RETROSPECTIVA: O QUE FIZEMOS EM 2023: O QUE FIZEMOS NESSE ANO!

                                                                 


      

O ANO DE 2023 TROUXE BASTANTE MUDANÇAS, MAS MESMO ASSIM AINDA CONSEGUIMOS TRAZER COISAS 

Chegou a hora de fazer um balanço do que fizemos nesse ano, afinal tivemos novidades na vida, afinal uma mudança de endereço, acabou meio complicando a logística nas avaliações, mas mesmo assim ainda faremos e ano que vem talvez faremos mais, por que já consegui resolver em parte a logística, Mas enfim vou ter que deixar alguns mods para o ano que vem, por que não pude comprar, mas lógico o Gran Turismo 7 seguiu bem por aqui, o On The Road teve apenas a live da cegonheira que foi lançada e apenas isso, o próprio Bus Simulator que teve a DLC Next Stop e fizemos ela e foi a redenção do ônibus Iveco Urbanway, lógico o caminhão que você viu aí é o Kenworth T 680 100 Years que acabou de chegar no ATS, mas enfim vamos comentar sobre o ano de 2023 o que fizemos.

                                                       AVALIAÇÕES 

Alguns modelos não deram certo agora, no caso o Peugeot 208 Turbo, o C3 AirCross vi na concessionária, mas não estava disponível para test-drive, vou esperar ano que vem e o próprio Fiat Fastback Abarth, sim me reconcilei, mas agora sobre outro grupo de concessionária, depois explico melhor e lógico a Honda ficou mais distante e ao mesmo tempo perto de casa, no caso o carro do meu irmão e a concessionária que era perto do meu antigo endereço fechou e e eu me mudei, mas enfim ano que vem, com parte dos problemas logísticos vou atrás do ZR-1 também, mas houve algumas "trocas" planejei a Gladiator, mas como veio a Ram Rampage "renunciei" a favor dessa última e a F-150 também fiz "renuncia" em favor da nova Ranger, bom enfim vamos as avaliações desse ano, lembrando que Polo GTS renovado, Tiguan 300 TSI ao menos não tinha na concessionária para test-drive e a nova Saveiro também não, outra caso que tive que adiar foi o Mégane E-Tech, afinal depois do dia 15 de Dezembro começa as preparações para o natal e as concessionárias tem muito movimento aí parei, mas enfim apesar dos percalços tivemos novidades por aqui e muito boas!

                                                    
O Volkswagen Virtus Highline 200 TSI foi o primeiro carro avaliado.


                                                  
A segunda geração da Chevrolet Montana foi o segundo carro avaliado 


                                                 
A quarta geração do Sentra vendida no Brasil foi o terceiro carro avaliado 


                                                  
Pela primeira vez um carro usado: o último Civic nacional por aqui.


                                                   
A Fiat Strada Ultra Turbo 200, mostrando que o três cilindros turbo deixou ela com um desempenho que jamais ela sonhou.


                                                
O Versa Exlusive 1.6 16V que manteve a boa quantidade de equipamentos e ainda aumentou eles.


                                                 
A nova Ford Ranger marcou presença com o seu motor V6 Turbo Diesel.


                                                    
A Ram Rampage colocando seu poderoso motor turbo gasolina de 272CV.



Olha a última avaliação de 2023 foi a Rampage mesmo, fruto da logística mais complicada agora, mas enfim de qualquer forma teve avaliação, quero agradecer as concessionárias Futura Volkswagen(Virtus), Metronorte Chevrolet(Montana), Globo Nissan(Sentra e Versa), DVA Ram(Rampage), Dimas Ford(Ranger) e no caso Phipasa Fiat(Strada Turbo) sim a Fiat apareceu por aqui, mas agora foi em outro grupo empresárial, então os meus agradecimentos as concessionárias citadas acima e também tenho que agradecer ao meu irmão que cedeu o Honda Civic X dele, uma avaliação de carro usado pela primeira vez por aqui.

                                                       ON THE ROAD 
                                                      

Vou ser sincero: no On The Road só fiz uma live,  foi o lançamento da cegonheira, apenas isso esse ano.

