FORD SÉRIE F DE QUINTA GERAÇÃO "PITBULL": O ÚLTIMO DOS MÉDIOS


O "PITBULL" FOI O ÚLTIMO MÉDIO DA SÉRIE F 

Chegamos a última rodada da história dos caminhões Ford, lembrando que as matérias histórica de caminhões só pararam por que o site caminhão antigo brasil saiu do ar, uma pena afinal tinha muitos dados lá.

   Mas com o anúncio do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo-SP, não sabemos se a CAOA e outros dois candidatos vão comprar  á fábrica ou não, então decidi por ir em todos os caminhões Ford, inclusive quando eu suspendi o próprio Sapão viria depois do Mercedes-Benz LN, mas infelizmente não deu, com o anúncio do fechamento da fábrica decidi aproveitar e fazer a matéria. 

    A Ford em 1998 decidiu pela renovação de toda a Série F,  Começando pela F-250 que substituiu a F1000 e  passando pelo novo F4000 que chegou a sair de linha em 2011 e retornar em 2014 , os modelos médios também não ficariam de fora e na mesma época chegava os novos modelos, afinal o 
antigo "Sapão" acabou ficando seis anos no mercado e era evidente eu envelhecimento precoce, principalmente no motor aspirado.

A CHEGADA DOS NOVOS MÉDIOS:  Chegavam em outubro de 1998 como linha 1999 junto com a F250 e com o F4000, eram os novos F12000 e F14000 e de quebra ganhava mais um irmão: o F16000,   desde os modelos fabricados de 1972 até 1992 ele não tinha um modelo acima de 14 toneladas.  O câmbio era manual de cinco marchas para os F12000 e 14000 e de seis marchas para o F 16000, já o motor pela primeira vez na história um caminhão Ford á diesel não saia com motor MWM,  O próprio Cargo nos modelos com final 13 usava motor MWM , para o F12000 e 14000 ele ganhava o motor usado no Cargo com final 17, era o Cummins seis cilindros Série B de 5.9 litros, o seu diâmetro era de 102mm e o curso de 120mm o que totalizavam 5883cm3, a sua taxa de compressão era de 17.5:1 com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, turbo, intercooler e bomba injetora mecânica ele gerava 58KGFM a 1600RPM e 162CV a 2600RPM e o curioso era plaqueta "160" abaixo dos F12000 e F14000, já o 16000 usava uma calibração mais forte desse mesmo motor que gerava 72KGFM a 1500RPM e 208CV a 1600RPM e embaixo do "F16000" tinha a plaquetinha "210", outra característica do F16000 é que permitia a instalação do terceiro eixo, só que o terceiro eixo não vinha de fábrica. A sua suspensão era eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos, já o tanque era de 150 litros, já para o F16000 era de 285 litros e três anos depois o motor de 208CV também passava a equipar o Cargo nos modelos com final 21.

                                                     
O F12000 chegava com motor Cummins Seis cilindros 5.9 de 162CV 

O F14000 tinha o mesmo motor do F12000.

Já o F16000 tinha uma calibração mais forte do 5.9 seis cilindros:208CV

  E o curioso que o visual voltava a se alinhar ao norte-americano da época, depois de anos com facelits locais no modelo lançado em 1972(o facelift foi feito em 1986) e o modelo "Sapão" de desenho da Ford brasileira na época sob a Autolatina.  Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 ele passava ser feito na fábrica de São Bernardo do Campo-SP toda a linha de caminhões foi transferida para lá, inclusive o Cargo, afinal os vizinhos do bairro Ipiranga reclamavam do barulho da fábrica.

   E ele seguiu sem alterações até outubro de 2005 quando ele deu adeus e não recebeu os motores adaptados para o Euro III, o F4000 e F 350 seguiram com motor estrangulado, mas o Série F médio dava o seu adeus, afinal a linha Cargo média acabou substituindo e com louvor.

   O última da Série F, tinha um visual bem norte-americano(afinal era baseado no F-750 norte-americano) e só não é o último bicudo da Ford por que o F4000 segue.

    Esse foi o último artigo sobre caminhões Ford, já que a fábrica de São Bernardo do Campo-SP, se não arrumar comprador, os caminhões Ford serão história, mas deixo o link de outras matérias históricas de caminhões Ford não linkas.




Comentários

  1. O f16000 é uma boa pedida pra quem quer comerça no ramo rodoviário de carga pois a maioria dos caminhões de hj em dia são muito caros pra quem quer comerça optando por caminhão antigos q muita transportadora n quer carregar

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    1. Acredito que sim, afinal o F16000 saiu de cena em 2005 , as transportadoras preferem caminhões novos, para os autônomos acredito que seja uma boa pedida.

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  2. Dizem que a mecânica do f12000 é a mesma dos cargos do ano 2000, verdade?

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    1. No caso do motor sim, acredito que a caixa de câmbio também, agora suspensão e freios eu já não sei se são os mesmos. mas o motor sim é o mesmo, no caso dessa Série F dessa geração.

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  3. Eu acho que o design da última geração é brasileiro, pois foi apresentado aqui como modelo 1999 e nos EUA como modelo 2000.

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    1. Confesso que pelo seu comentário dei uma olhada, realmente nos EUA foi lançado um ano depois, mas era facelift do modelo norte-americano anterior, agora o Sapão que é a geração anterior foi desenhada aqui.

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    2. Pois é. Estava olhando em alguns sites e nossa quinta geração é Sétima geração nos EUA, e a geração anterior até 1999 tem a cabine baseada na nossa última F1000, e tem a frente bem quadrada enquanto a nossa é o Sapão. Por isso acho que o "Pitbull" foi criação do Brasil, pois parece uma atualização do Sapão e com o uso da cabine da f250 um ano antes dos EUA. Mas não achei em lugar nenhum informações oficiais a respeito disso.

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    3. Eu acredito que foi usado o próprio modelo norte-americano, mesmo. afinal a cabine do norte-americano é bem diferente do sapão, o sapão sim foi desenvolvido no Brasil, a cabine, talvez a Ford brasileira colocou uma dianteira diferente e a matriz norte-americana gostou e aproveitou.

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    4. Concordo, de fato as cabines de todas gerações são baseadas nas americanas. As partes dianteiras que tinham uma diferenciação nos nacionais, onde ficou mais evidenciada no Sapão. Em tempo, curto muito suas matérias detalhadas, principalmente em nível de curiosidades sobre veículos.

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    5. Obrigado pelo elogio! sempre buscamos fazer o melhor, inclusive temos até matéria do sapão por aqui.

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  4. Amigo qual conprimebto original do pitibul

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