 26-390 6x4 e 31.390 6x4 e com isso novos motores, no caso do final 190 era o MAN D08 34 de quatro cilindros e 4.8 litros que gerava 186CV, no final 230 era esse mesmo motor, mas com calibração para 225CV, nos modelos com final 280 era o MAN D08 36 com seis cilindros e 6.8 litros que gerava 275CV e o Cummins ISL 8.9 litros, ou série L da Cummins que no final 330 gerava 330CV e no final 390 gerava 400CV, sim 400CV.
O Constellation nos cavalos-mecânicos, agora tinha o Cummins ISL em duas configurações: a de final 330 com 330CV e a final de 390 com 400CV
Aqui um rígido com motor MAN seis cilindros 6.8 turbo diesel de 280CV, mas também existia o Cummins ISL para fora de estrada romeu e Julieta e na entrada tinha o MAN quatro cilindros 4.5 litros turbo diesel de 186CV para os finais 190 e 225CV para o final 230
E seguiu sem alterações até Outubro de 2013 na linha 2014 quando chegaram os novos 19.420, 25-420 e 26.420 6x4, nos motores era o Cummins ISL de 8.9 litros alterado para gerar 360CV no final 360 e 420CV no final 420CV.
O 25.420 chegava ao mercado com o motor Cummins Série L 8.9 litros turbo diesel de 420CV.
Em Abril de 2014 chegava o 24.280 8x2, o famoso bitruck. Em Outubro de 2014 na linha 2015 nada muda. Em Ouubro de 2015 na linha 2016 chegava o 19.330 Titan Tractor com o mesmo motor dos 330 antigo e estreava o 19.360 de 360CV com o Cummins ISL de 8.9 litors e toda a linha Constellation ganha o manual-automatizado V-Tronic antes só disponível nos modelos 420 e 390. Em Outubro de 2016 na linha 2017 nada muda e em Abril de 2018 na linha 2019 chegava o modelo 30.330 8x2 e o 24.280 8x2 é renomeado 30.280.
O 30.330 8x2 chegava ao mercado com motor Cummins ISL 8.9 24V Turbo diesel de 330CV e o 24.280 8x2 era renomado 30.280 com motor MAN 6.8 24V Turbo diesel de 275CV
Em Outubro de 2018 na linha 2019 nada muda. Em Outubro de 2019 na linha 2020 os modelos 19.390, 25-390 e 26.390 6x4 dão adeus, só ficando o 31.390 6x4 com esse motor na configuração de 400CV.
DÉCADA DE 2020
Essa década foi a consolidação dos utilitários esportivos da marca, a consolidação dos motores TSI, o fim do Gol e o segundo fim do Voyage, enfim essa década tem apenas 3 anos, mas vamos la.
GOL
O Gol entra na década com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas, três opções de motores: três cilindros 1 litro 12V da família EA 211 de 75CV com gasolina e 84CV com álcool, o EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 120CV com álcool e o 1.6 16V MSI da família EA 211 com 110CV com gasolina e 120CV com álcool, esse último atrelado ao câmbio automático de seis marchas, ele seguiu sem alterações até Maio de 2022 quando perdeu as versões 1.6 e o câmbio automático só ficando com o 1 litro e em Outubro a Volkswagen anuncia a série especial Last Edition com detalhes alusivos ao Gol GT de 1984, com 1000 unidades previstas(650 para o mercado brasileiro e 350 para o resto da América do Sul) e na coluna C o logo "Gol By Volkswagen Since 1980" em alusão os 42 anos.
A série especial Last Edition marca o final de carreira do Gol e o motor três cilindros 1 litro 12V
Em Dezembro de 2022 ele dá adeus ao mercado brasileiro.
