O ANO 2024 CONSEGUIMOS FAZER ALGUMAS COISAS, AFINAL JÁ CONSOLIDADO EM NOVO ENDEREÇO.
Hoje é o último dia do ano, é inegável em pensar o que fizemos nesse ano de 2024, no caso das avaliações seguiram por aqui e o ranking de vendas ganhou a companhia dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso, mas ainda vai ter mais ranking por aqui. Nos jogos Bus Simulator 21 e On The Road não tiveram novidades, mas Gran Turismo 7, Euro Truck Simulator 2 e American Truck Simulator tiveram e o mapa EAA também e lógico o adeus de alguns carros e motores por aqui.
AVALIAÇÕES
Esse ano tivemos um caso curioso, eu ia publicar a matéria da BYD Shark, mas concessionária pediu para fazer algumas alterações e fiz e aí a concessionária disse que não por enquanto, mas enfim não publiquei,vamo ver se consigo ano que vem, lógico houve algumas derrotas como a Fiat Titano, mas por "ordem de cima" , mas ainda assim coseguimos boas avaliação Jeep Commander Hurricane, T-Cross renovado, Nivus renovado, Amarok renovada, Spin renovada, a nova geração do 2008 e o novo Kardian e além de Basalt e C3 AirCross, aliás C3 Aircross e Peugeot 208 foram "pendências" de 2023, mas acabei conseguindo nesse ano. Outro modelo que foi renovado foi o Renault Duster
RENAULT DUSTER ICONIC PLUS 1.3 16V TCe CVT
O Renault Duster com facelift e motor 1.3 16V TCe e ganhou seis air bags.
CITROËN C3 AIRCROSS SHINE TURBO 200 1 LITRO 12V CVT
O C3 AirCross com amplo espaço e porta-malas e o primeiro Citroën brasileiro a receber motor turbo da Fiat .
PEUGEOT 208 GRIFFE TURBO 200 1 LITRO 12V CVT
O Peugeot 208 Turbo 200 ainda na primeira fase, a segunda estreou agora.
RENAULT KARDIAN PREMIERE EDITION 1 LITRO 12V TCe
O Novissímo Kardian que estreou o três cilindros turbo da Renault e nova plataforma, além disso ganhou o carro do ano e motor a combustão do ano também.
VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
O Líder do segmento Volkswagen T-Cross também renovado
JEEP COMMANDER BLACKHAWK 2 LITROS 16V TURBO
O Jeep Commander BlackHawh com seus 272CV marcou presença por aqui.
CHEVROLET SPIN PREMIER 1.8
A Chevrolet Spin que levou o Família I além do que se podia imaginar em 1993, lógico que com diversas atualizações nesses 31 anos.
RENAULT KANGOO ADVANCED 1.6 16V
O Renault Kangoo está de volta sobre nova base, motor 1.6 16V da família HR.
PEUGEOT 2008 GT TURBO 200 1 LITRO 12V CVT
A segunda geração do 2008 com plataforma CMP e o motor Turbo da Fiat foi avaliado também.
VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME V6 3 LITROS 24V TDI
A Amarok renovada ganhou seis marchas e lógico o motor V6 Turbo diesel de 258CV(272CV com overboost foi mantiod).
HYUNDAI CRETA ULTIMATE 1.6 16V T-GDI
O Creta 1.6 16V T-GDI assume o posto de utilitário esportivo mais potente com 193CV.
CITROËN BASALT SHINE TURBO 200 CVT 1 LITRO 12V
O Basalt traz porta-malas de sedã compacto, espaço maior que sedã médio em carroceria de suv-cupê.
VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI 1 LITRO 12V
O pioneiro dos suv-cupês se renovada, ganha mais conectividae, melhor acabamento e lógico já tem um excelente conjunto mecânico e porta-malas e ainda fica mais econômico.
A última avaliação de 2024 foi o Nivus, fica aqui os agradecimentos a Globo Renault(Duster, Kardian e Kangoo), a Chevrolet Metronorte(Spin), a Florence Peugeot(208 Griffe Turbo 200 e 2008 GT Turbo 200), a Via Porto Citroën(C3 AirCross), Prima Citroën(Basalt), DVA Jeep(Commander Hurricane) e Geração Hyundai(Creta) só vou colocar uma observação da Citroën quando foi o C3 AirCross era Via Porto, mas aí com o tempo a Citroën na Grande Florianópolis entrou "sob nova direção" e passou a Prima.