                                                     BUS SIMULATOR 21
                                                  

O Bus Simulator 21 tinha virado ano passado, mas a produtora lançou a DLC Next Stop que adicionou mais quatro bairros e fomos lá fazer esses bairros e que aconteceu? a redenção do ônibus Iveco Urbanway que quando eu não tinha o macete, digamos assim dos bairros eu apelidei de "Ônibus FNM" por que me incomodei em Gold Island, mas enfim veio a redenção ele conclui a última fase da parte Next Stop.

                                                       GRAN TURISMO 7
                                                  

Esse ano o Pista para todos marcou presença, além disso tivemos carros que vieram por atualização lógico vou tirar os de corrida e preparados, só vou colocar os de rua por aqui, no caso logo no início do ano teve Citroën DS21, Porsche 911 Carrera RS 2.7, Toyota Alphard V6 3.5 24V, Mazda 3 Burgurdy Edition X 2 litros 16V, Porsche 959 2.9 24V Biturbo, Alfa Romeo Giulia GTV 1600, Nissan Skyline GT-R Nismo, Aston Martin Valkyrie, Subaru Impreza WRX STI 2 litros 16V Turbo 2004, Mitsubishi Lancer Evolution III GSR 2 litros 16V Turbo, Jaguar XJ220 V6 3.5 24V Biturbo,Maserati MC20 V6 3 litros 24V Biturbo, Chevrolet Corvette C1 V8 283 4.6 1958, Toyota Himedic Ambulance(Hiace) 2.7 16V, Toyota GR Corolla 1.6 12V Turbo, Honda Civic XI Type R 2 litros 16V Turbo, Tesla Model 3 Performance, Dodge Charger R/T V8 426 1968, Dodge Challenger SRT Demon V8 6.2 Supercharger, Mercedes-Benz 190 E Evolution 2.5 16V 1989, o Porsche 911 GT3 RS 992,Nissan Skyline Nismo 400R 2.8 24V Biturbo e o Lexus LF-A V10 4.8 40V. Lógico aqui não estou contando preparados como Maverick, Civic preparado e de corrida como o Audi RS5 da DTM, por exemplo, então focarei nos carros de rua, lógico desses carros só não tiveram vídeo e volta rápida o Porsche 911 Carrera RS 2.7 1973, o Mercedes-Benz 190 E Evolution 2.5 16V 1989, a Toyota Himedic e o Nissan GT-R Nismo R32, lógico o R32 Nismo vai ter só apresentação por que o GT-R R32 "cívil" tem a mesma potência e virá primeiro, no caso da Ambulancia vamos esperar todos os Toyotas novos virem que são de uso cívil e lógico faltam 911 Carrera RS 2.7 e 190E, no caso do Mercedes-Benz está próximo, mas nem tanto, mas no feliz ano novo eu explico melhor. e já o 911 Carrera foi "ultrapassado" pelo 959 e o único carro que veio em atualização em 2022 e foi "ultrapassado" duas vezes foi o 918 Spyder, no caso primeiro pelo Cayman GT4 e depois pelo 911 992 e lógico também pelo 959 também. O ano já começou com o Corvette C8 e lógico além desses deu para encaixar vários carros chegando a 182 carros! e lógico aqui o "Pista para todos" se fez presente, tivemos Fiat 500 Clássico, Fusca, Kombi e lógico não faltou Ferrari, Porsche e vários recordista de inferno verde por aqui como todos os Civic Type R tirando o VI e o Mégane R.S e além lógico de um esportivo recém-lançado que era o GR Corolla. Agradecimentos ao M.Roger, Wagner Maurente, Game Over RobsonB, Well Gamer(o xará) e outros, e sim me aposentei esse ano da Manufacturer e da Nations, mas a Copa Toyota farei a última ano que vem e me aposentarei da Copa Toyota, mas o Gran Turismo óbvio que não.

                                                                
A última geração do Corvette inaugurou a volta rápida 
Aqui em visão interna 

O Corvette foi o carro que veio na atualização de natal de 2022, mas o primeiro carro a ter volta rápida em 2023 que estava desde o lançamento foi o Pagani Huayra V12 6L 36V Biturbo

                                                  
Aqui do Pagani Huayra 
A visão interna do Huayra 

O primeiro clássico a vir foi o Nissan Skyline GT-R 2000 24V 1973 e por falar em clássicos tivemos o carro mais velho do jogo a aparecer por aqui.