SAVEIRO
A Saveiro entra na década nas versões Robust, Trendline, Pepper e Cross, a Pepper era a única ter cabine estendida, ao passo que as outras tinha cabine simples e dupla e no caso da Cross só a última , câmbio manual de cinco marchas e duas opções de motores: EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o EA 211 1.6 16V MSI de 110CV com gasolina e 120CV com álcool exclusivo da Cross e esse motor era Exclusivo da Cross. Em Outubro de 2020 na linha 2021, a versão Trendline perde a cabine dupla e a Pepper dá adeus e com ela cabine estendida, em Abril de 2022 o motor 1.6 dá adeus e fica apenas com a Cross e o motor 1.6 16V, mas Julho de 2022 chegava a linha 2023 que marcava a extensão do motor 1.6 16V para as versões Robust e Trendline, além da própria Cross só que para se adequar a legislação anti-poluentes ele agora gerava 106CV com gasolina e 116CV com álcool.
FOX
O Fox entra na década com duas opções de versões: Connect e Xtreme, apenas com câmbio manual de cinco marchas e o motor EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o Fox sempre foi feito em São José dos Pinhais-PR em Maio de 2020 na linha 2021 ganhou cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos e em Outubro de 2021 ele dava adeus ao mercado brasileiro depois de 18 anos.
JETTA
O Jetta entrou na década com três opções de acabamento: Comfortline, R-Line e GLI, duas opções de câmbio: automática e manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas exclusivo do GLI e duas opções de motor: o EA 211 1.4 16V de 150CV nos dois combustíveis e o EA 888 2 litros 16V TSI de 230CV movido apenas a gasolina para o GLI. Em Outubro de 2020 o R-Line dava adeus e em Julho de 2021 é vez do Comfortline dar adeus e junto com ela o motor 250 TSI e em Fevereiro de 2022 a linha 2022 atrasa, mas chegava com nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, já o EA 888 2 litros 16V TSI passava a gerar 231CV e o câmbio agora era o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e ele só vinha na versão GLI.
Nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanterna e o motor 2 litros 16V TSI passava a ter 231CV
Em Dezembro de 2022 chegava a linha 2023 com mais itens de segurança.
VOYAGE
O Voyage entra na década com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas, três opções de motor: o três cilindros 1 litro 12V da família EA 211 com 75CV com gasolina e 84CV com álcool, o EA 111 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o 1.6 16V MSI da família EA 211 com 110CV com gasolina e 120CV com álcool e esse último vinha atrelado ao câmbio automático de seis marchas e seguiu sem alterações até Abril de 2022 quando perdeu os motores 1.6 e só ficou com o 1 litro 12V e em Dezembro de 2022 ele dá adeus pela segunda vez, o curioso que as duas digamos temporada do Voyage foram de 14 anos.
AMAROK
A Amarok entrou na década com cabine simples e dupla, duas opções de câmbio: manual de seis marchas e automático de oito marchas, duas opções de motor: a primeira era o 2 litros 16V TDI biturbo diesel de 180CV e a segunda era o EA 897 V6 3 litros 24V TDI com 224CV e em Dezembro de 2020 na linha 2021 ela perdia a versão Básica, agora apenas Comfortline, Highline e Extreme, junto com a versão básica saia de cena a Cabine simples e também o motor 2 litros 16V TDI biturbo diesel, já o V6 3 litros 24V TDI agora gerava 258CV ficando mais potente.
UP
O Up entra na década apenas com câmbio manual de cinco marchas e no motor três cilindros 170 TSI 1 litro 12V da fmaília EA 211 de 101CV com gasolina e 105CV com álcool, em Março de 2020 ele perde o cinto abmonial e passa ser homologado com quatro lugares, mas em Março de 2021 ele dá adeus ao mercado brasileiro, o modelo sempre foi feito na fábrica de Taubaté-SP assim como o Gol.
