TOYOTA DÁ ADEUS AO SEGMENTO DE SEDÃS COMPACTOS
Já nos despedimos do hatch, agora é vez se despedir do sedã, afinal o Toyota Corolla que é um sedã médio e mais caro, vende bem mais e o Yaris apesar de vender bem mais que o Etios, ficou longe de ser um sucesso.
A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO se dá em Junho de 2018 feito na plataforma EFC/NBC em Sorocaba, São paulo, ele media 4.42 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.49 metros de altura e 2.55 metros de entre -eixos, ele chegou nas versões XL, XL Plus Tech, XS e XLS, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT e o motor era o VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gerava 14.3KGFM a 4000RPM e 105CV a 5600RPM e com álcool vai a 14.9KGFM e 110CV nas mesmas rotações, no caso a XL podia vir com câmbio manual ao passo que as outras acima apenas com o CVT e aqui era o único caso onde o motor 1.5 podia ir atrelado ao câmbio manual.
O Yaris Sedan chegava ao mercado e aqui apenas o 1.5 16V de 105CV com gasolina e 110CV com álcool e podia ser atrelado ao câmbio manual, algo que não acontecia no hatch.
Em Outubro de 2019 na linha 2020 ele perde o câmbio manual.
O FACELIFT: Chegou em Janeiro de 2022, ele ganhou nova grade dianteira e para-choques, a traseira não mudou, o motor 1.5 16V passou por atualizações para cumprir emissõese e manteve os 14.3KGFM a 4000RPM e 105CV a 5600RPM e com álcool foi a 14.9KGFM e 110CV e ganhou painel em tela de TFT de 3.5 polegadas.
O Yaris ganha nova grade dianteira, faróis e sem mudanças na traseira, mas o motor 1.5 16V de 105CV com gasolina e 110CV com álcool seguia no modelo.
De lá para cá, o Yaris passou sem grandes mudanças em Agosto de 2025 ele sai do site da Toyota brasileira e com isso está morto e enterrado, mas deixará o 1.5 16V como herança ao futuro Yaris Cross.
Comentários
Postar um comentário