GLI:SIGLA DE PODER E FORTE PROXIMIDADE COM O BRASIL


A SIGLA GLI NO JETTA VENDIDO NO BRASIL É NOVA, MAS NO PASSADO TEVE MUITAS PROXIMIDADES COM O BRASIL 


A Volkswagen brasileira já usou a sigla GLi com "i" minúsculo já esteve em Gol, Parati, Santana e Quantum, mas sem nenhuma conotação esportiva, no caso do Gol era a versão luxuoso já que acima dele só havia o GTI, na Parati era intermediária de alta gama já que havia a GLSi, já em Santana e Quantum era a versão de entrada desse modelos. A Sigla retorna ao Brasil no Jetta, mas a sigla tem o "I"  Maiúsculo.

    GLI segundo a Volkswagen é sigla equivalente a GTI para os sedãs, ela estreou na Alemanha em 1981 no próprio Jetta com o mesmo motor do Golf GTI de primeira geração, o famoso EA 827 1.6 de injeção mecânica que gerava 14.3KGFM a 5000RPM e 110CV a 6100RPM, é o famoso "AP de biela curta" dos Passat TS dotado de injeção mecânica, mas o modelo não fez sucesso no mercado europeu, onde na segunda geração foi chamado de Jetta GTI, mas nos EUA é onde fez mais sucesso por extensão anos mais tarde para o Canadá e México, então nossa matéria é foco nos Estados Unidos.

                                                      PRIMEIRA GERAÇÃO 
                                                  

 A primeira geração do Jetta GLI dá as caras no mercado norte-americano em outubro de 1983 na linha 1984 bem no final da carreira dessa geração, mas ainda assim algo bem interessante, o câmbio era manual de cinco marchas de relações curtas, as rodas de liga-leve são as mesmas do nosso Gol GT, já encontramos uma proximidade aqui e não é só isso, embora instalado na transversal o motor se trata do EA 827 1.8 que aqui conhecemos como AP 1800 dotado de injeção eletrônica e com isso gerava 13.8KGFM a 3000RPM e 90CV a 5500RPM, ok, 20CV a menos que o equivalente europeu, mas com torque melhor distribuído ao gosto dos norte-americanos e era importado da Alemanha para os Estados Unidos 




                                                     SEGUNDA GERAÇÃO 
                                                    

Em outubro de 1985 na linha 1986 o Jetta chegava a sua segunda geração lançada nos EUA, nessa época ele continuava vindo da Alemanha, mas em outubro de 1986 na linha 1987, estreava um novo GLI, o câmbio era  manual de cinco marchas e ganhava destaque o "16V" embaixo do GLI e justamente ele era principal novidade: o motor EA113 2.nada 16V que é uma evolução da EA 827 nesse caso com bloco alto, bielas mais longas e é claro o cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 18.3KGFM a 4400RPM e 136CV a 5500RPM e além dessas alterações ganhou cabeçote de fluxo cruzado e se está perguntando: é o mesmo motor do Gol GTI 2000 16V? sim, é ele mesmo, mas no Gol já foi beneficiado com a potência extra na época, é o famoso AP 2000 16V, sim ele era chamado assim no Brasil na época, além disso outra proximidade: as rodas de liga-leve são bem parecidas com as usadas no primeiro Gol GTi 2000, mas pelo visto ela tem aro maior, mas não posso confirmar. 


                                                        TERCEIRA GERAÇÃO 

Na terceira geração não houve um GLI e pela primeira vez o Jetta vendido nos EUA vinha do México, lógico que no período de 1979 até 1982 chegou a ser feito nos EUA, mas em 1984 já não era mais, voltando a terceira geração que chegava ao mercado norte-americano em outubro de 1993 na linha 1994 era derivada do Golf de terceira geração, apesar de não ser um GLI, o Jetta ao menos teve uma versão mais forte nos EUA: a GLX 2.8 VR6, que o R é de "Reinhe" de linha em alemão, por que o ângulo das bancadas era de apenas um grau, possibilitando o uso de apenas um cabeçote, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gerava 24.5KGFM a 4200RPM e 174CV a 5800RPM e o câmbio era manual de cinco marchas, você deve esar perguntado se é o mesmo dos Passat VR6 vendido aqui no Brasil nos anos 1990: A resposta é sim. o GLX 2.8 VR6 era basicamente um "GLI com roupa discreta" e lógico a terceira geração do Golf foi a primeira a chegar no Brasil, mais duas proximidades encontrada.

                                                         QUARTA GERAÇÃO 
                                                  

 Lembra do Bora? se sim, nos EUA, Canadá e México ele era chamado de Jetta e lógico era quarta geração do modelo feito na PQ 34, ele foi lançado nesses três mercado em outubro de 1999 como linha 2000, mas ele só foi ganhar uma versão GLI em outubro de 2002 como linha 2003 e ele inaugura o câmbio manual de seis marchas e trazia o VR6 2.8 24V herdado da geração anterior com seus 24.5KGFM e 174CV, mas seria por um período breve, afinal em outubro de 2003 na linha 2004 duas novidades para o GLI, a versão VR6 ganhava o cabeçote de 24 válvulas e com ele a variação nos comandos de válvulas e coletores e com isso agora ele gerava 27KGFM a 3200RPM e 200CV a 6200RPM se está perguntando: é o mesmo motor do Golf GTI VR6? sim ele mesmo e de quebra a Volkswagen cria um GLI "mais acessível" que tinha com câmbio manual de cinco marchas e o motor EA 113 1.8 20V Turbo, motor com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo um deles acionado por correia dentada e outro por corrente metálica é basicamente um "AP 1800" com cabeçote de fluxo cruzado, 5 válvulas por  cilindro, turbo, intercooler, pistões e bielas forjadas e com isso gerava 24KGFM a 1950RPM e 180CV a 5750RPM é o mesmo usado no Golf IV GTI nacional de 2002 até 2009(de 2007 até 2009 teve leve alteração na potência quando andar  com gasolina de alta octanagem) e em 2005 chegava a nova geração do Jetta que você verá abaixo, mas antes vale a menção que o 1.8 20V Turbo ganhou a opção do câmbio automático de cinco marchas 