POLO
O Polo entrava na década já acelerando: chegava a versão GTS com motor 2501.4 16V TSI da família EA 211 de 150CV nos dois combustíveis e câmbio automático de seis marchas, além de seletor de modo de condução e nova suspensão traseira, fazendo companhia as versões Básica, MSI, Comfortline e Highline, além do automático de seis marchas, ele tinha o manual de cinco marchas, nos motores além do recém-chegado GTS, tinha o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool da família EA 211, o 1.6 16V MSI da família EA 211 com 110CV com gasolina e 117CV com álcool e o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 116CV com gasolina e 128CV com álcool, nas versões Comfortline e Highline e essa só podia vir com o câmbio automático, a MSI com os dois e a básica apenas câmbio manual. Em Outubro de 2020 na linha 2021 ele ganhava rodas de liga-leve aro 18. Em Outubro de 2021 na linha 2022 ganhava a central multimídia VW Play e em Abril de 2022 ele perde o motor 1 litro 12V aspirado e o 1.6 16V. Em Setembro de 2022 na linha 2023 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e novo layout interno da lanterna, manteve as duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas, as versões agora eram MPI, TSI, Comfortline e Highline, nos motores ele tinha duas opções de motor: o três cilindros EA 211 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool para o MPI e o três cilindros 170 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com 109CV com gasolina e 116CV com álcool, esse para as versões TSI para cima e lógico a novidade que é podia ser atrelado ao câmbio manual, o câmbio automático só para Comfortline para cima.
O Polo ganhava novos faróis, grade dianteira, lanternas e para-choques, no motor o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool e o três cilindros 170 TSI 1 litro de 109CV com gasolina e 116CV com álcool.
Em Janeiro de 2023 chegava o Polo Track com o farol do modelo anterior, grade dianteira diferente e lanternas traseiras do modelo novo, ele veio para substituir o Gol e o motor é o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool da família EA 211
O Polo Track chegava ao mercado com motor 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool
Em Fevereiro é vez do Polo GTS retornar com os novos faróis dianteiros, para-choques, grade iluminada com faixa DRL e novo layout das lanternas traseiras, o câmbio sempre automático de seis marchas e o motor sempre o 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis.
O Esportivo GTS retornava com motor 250 TSI 1.4 16V de 150CV nos dois combustíveis
VIRTUS
Assim com o Polo, o Virtus entrou na década acelerando: chegou em Janeiro de 2020 a versão GTS, com câmbio automático de seis marchas e o motor 250 TSI 1.4 16V Flex da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis, fazendo companhia a MSI, Highline e Comfortline, a MSI vinha com o 1.6 16V MSI da família EA 211 com 110CV com gasolina e 117CV com álcool e era a única que podia vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, o restante só automático e a Comfortline e a Highline tinha o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com 116CV com gasolina e 128CV com álcool. Em Outubro de 2020 na linha 2021 ele recebe rodas de liga-leve aro 18 como opcional no GTS, Em Outubro de 2021 na linha 2022 ele recebe a central multimídia VW Play de 10.1 polegadas. Em Março de 2022 ele perde o 1.6 16V, em Outubro de 2022 na linha 2023 sem alterações e em Fevereiro de 2023 na linha 2024 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques, novas lanternas e as versões TSI, Comfortline e Highline, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas, nos motores para a TSI ele estava disponível com três cilindros 170 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com 109CV com gasolina e 116CV com álcool e essa além do manual, estava disponível com câmbio automático e o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V era mantido no Comfortline e Highline, o GTS dá adeus, mas o sucessor é apresentado.
O Virtus ganhava novos faróis dianteiros(do Nivus), grade dianteira, para-choques e novas lanternas, nos motores agora o três cilindros 170 TSI 1 litro de 109CV com gasolina e 116CV com álcool e o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 116CV com gasolina e 128CV com álcool e está confirmada para o fim do primeiro semestre a Exclusive essa com motor 250 TSI 1.4 16V de 150CV nos dois combustíveis
E para o final do primeiro semestre está confirmada a Exclusive 250 TSI, com o câmbio automático de seis marchas, o motor 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis, seletor de modo de condução e entrada de ar do para-choque maiores é o sucessor do Virtus GTS, só que mais discreto no visual, mas não no desempenho.