GRAN TURISMO 7
O Gran Turismo 7 marcou presença nesse ano e lógico já em Janeiro, eu vou deixar os carros de corrida fora que aliás acabaram tendo vídeo e volta rápida por que os carros de rua acabaram e lógico carros em 2023 não tinham ido para a volta rápida, acabaram indo e digo que além, no caso das atualizações só vou focar os carros de rua que vieram por atualização, começou com o Suzuki Jimny XC 0.7 12V Turbo, em Fevereiro foi a vez do Mitsubishi Lancer Evolution IX MR GSR, Renault 4 GTL 1.1 1985, Audi TTS representando a segunda geração do TT, em Março foi a vez de Lamborghini Urus e Audi R8 V10 de segunda geração, em Abril foi a vez do Chevelle SS V8 454 7.4, em Maio foi vez do Volvo V40 T5, Nissan Skyline GTS-R R31, Volvo 240 SE Wagon e Honda Civic V SiR 1.6 16V, em Julho foi a vez de BMW M3 E36, Ruf RGT 4.2 24V, Lamborghini Gallardo e Ferrari 430 Scuderia, em Outubro foi a vez de Toyota Hiace DX 2 litros, Nissan GT-R T-Spec(esse só teve apresentação) e Mitsubishi Lancer Evolution VIII e em Novembro foi a vez Porsche 911 Turbo 992, Ford Escort RS Cosworth e Suzuki Jimny Sierra JC 1.5 16V, esse ano os carros de corrida, track-day, preparados e outros apareceram por aqui, mas o ano começou só com a apresentação do Honda Civic VI Type R 1997 por que o 1998 já tinha feito volta rápida para ela, mas o primeiro a ter a volta rápida foi o Alfa Romeo 4C 1.7 16V TBI.
O vídeo da apresentação do Civic VI Type R
O Alfa Romeo 4C foi a primeira volta rápida do ano.
Já o primeiro carro de atualização foi mesmo o Suzuki Jimny Kei-Car, mas nesse ano deu para colocar Mercedes-Benz 190E e todos os carros que vieram de atualização, inclusive o Lamborghini Urus, Escort Cosworth, BMW E36, R8 de segunda geração, Porsche 911 Turbo 992 e lógico a fila segue, bom depois vou colocar um carro de rua que não era de atualização desse ano também.
O Jimny Kei-Car foi para a pista é o primeiro de atualização nesse ano.
O último carro foi justamente o Suzuki Jimny Sierra, mas o último carro que não veio de atualização desse ano a ter volta rápida foi o Porsche 550 Spyder RS 1500 1955 e lógico teve os restestes de Ferrari 512 Testarossa, Ferrari 308 GTB e Chevrolet Corvette C3 por exemplo, e vários outros, mas enfim vou deixar o Jimny e o Porsche aqui embaixo.
O Jimny 1.5 foi o último carro de rua e foi na terra sem choro nem vela.
O Porsche 550 Spyder RS1500 foi o último carro que não veio de atualização esse ano a entrar na pista.
A prioridade é os carros de rua, mas sem eles, vamos para track-day/preparados/corridas e outros, então o primeiro a ter vídeo foi o Aston Martin Vulcan V12 6.9 48V e o último deles foi justamente o Toyota Supra GT4 que foi o último carro de 2024 e no Feliz ano novo eu vou revelar o primeiro carro de 2025!
O Vulcan foi o primeiro dos track-day/preparados/corridas e outros
O Toyota Supra GT4 foi o último do ano e também de corrida/preparados/track-day e outros.
E lógico com a chegada desses carros, antes só havia de rua, o ranking dos dez primeiros mudou e aliás aumentou significativamente o ranking da terra, então vamos colocar a terra também, mas depois do asfalto, no caso vamos aos dez primeiros no final de 2023 já com a volta rápida do Mercedes-Benz AMG GT R.
Primeiro o ranking no primeiro dia de 2024.