                                                             QUINTA GERAÇÃO  
                                             

A Quinta geração do Jetta é justamente a que chegou ao Brasil com motor cinco cilindros 2.5 20V em 2006, mas um ano antes ele havia sido lançado nos Estados Unidos, Canadá e México e curiosamente nesse último ele se chamava Bora, o motivo: é que o Jetta de quarta geração vendida bem na terra da tequila, aliás o Jetta até hoje vende bem no México, na mesma época que chega ao Brasil, nos EUA chegava o GLI, aliás pela primeira vez o modelo tinha suspensão Independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, além do manual de seis marchas, ele estreava o manual-automatizado de dupla embreagem chamado de DSG pela Volkswagen, no visual rodas de liga-leve,  grade  colmeia vinham da quinta geração do Golf, nessa geração o Jetta compartilhou dianteira com o Golf vigente, já no motor estreava o EA 113 2.nada 16V Turbo FSI(ou simplesmente TSFI) era mais uma evolução do EA827(que aqui nós conhecemos como AP), no lugar da quinta-válvula por cilindro ela tinha a injeção direta, manteve o bloco de ferro, cabeçote de alumínio, e o duplo comando de válvulas no cabeçote sendo um deles acionado por correia dentada e outro na traseira por corrente metálica, é claro turbo, intercooler e a própria injeção direta, bloco alto e bielas longas com isso ele gerava 28KGFM a 1950RPM e 200CV a 5100RPM é o motor usado nos Passat/ Passat Variant e A3 de segunda geração vendidos no Brasil e no câmbio outra novidade: além do manual de seis marchas, estreava o manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas chamado de DSG pela Volkswagen e essa geração do Jetta seguiu até 2010 e aí uma nova geração entra no lugar, vale lembrar que o próprio Jetta 2.5 20V era vendido no Brasil era igual ao 2.5 vendido lá, só não tivemos o GLI , mas em outubro de 2008 na linha 2009 ele recebe o EA888 2.nada 16V TSI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gerava 28.5KGFM a 1700RPM e 200CV a 5100RPM e na linha 2010 lançada em 2009 nada muda e logo depois chega a nova geração do Jetta 


                                                            SEXTA GERAÇÃO 

A sexta geração do Jetta chegava aos EUA em outubro de 2010 como modelo 2011, mantendo a plataforma PQ35, mas o modelo havia crescido nas  suas dimensões, e nas versões comuns mantém o 2.5 20V e estreava o 2.nada aspirado e lógico o GLI, aliás o Highline vendido aqui no Brasil era basicamente o GLI com "roupa discreta", o câmbio de dupla embreagem com seis marchas  é mantido, assim com o motor EA888 herdado da geração anterior, ele segue sem mudanças até outubro de 2013 na linha 2014 quando nas versões comuns o 2.5 20V dá lugar ao 1.8 16V TSI da família EA888 e o 2.nada 16V exclusivo do GLI vai a 211CV, em outubro de 2015 como linha 2016 chegava o facelift e era última mudança e ele daria lugar a nova geração que você vê abaixo.

                                                               SÉTIMA GERAÇÃO 

Antes de mais nada recomendo ver a avaliação do Jetta GLI  quando fiz a matéria sobre a plataforma MQB o Jetta nessa base não havia sido lançado, ele foi lançado em julho de 2018 nos EUA e de início com o motor EA 211 1.4 16V TSI de 150CV e câmbio automático de oito marchas, dois meses depois chega ao Brasil, mas o câmbio era o automático de seis marchas, aliás para América Latina o câmbio é o automático de seis marchas(inclusive onde ele é fabricado, no México), Faltava alguma coisa e ela veio em fevereiro: A versão GLI chegava ao mercado norte-americano trouxe a última versão do EA888 que tem sistema de injeção direta e indireta(ou seja sistema duplo de injeção) e com isso gera 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4500RPM e 230CV a 4500RPM e vai até 6200RPM e o câmbio é dupla embreagem com sete marchas chamado de DSG pela Volkswagen, mas para América Latina(sim de novo....) inclusive o México, o câmbio é o dupla embreagem de seis marchas, está desmerecendo o Jetta GLI? longe disso, é um carro com excelente custo/benefício dentro da sua faixa de preço, é só ler a matéria, mas enfim as aproximações sucessivas da sigla GLI chegaram ao Brasil agora a bordo Jetta.

  Ou seja apesar do Jetta até a terceira geração não ser vendido no Brasil, tivemos três proximidades: AP 1800 no primeiro, AP 2000 16V no segundo, VR6 conhecido nos anos 1990 no terceiro(embora esse foi o único a não ter versão GLI), O modelo que aqui conhecemos como Bora, lá se chamava Jetta e as versões GLI usaram VR6 2.8, VR6 2.8 24V e o EA 113 1.8 T 20V, os dois últimos usados no Golf nacional, na quinta geração o Jetta chegou a ser vendido aqui com motor de cinco cilindros, mas nos EUA teve o GLI com motor turbo e inclusive foi a geração que estreou o EA888 no final da carreira daquela geração, na sexta o Highline vendido no Brasil era basicamente um GLI com roupa discreta, inclusive tendo o mesmo conjunto motor-câmbio e agora na sétima a versão GLI chega ao país integralmente, é uma sigla de poder.                                                         

                          

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