MERCEDES-BENZ ATEGO: ATEANDO MODERNIDADE


 O ATEGO MODERNIZOU OS MÉDIOS DA MERCEDES-BENZ E É HERDEIRO DE UMA DINASTIA 

A Mercedes-Benz ditou a "regra 1113" com o AGL 1113 tanto ele como o 1313 foram caminhões de sucesso e se contar todos os modelos derivados daquela cabine, então dá para dizer que é o caminhão nacional mais vendido de todos os tempos com sério risco de acertar.

Aqui a história do AGL de durou de 1964 até 1990(1989 nos médios) , no final dos anos 1980 com a chegada dos Volkswagen de final 210 e o Ford Cargo, a "regra 1113" já começou a dar sinais do fim e em 1989 como resposta a Mercedes-Benz renovou sua linha de médios com os HPN e lógico com o 1618 sendo o mais vendido, a "regra 1113" acabava dentro da estrela de três pontas.

Aqui a história dos modelos HPN(bicudo), FPN(cara-chata) e FSK(cavalo-mecânico cara-chata) , mas nos anos 2000 era hora da renovação e foi começada pelo leve de novo, no caso o Accelo, que inaugurou os novos Mercedes-Benz nos leves.

A matéria história do Accelo está aqui , lógico que os médios não ia ficar de fora a Mercedes-Benz recorreu a Matriz alemã e resolveu fabricar o Atego no Brasil, como médio era viável, já como leve seria muito caro, melhor criar algo local.

A CHEGADA AO MERCADO se dá em setembro de 2004 já em mente com as novas legislações anti-poluentes que entrariam em vigor em Janeiro de 2006, ele chegava nos modelos 1315,1418, 1718,1725,1728(cavalo-mecânico), 2425 e 2428 esses últimos 6x2, no caso dos modelos com final 18 o motor era o quatro cilindros OM 904 LA de 4.3 litros, o seu diâmetro era de 102mm e o curso era de 130mm o que totalizavam 4249cm3, a sua taxa de compressão é de 16,1:1, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por engrenagens, 12 válvulas que gera 69KGFM a 1200RPM e vai até 1600RPM e 177CV a 2200RPM, o câmbio era manual de seis marchas, para os de final 25 o motor era o OM 906 LA, que era basicamente o OM 904 com dois cilindros a mais, inclusive repetia diâmetro x curso e a cilindrada total era de 6374cm3 e tinha 18 válvulas e com isso gerava 92KGFM a 1200RPM e vai até 1600RPM e 245CV a 2200RPM, o câmbio era manual 6 marchas, mas poderia vir com 12 manual se o cliente tive aplicação romeu e julieta, o de final 28 tinha que tinha o motor OM 926 LA, o seu diâmetro era de 106mm e o curso era de 136mm o que totalizavam 7201cm3 e sua taxa de compressão era de 17,1:1 e com isso gerava 112KGFM a 1400RPM e vai até 1600RPM e 279CV a 2200RPM e agora o de final 15 que tinha o motor OM 904 de quatro cilindros que gerava 59KGFM a 1200RPM e vai até 1600RPM e 150CV a 2200RPM é tão rara que durou bem pouco tempo na linha e todos tinham, injeção common-rail, o 2425 tinha câmbio manual de seis marchas, já os de final 28 tinham câmbio manual de nove marchas. Os modelos antigos da Mercedes-Benz viraram linha tradicional que ficaram compostas pelo L-1318, 1718, 1720 e 2423 K, tirando é claro os cavalos-mecânicos que sairiam de cena no ano seguinte. O Tanque do Atego era de 150 litros para 1315 e o 1418, 210 litros para o 1725(opcionalmente podia vir com 300 litros) e 1718, 300 litros para o resto da linha: 1728,2428 e 2425.

                                                   
O Atego chegava ao mercado tinha a versão 1315 com o motor quatro cilindros 4.3 Turbo Diesel de 150CV e o 1418(foto) com esse motor calibrado para 177CV, mas calma que vem mais.

O 1718 com o mesmo motor quatro cilindros do 1418 

O 1725 com motor seis cilindros 6.4 Turbo Diesel de 245CV 

O 1728 com o motor seis cilindros 7.2 Turbo diesel de 279CV 

O 2428 6x2 com o mesmo motor do 1728 e havia o 2425 que tinha o mesmo motor do 1725 

Em outubro de 2005 na linha 2006 diante das baixas vendas o Atego 1315 dá adeus, o resto das versões seguia e como nasceu preparado para as novas legislações anti-poluentes, ele não teve mudanças, em março ele ganha o 1725 4x4 com motor que tinha com tração nas quatro rodas. Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda.

