POST 4800 PARTE 2: CHEVROLET SEIS CILINDROS 292 4.8: O MOTOR DE CAMINHÃO

A SEGUNDA PARTE DO POST COMEMORATIVO COM MOTOR CHEVROLET SEIS CILINDROS 292 4.8 


Como foi prometido no post 4800   , ele teria a parte 2 do 4800 que seria o seis cilindros 292 4.8 usado nos caminhões, já nos EUA ele chegou a ser usado em picapes, no caso brasileiro, o seis cilindros 261 4.3 pertencia a primeira geração, já o seis cilindros 230 3.8 e o 250 4.1 que é o mais famoso deles, inclusive teve até    post comemorativo com os modelos que usaram, picapes, Opala, Omega e outros  , mas o 292 só foi usado em caminhões. 

    Fez sua estreia em outubro de 1971 na linha 1972 e ao contrário de outros motores á gasolina em caminhões ele chegou até atravessar a década de 1980, lógico ganhou a opção á álcool a exemplo do V8 302 para o Galaxie Landau e o V8 318 5.2 que foi usado nos caminhões Dogde e Volkswagen(no caso dos caminhões Dodge, já estavam sob o comando da Volkswagen).  Antes vamos olhar os dados 

DIÂMETRO X CURSO: 98.4 x 106.4mm
CILINDRADA:4777cm3
TAXA DE COMPRESSÃO: 7,5:1
TORQUE: 38.6KGFM a 1600RPM
POTÊNCIA: 161CV a 3800RPM

Agora para o C60 nos anos 1980
TORQUE:32.1KGFM a 1600RPM
POTÊNCIA: 129CV a 3600RPM

Agora no A60 que é álcool 
TAXA DE COMPRESSÃO: 9,5:1
TORQUE:32.6KGFM a 1600RPM
POTÊNCIA:143CV a 4000RPM

Agora para os modelos C40/11000/13000/19000/21000/23000

TORQUE:32KGFM a 1600RPM
POTÊNCIA: 130CV a 3600RPM

Agora para os modelos A40/11000/13000/19000/21000/23000 á álcool

TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
TORQUE:34.7KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 148CV a 3800RPM 

É um motor com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas é da mesma família da usada no Opala e mais tarde em Omega e também picapes só que na cilindrada 4.1(250).

                                                         C60/A60

Em outubro de 1971 na linha 1972 como resposta ao novo Ford V8 292 Y-Block e o Chrysler V8 318 LA chegava o novo seis cilindros da Chevrolet para caminhões era o 292 4.8 que tinha 161CV era ainda mais fraco que os rivais, mas ao menos era mais econômico que eles e a distância diminuía, afinal era maior ainda contra o antigo seis cilindros 261 4.3, lógico que convivendo com os diesel, um  ano depois estoura a crise do petróleo, mas a Chevrolet mantém o seu seis cilindros á gasolina, lógico que assim com os V8 perante os diesel ele ficava inviável e seguiu até Outubro de 1980 quando o modelo ganhou nova grade dianteira, faróis e de quebra o motor seis cilindros 261 4.3 deu adeus, já o 292 4.8 seguiu e agora o modelo á gasolina tinha torque e potência em valores líquidos e com isso gerava 129CV e estreava o modelo á álcool com 143CV, lembrando que vários fabricantes lançaram caminhões á álcool naqueles anos 1980 e ele seguiu até outubro de 1985 na linha 1986 quando chega uma nova geração dos caminhões Chevrolet que abordarei mais tarde.


                                                                       A40/C40 
                                      

 A Chevrolet estreava no mercado de caminhões leves em outubro de 1984 com os modelos A/C e D40, mas lógico o último ficou mais famoso por motivos óbvios(era á diesel), mas a GM seguiu mantendo uma opção de motor á gasolina ou álcool para o seu caminhão leve, aliás o álcool da Chevrolet ganhou o apelido de "Canavieiro", mas o seis cilindros 292 4.8 passou por alterações ele agora gerava 130CV na versão á gasolina e na versão á álcool com a aumento da taxa de compressão passou a gerar 148CV e em outubro de 1989 na linha 1990 como era esperado: as vendas bem maiores do D40 fizeram o A e o C 40 darem adeus ao mercado e ele faz parte da última geração de caminhões Chevrolet feita no Brasil(sim, tivemos os GMC mas é outra marca).


                                                         11000/13000/19000/21000/23000 
                                                     

Ok, a foto é um modelo á diesel, mas em outubro de 1985 na linha 1986 chegava a nova linha de caminhões Chevrolet e também chegava com a opção dos motores seis cilindros 292 4.8 á gasolina ou álcool e inclusive com as mesmas características do D40, tinha um visual que lembrava os caminhões norte-americanos da época, embora o desenho foi feito pela própria General Motors do Brasil(mas o chassi era norte-americano) e o mesmo vale para os leves 40 e ele acabou sendo o último médio á alcool, já que a Ford médio perdeu o MWM á álcool e a Volkswagen deu adeus ao V8 318 LA da Chrysler e ele com os irmão C40 foi o último caminhão movido á gasolina fabricado no Brasil e em outubro de 1989 na linha 1990 o modelo á álcool dá adeus e surpreende: os 19000/21000 e 23000 dão adeus, o 11000 dá lugar ao 12000 e o 13000 dá lugar ao 14000 e por incrível que pareça mesmo com baixas vendas da versão á gasolina(aliás as vendas em geral no final de carreira dessa caminhão eram baixas) ele acabou dando adeus junto com o próprio caminhão em outubro de 1995 na linha 1996 e aí substituiu pelos GMC importados e depois nacionalizados.


Essa foi a segunda parte do post 4800 

                                                

Comentários