TIGUAN
O Tiguan entra na década nas versões Básica, Comfortline e R-Line, a Básica de cinco lugares, as outras de sete lugares, duas opções de motor: a 250 TSI 1.4 16V Flex da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis e a 350 TSI 2 litros 16V de 230CV da família EA 888 exclusivo da R-Line, duas opções de câmbio: manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas exclusivo da R-Line. Em Outubro de 2020 na linha 2021 sem alterações. Em Abril de 2021 para abrir espaço para o Taos, as versões 250 TSI dão adeus só sobra a R-Line. Em Outubro de 2021 na linha 2022 ele deixa o mercado brasileiro, especula-se que ele estava esperando o facelift, mas a demanda é tão alta que o utiltário esportivo feito em Puebla não sobra unidade destinada ao mercado brasileiro.
T-CROSS
O Volkswagen T-Cross entra na década recém-lançada, com três opções de acabamento: Básica, Comfortline e Highline, duas opções de motores: o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com 116CV com gasolina e 128CV com álcool e o 250 TSI 1.4 16V de 150CV nos dois combustíveis da mesma família, exclusivo da Highline, duas opções de câmbio: manual e automático ambos de seis marchas, o manual estava disponível para versão básica. Em Outubro de 2020 diante das baixas vendas o câmbio manual dá adeus. Em Outubro de 2021 na linha 2022 ele ganha a central Multimídia VW Play e em Outubro de 2022 na linha 2023 sem alterações, mas está prevista alterações no decorrer de 2023 como acontece com a Saveiro que já está prevista.
NIVUS
O SUV-cupê da Volkswagen, o Nivus chegava ao mercado em Julho de 2020 como linha 2021, nas versões Comfortline e Highline, câmbio automático de seis marchas e única opção de motor: a três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com 116CV com gasolina e 128CV com álcool. Em Outubro de 2021 na linha 2022 sem grandes alterações. Em Outubro de 2022 na linha 2023 sem grandes alterações, está previsto alterações no decorrer de 2023 como acontece com T-Cross e Saveiro.
TAOS
O Taos chegava ao mercado vindo da fábrica de General Pacheco, Argentina feito na plataforma MQB em Julho de 2021 como linha 2022, ele vinha nas versões Comfortline e Highline, câmbio automático de seis marchas e o motor 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com 150CV nos dois combustíveis. Em Dezembro de 2022 ganha a linha 2023 com mais equipamentos e segue sem alterações.
IMPORTADOS
No início dessa década os importados fora do Mercosul e México começaram a declinar na linha Volkswagen, mas enfim vamos aos dois únicos expoentes por enquanto.
PASSAT
No início da década lembra dos estoques que duraram do Passat? sim desde 2018 e em Agosto de 2020 acabam os estoques e com isso adeus do Passat no mercado brasileiro, aliás em 2023 vai ser o adeus dele no mercado mundial e curiosidade: quando completaria 50 anos na Alemanha.
GOLF
O Golf só estava na versão GTE importada da Alemanha, o motor 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 aqui movido á gasolina com 150CV e com auxilio do motor elétrico gerava 120CV com isso o total era 204CV e o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem, mas em Outubro de 2020 ele deu adeus e com isso era o fim do Golf no Brasil.
CAMINHÕES
Nos caminhões, o primeiro caminhão elétrico, a chegada do Meteor e todos os caminhões ganham alterações nos motores.
DELIVERY
O Delivery entra na década na sua segunda geração, nas versões Express, 4-150, 6-160, 9-170, 11-180 e 13-180 6x2, já para o Express e 4-150 o motor era o Cummins ISF 2.8 16V Turbo Diesel de 150CV, o 6-160 tinha esse mesmo motor, mas calibrado para 155CV, o 9-170 tinha o Cummins ISF 3.8 16V Turbo Diesel calibrado para 165CV e por último os modelos com final 180 tinha esse mesmo motor calibrado para 175CV. Em Outubro de 2020 na linha 2021 nada muda. Em Julho de 2021 na linha 2022 chegava e-Delivery com motor elétrico de 300CV em versão 4x2 e 6x2. Em Outubro de 2022 para se adaptar a nova legislação anti-poluentes, tem mudanças, a Express e a 6-170 tem o Iveco F1C de 3 litros e 24 válvulas com 156CV(sim, motor do grupo Fiat), já os 9-180, 11-180, 11-180 4x4 e 13-180 6x2 tem o motor Cummins ISF 3.8 16V Turbo Diesel de 175CV e era a linha 2023.