                                                  
O GT-R 2000 24V 1973 e já foi confirmado o resteste dele.
Visão interna 

O carro mais velho do Gran Turismo 7 apareceu por aqui é o Mercedes-Benz S-Baker Tourer V8 6.8 Supercharger 1929.

                                                 
Visão externa do S-Baker Tourer 
Visão interna do S-Baker Tourer 

Agora vamos a última volta do ano é o Mercedes-Benz AMG GT R V8 4 litros 32V Biturbo, vou deixar os vídeos abaixo.

                                                  
Visão externa 
Visão interna 

O primeiro carro de atualização de 2023(estou tirando os modelos que vieram em 2022 como o Bugatti Chiron, Silvia K´S entre outros, foi o Jaguar XJ 220.

                                                   
Visão externa 
Visão interna 

E o último carro de atualização foi o Dodge Charger R/T V8 426 7 litros 1970 
                                                     
Aqui em visão externa 
Aqui em visão interna 

Agora o recordista é o Aston Martin Valkyrie carro que veio em atualização esse ano e o lanterna é o Fiat 500F 1968, vou deixar as fotos aqui e depois temos curiosidade sobre o ranking, o primeiro ranking do ano e o último do ano.

                                                        
Visão externa do Valkyrie 
Visão interna 
O 500 clássico é o lanterna 
Visão interna 

Agora vamos ver o ranking da volta rápida quando o Corvette C8 inaugurou esse ano e como está a agora, quem ficou no top 10 e quem não ficou.

Abaixo o ranking quando o Corvette C8 fez a volta rápida 

 1 BUGATTI VEYRON W16 8 LITROS 64V QT                                   1min45seg349        ED
2 LAMBORGHINI HURACAN V10 5.2 40V FSI                               1min45seg352         ED
3 CHEVROLET CAMARO ZL1 V8 6.2 SUPERCHARGER              1min48seg794         EM
4 DODGE SRT VIPER GTS V10 8.4                                                    1min48seg866         ED
5 MCLAREN MP4-12C V8 3.8 32V BITURBO                                  1min50seg209         ED
6 DODGE VIPER SRT10 V10 8.3                                                         1min50seg252          ED
7 BAC MONO 2.5 16V                                                                             1min50seg454         EM
8 PORSCHE CAYMAN GT4 3.8 24V                                                   1min50seg759         ED
9 CHEVROLET CORVETTE C8 V8 6.2                                              1min51seg000         ED
10 KTM X-BOW 2 LITROS 16V TFSI                                                    1min51seg722          ED 

Aqui agora o último ranking do ano

1 ASTON MARTIN VALKYRIE V12 6.5 48 HYBRID                            1min32seg789      ES
2 PORSCHE 911 GT3 RS 4 LITROS 24V (992)                                      1min42seg978      EM
3 BUGATTI CHIRON W16 8 LITROS 64V QUADRITURBO           1min43seg125        ED
4 NISSAN GT-R NISMO V6 3.8 24V BITURBO                                  1min44seg941       EM
5 PAGANI HUAYRA V12 6 LITROS 36V BITURBO                          1min45seg203       ED
6 BUGATTI VEYRON W16 8 LITROS 64V QT                                   1min45seg349        ED
 7 LAMBORGHINI HURACAN V10 5.2 40V FSI                               1min45seg352         ED
    RUF CTR3 3.8 24V BITURBO                                                           1min45seg352        EM
9 LAMBORGHINI MURCIELAGO V12 6.5 48V                                1min45seg755        ED
10 CHEVROLET CORVETTE ZR-1 V8 6.2 SUPERCHARGER         1min46seg071        EM