REESTILIZAÇÃO E MUDANÇA PARA ATENDER NOVA LEGISLAÇÃO ANTI-POLUENTES se dá em outubro de 2011 como linha 2012 e com isso além da nova grade dianteira, faróis duplos redondos  e para-choques, os modelos são renomeados: o 1418 virava 1419, o 1718 vira 1719, o 1725 vira 1726, o 1726 4x4  o 1728 vira 1729 esse é o único cavalo-mecânico da linha, o 2425 6x2 vira 2426 e o 2428 6x2 vira 2429, lógico tudo por causa dos novos motores chamado de Bluetec 5, no caso dos modelos com final 19 o motor era o OM 924 de quatro cilindros, 4.8 litros, é basicamente o OM 926 LA cortados dois cilindros a menos, inclusive o diâmetro x curso repete, taxa de compressão etc a cilindrada total é de 4800cm3 e com isso gerava 71.4KGFM a 1200RPM e vai até 1600RPM e 185CV a 2200RPM e o câmbio manual de seis marchas se mantinha, já os modelos final 26 agora contavam com OM 926 LA de 7.2 litros, herdados dos antigos 28 só que melhorado para cumprir a legislação anti-poluentes de 2012 e com isso gerava 92KGFM a 1200RPM e vai até 1600RPM e 256CV a 2200RPM e para os final 29 o OM 926 LA de 7.2 litros agora gerava 114KGFM a 1200RPM e vai até 1600RPM e 286CV a 2200RPM, já no câmbio de o 1726 podia ser o manual de seis ou opcionalmente de 12 marchas e o restante dos Ategos, manual de nove marchas com um crawler(oito+um).

                                                          
O Atego 2426 agora com motor seis cilindros 7.2 Turbo diesel de 256CV 

O 1726 com o mesmo motor do 2426 

O 1719 com motor quatro cilindros 4.8 litros, turbo diesel de 185CV 

O 1418 com o mesmo motor do 1718 
O 1729 com motor seis cilindros 7.2 Turbo diesel calibrado para 286CV 
O Atego 2429 6x2 com o mesmo motor do 1729 
O 1725 virava 1726 4x4 com o mesmo motor do 1726 



Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em Agosto de 2014 na linha 2015 chegava o 2430 6x2 ele mantém os 286CV, mas o torque agora era de 127KGFM a 1100RPM e vai até 1200RPM, além do manual de 9 marchas, agora havia a opção do manual-automatizado Powershift de 12 marchas herdados dos Axor e Actros.

                                                           
O Atego 2430 chegava ao mercado o motor se mantinha em 286CV, mas mantinha o torque.

Em setembro de 2015 na linha 2016 chegavam o 1729 6x2, agora chassi rígido, o 1730 4x2 cavalo-mecânico, o 2730 6x4 voltado ao uso do fora de estrada e os 3026 8x2 e 3030 8x2, no caso do 1729 o mesmo torque do antigos caminhões do final 29, já o 1730, 2730 e 3030 herdam o torque do 2430 e também as opções de câmbio: manual ou Powershift(manual-automatizada) com exceção do 1730 e do 2630 que só tinham o câmbio manual de nove marchas  e por último o 3026 8x2 que herdava os 256CV do 1726 e 2426 e o câmbio era apenas manual de seis marchas.

                                                   
O 1729 agora era 6x2 e o motor é o seis cilindros de 7.2 litros, turbo diesel de 286CV
O 3030 8x2 com o mesmo motor seis cilindros de 7.2 litros com 286CV, mas tinha mais torque
O 3026 8x2 com motor seis cilindros de 7.2 litros com 256CV 

O 2730 com o mesmo motor seis cilindros de 7.2 litros dos outros de final 30
O 1730 4x2 cavalo-mecânico com o mesmo dos outros de final 30 

O lançamento do Atego 6x4 era uma preparação: em abril de 2016 o Atron 2729 6x4 deixava de ser produzido e em outubro vinha a série edição limitada  e o Atego assumia de vez o lugar dos antigos médios da marca em todas as versões, agora com um 6x4 na gama era linha 2017 sem mudanças. Em outubro de 2017 na linha 2018 chegava as opções do câmbio manual-automatizado Powershift de oito marchas para o 1419,1719 Plataforma, 1719 lixo, 1719 Bebidas, 1726 e 2426. O 1729 coletor de lixo recebia o automático de seis marchas como opção, o 2730 6x4 ganhava a opção do manual-automatizado Power-Shift de 12 marchas. Em outubro de 2018 na linha 2019 nada muda, em outubro de 2019 na linha 2020 nada muda, em outubro de 2020 não teve alterações na linha 2021, afinal a Mercedes-Benz focou no novo Actros e no fim do Atron 1635 e do Actros antigo. 



   O Atego ateou modernidade no segmento nos anos 2000, afinal como resposta o Constellation da Volkswagen chegou no ano seguinte, o Volvo VM recebia facelift, o Ford Cargo recebia motores eletrônicos, afinal a modernidade na época foi puxada pela estrela de três pontas, herdeira de uma dinastia que começou nos AGL 1113, passou pelos HPN 1618 e hoje está nas mãos dele. 
























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