O Delivery passa ter o motor Iveco F1C de 3 litros com 156CV e o Cummins ISF 3.8 16V Turbo diesel de 175CV
CONSTELLATION
O Constellation entra na década nos modelos 13-190, 15-190, 17-190, 17-230, 24-230, 17-280, 24-280 6x2, 26-280 6x4, 30-280 8x4, 17-330, 24-330(6x2), 30-330 8x2, 19-330, 19-360, 19-420,25-420 6x2, 26-420 6x4 e 31-390 6x4 e os motores MAN D08 34 de 4.5 litros para os modelos 190 com 186CV e 225CV para os modelos 230. o MAN D08 36 de 6.7 litros com 275CV para os finais 280CV, o Cummins ISL 8.9 32V Turbo Diesel com 330CV para o final 330, 360CV para o final 360 e 420CV para o modelo 420 e para 400CV para o único modelo 390. Em Junho de 2020 na linha 2021 chegava o 33.460 6x4 com motor MAN D2676 de 12.4 litros do Meteor com 460CV.
O 33.460 6x2 com o motor MAN de 12.4 litros seis cilindros turbo diesel de 460CV
Em Outubro de 2021 na linha 2022 nada muda e em Janeiro chegava o 25.460 com o mesmo motor do 33.460 e o mesmo do Meteor. e em Outubro de 2022 na linha 2023 mudanças nos motores, chegavam os modelos 14-210, 17-210, 18-210, 18-260, 26-260 6x2, 27-260 6x4, 18-320,26-320 6x2, 30-320 8x2, 31-320 6x4, 32-380 6x4, 33-380 6x4 e os cavalos mecânicos 19.380, 25-380 6x2 e 25-480 6x2, já nos motores o final 210 tinha alterações MAN D08 34 de 4.5 litros agora gerando 205CV, o final 260 tinha o MAN D08 36 de 6.8 litros gerando 255CV, o de final 320 tinha esse motor calibrado para gerar 315CV, o final 380 tinha o Cummins ISL 8.9 24V Turbo diesel seis cilindros com 375CV e o final 480 tinha o MAN D2676 de 12.4 litros gerando 475CV e ele recebia alterações leves na grade dianteira e no painel.
O Constellation recebia alterações visuais, nos motores para os modelos com final 210 o motor era o MAN D08 de 4.5 litros de quatro cilindros com 205CV, para o final 260 era o MAN D08 de 6.8 litros co seis cilindros com 255CV e para o 320 era o mesmo motor, mas configurado para 315CV, para o final 380 o motor era o Cummins ISL 8.9 24V Turbo Diesel de 375CV e para o final 480 o motor era o MAN D2676 de 12.4 litros com 475CV.
METEOR
O Volkswagen Meteor chegava ao mercado nas versões 28.460 e 29.520 6x4, câmbio manual-automatizado podia ser de 12 ou 16 marchas e o motor era o MAN D2676 de 12.4 litros que na configuração 460 gerava 460CV e na configuração 520 gerava 520CV e foi lançado em Agosto de 2020 como linha 2021. Em Outubro de 2021 na linha 2022 sem mudanças e em Outubro de 2022 ele recebe painel digital e os modelos passavam a ser 28.480 e 29.520 6x4, no caso do 28.480 o motor MAN D2676 de 12.4 litros passou a gerar 475CV no 28.480 e o 525 no 29.520 6x4.
O Meteor ganhou alterações no motor MAN seis cilindros 12.4 litros turbo diesel passando a gerar 475CV no 28.480 e 525CV no 29.530.
Esse é o Post comemorativo 8000, ufa! demorou mais veio.
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