Como mudou radicamente? não é mesmo? o Bugatti Veyron caiu de primeiro para sexto lugar, o Lamborghini Huracan caiu de segund para sétimo, o Chevrolet Camaro ZL1 caiu de terceiro para vigésimo primeiro, ficando fora do top 10,  mas lembre-se que apareceu nesse ano Corvette C6 e C7 ZR-1, o Dodge SRT Viper GTS V10 8.4caiu de quarto para vigésimo terceiro, o Mclarnen MP4-12C caiu de quinto para trigésimo segundo, o Dodge Viper SRT10 caiu de sexto para trigésimo quarto, o Bac Mono caiu de sétimo para trigésimo quinto, o Porsche Cayman GT4 caiu de oitavo para trigésimo sétimo, o próprio Corvette C8 caiu de novo para trigésimo oitavo e o KTM X-Bow caiu de décimo para quadragésimo primeiro, mas vale lembrar que o ranking aumento de 82 para 182 carros, foram 100 carros, dois carros que vieram em atualização em 2023 são o primeiro e segundo colocado agora respectivamente: o Aston Martin Valkyrie e o Porsche 911 GT3 RS 992, o Bugatti Chiron entro no ranking esse ano, já foi recordista e foi terceiro, o Nissan GT-R Nismo também entrou nesse ano e ficou em quarto e já foi terceiro,o Ruf CTR3 também entrou nesse ano e empatou com o Lamborghini Huracan, em nono lugar está o Lamborghini Murcielago e fechando o top 10  desse ano está o Corvette C7 ZR-1 que teve volta rápida esse ano. Agora vamos aos dez últimos, também teve mudanças, afinal aqui é "Pista para todos", abaixo quando o Corvette C8 fez a volta rápida 

73 MAZDA MX-5 MIATA 1.6 16V 1989                                          2min17seg544           NM
74 TOYOTA PRIUS G 1.8 16V HYBRID                                         2min18seg584           NM
75 HONDA S660 0.7 12V TURBO                                                  2min19seg449            NS
76 MAZDA DEMIO 1.5 16V TURBO DIESEL                               2min20seg597           NM 
77 DAIHATSU COPEN S 0.7 16V TURBO                                    2min27seg311            NM
78 SUZUKI CAPPUCCINO 0.7 12V TURBO                                 2min28seg400          NM
79 FIAT 500 LOUNGE 1.2 DUALOGIC                                         2min30seg101            NM
80 MINI COOPER S1000 1965                                                        2min32seg140           ND
81 HONDA S800 1966                                                                       2min32seg463           ND
82 JEEP WILLYS MB 2.2 1945                                                       2min47seg947            ND 

E agora os dez últimos atuais com a volta rápida do Mercedes-Benz AMG GT R

173 SUZUKI CAPPUCCINO 0.7 12V TURBO                                 2min28seg400          NM
174 FIAT 500 LOUNGE 1.2 DUALOGIC                                         2min30seg101            NM
175 MINI COOPER S1000 1965                                                        2min32seg140           ND
176 HONDA S800 1966                                                                       2min32seg463           ND
177 TOYOTA SPORTS 800 1966                                                        2min37seg778           ND
178 FIAT 595 ABARTH SS 1970                                                         2min47seg248          ND
179 JEEP WILLYS MB 2.2 1945                                                       2min47seg947            ND 
180 VOLKSWAGEN FUSCA 1200 1966                                          2min52seg574            ND 
181 VOLKSWAGEN KOMBI 1200 1962                                          3min06seg037           ND
182  FIAT 500F 1968                                                                           3min11seg843             ND

O ranking agora é  de "traz para frente" no caso o Cappuccino subiu de quinto para décimo de traz para frente, o Fiat 500 Lounge 1.2 subiu de quarto para nono, mas ainda é o último lugar nos carros da era moderna, o Mini Cooper S1000 subiu de terceiro para oitavo, o Honda S800 subiu de segundo para sétimo, o Jeep Willys saiu da lanterna, agora é o quarto de traz para frente, e esse ano tivemos volta rápida do 595 Abarth, Fusca, Kombi e 500 clássico e no caso já quando o Fusca teve a volta rápida já tirou o Jeep Willys da lanterna, assim como depois a chegada de Kombi e 500 clássico que ficaram atrás, no caso do Mazda Demio subiu de sétimo para o décimo quarto de traz para frente, o  Honda S660 subiu de oitavo para décimo sétimo de traz para frente, o Toyota Prius subiu de nono de trás para frente para décimo oitavo de tráz para frente e o MX-5 Miata 1989 subiu de décimo para vigésimo de traz para frente, ou seja o Demio para cima, todos saíram do top 10 de traz para frente, lembrando que aqui não teve nenhum carro de atualização, lógico em números absolutos lógico 100 carros a mais é evidente a queda númerica, mas em práticos aí não.

                                                    AMERICAN TRUCK SIMULATOR 
                                                   

Fizemos muitas lives no American Truck Simulator e lógico o jogo teve novidades, no caso dos caminhões o Western Star 5700XE, o Volvo VNL de nova geração e por último o Kenworth T680 de nova geração na série especial 100 anos que é a foto de capa e tivemos mais dois estados novos, no caso Oklahoma e Kansas, que são dois estados do típico interior da terra do Joe Biden, lógico tirando as cidades de Tulsa e Cidade de Oklahoma(capital de Oklahoma) e no caso do Kansas Salina e Wichita que são as maiores cidades, até Kansas City e Topeka tem esse aspecto(no caso é a capital do estado do Kansas), mas Kansas City vou dar desconto por que é divida com o Missouri, lógico seguimos no K-dog´s até que ficou muito desatualizado e aí o Célio Peres ofereceu o combo dele, aliás tenho que agradecer a ele, enfim acabei viajando no mapa do México, no caso o Reforma, vou deixar o Dina 800 que fiz a última live no combo e também estreamos o comboio, agradecimentos ao Gilmar Silibri, Eric Meneses, Paulo Sérgio e outros que participaram do comboio(e tivemos comboio no ETS2 também).

                                                     
Dina 800 no México criado por Faester Gaming 

                                                              EURO TRUCK SIMULATOR 2
                                                       

Esse ano tivemos live no EuroTruck Simulator 2, no caso original e Mapa EAA, vou comentar sobre o mapa original, no caso tivemos novidades de caminhões, finalmente o novo MAN TGX chegou ao jogo, assim como o DAF XD, aliás só não viajei a Europa, por que teve o evento do Kansas e comprei a DLC do Kansas com uma semana de atraso, já no mapa EAA o Wagner finalmente consegui reformular o Nordeste, agora está reformulando a região sul, mas enfim além de usar o tráfego do Célio Peres, usei vários mods, no caso da RBZ e do Fernando Gamer, aliás estou no meio da viagem com a Scania 113 dele e lógico se no Gran Turismo temos o "Pista para todos" no caso aqui é "estrada para todos" como tivemos FNM, F4000, Scania 111(o famoso Jacaré), LK, Mercedes-Benz 1935 e outros! enfim vou deixar a foto do Scania T113 , aliás eu ajudei alguns detalhes técnicos em alguns mods agradeço também ao Ari Alves, Luiz, João Citrole, Fernando Gamer, Ricardo Bruxel Zimmerman e Cristian Cardoso que aliás renovou também o Volkswagen Meteor(no caso o painel digital e os novos motores de 480 e 530CV), ao Claudio Rudel e ao Samuel Nascimento, obrigado a todos.

                                                      
Scania T113 criado pelo Fernando Gamer 

MORTO E ENTERRADO: Esse ano foi poucos carros que saíram de cena, mais precisamente três, dois deles eu noticiei e outro acabei não noticiando, enfim já vou comentar os três, lógico ano que vem tem mais, mas esse ano só foram três.

                                                       
O Renault Captur deu adeus, Biden e Putin foram culpados(briga no leste europeu, entendores, entenderão)

Renault Captur(2017-2023)
Renault ZOE(2018-2023) *(2011-2018 apenas para frotistas)
Chevrolet Camaro(2011-2023)** sua vida a venda no Brasil 
Kia Cerato(2006-2023) (não noticiei).

FOI DESSA PARA MELHOR: Como se trata de um ser humano, não vou colocar morto e enterrado, em respeito a trajetória gloriosa de piloto a nível nacional, Bird Clemente se foi, afinal no GT6 e no GT Sport, o boneco foi homenageado como "Clementinho" 

                                                         
Bird Clemente fez a fama no Willys Interlagos 

Essa foi a retrospectiva 2023 e em 2024 desejo um Feliz Ano a todos! e dia 01 teremos mensagem de Feliz Ano novo! 








                                                   







































              







Comentários