1 ASTON MARTIN VALKYRIE V12 6.5 48 HYBRID 1min32seg789 ES
2 PORSCHE 911 GT3 RS 4 LITROS 24V (992) 1min42seg978 EM
3 BUGATTI CHIRON W16 8 LITROS 64V QUADRITURBO 1min43seg125 ED
4 NISSAN GT-R NISMO V6 3.8 24V BITURBO 1min44seg941 EM
5 PAGANI HUAYRA V12 6 LITROS 36V BITURBO 1min45seg203 ED
6 BUGATTI VEYRON W16 8 LITROS 64V QT 1min45seg349 ED
7 LAMBORGHINI HURACAN V10 5.2 40V FSI 1min45seg352 ED
RUF CTR3 3.8 24V BITURBO 1min45seg352 EM
9 LAMBORGHINI MURCIELAGO V12 6.5 48V 1min45seg755 ED
10 CHEVROLET CORVETTE ZR-1 V8 6.2 SUPERCHARGER 1min46seg071 EM
Agora vamos colocar o ranking no último dia de 2024.
1 SUPER FORMULA TOYOTA 2L 16V TURBO HYBRID 1min23seg744 CS
2 DODGE SRT TOMAHAWK S V10 7 LITROS HYBRID 1min26seg109 EM
3 AUDI RS5 DTM TURBO 2 LITROS 16V 1min27seg190 CM
4 ASTON MARTIN VALKYRIE V12 6.5 48V HYBRID 1min32seg789 ES
5 FERRARI FXX K V12 6.3 48V HYBRID 1min34seg846 CD
6 FORD GT-LM ECOBOOST V6 3.5 24V 1min35seg446 CD
7 ASTON MARTIN VULCAN V12 6.9 48V 1min35seg590 CD
8 AUDI SPORT QUATTRO PIKES PEAK 2.5 20V TURBO 1987 1min38seg267 CD
9 JAGUAR VISION GRAN TURISMO(Elétrico) 1min40seg236 CD
10 LAMBORGHINI VENENO V12 6.5 48V 1min40seg288 EM
No caso os "outros" que falei antes são os Vision, mas vou colocar aqui, lógico que Valkyrie ia cair, mas ainda assim é o recordista dos carros de rua e ficou em quarto e o Lamborghini Veneno ainda não tinha feito a sua volta rápida, só foi fazer esse ano, bom agora é hora de ver os carros de rua e agora temos um novo recordista geral que é o Super Formula Toyota 2 litros 16V Turbo
1 ASTON MARTIN VALKYRIE V12 6.5 48V HYBRID 1min32seg789 EM
2 LAMBORGHINI VENVENO V12 6.5 48V 1min40seg288 EM
3 LAMBORGHINI AVENTADOR SV V12 6.5 48V 1min40seg718 EM
4 PORSCHE 918 SYPDER E-HYBRID V8 4.6 32V 1min41seg478 EM
5 MERCEDES-BENZ AMG GT BS V8 4L 32V BITURBO 1min42seg142 EM
6 LA FERRARI V12 6.3 48V HYBRID 1min42seg242 EM
7 PORSCHE 911 GT3 RS 4L 32V (991.2) 1min42seg545 EM
8 PORSCHE 911 GT3 RS 4L 32V (992) 1min42seg978 EM
9 BUGATTI CHIRON W16 8 LITROS 64V QUADRITURBO 1min43seg125 ED
10 FERRARI F8 TRIBUTO V8 3.9 32V BITURBO 1min43seg559 EM
O Porsche 911 GT3 RS 992 caiu de segundo geral e nos carros de rua, para oitavo lugar nos de rua e décimo sétimo geral, o Bugatti Chiron caiu de terceiro para nono nos carros de rua e décimo nono na geral e lógico esse ano entraram na volta rápida como eu já disse Lamborghini Veneno, Aventador SB, Porsche 918 Spyder E-Hybrid, Mercedes-Benz AMG GT Black Series, Porsche 911 GT3 RS 991.2, La Ferrari e Ferrari F8 Tributo . Já o Nissan GT-R Nismo caiu de quatro para vigésimo quinto geral, o Pagani Huayra caiu de quinto para vigésimo sexto na geral, o Lamborghini Huracan caiu de sexto para vigésimo nono geral, o Ruf caiu de sétimo para trigésimo na geral, o Lamborghini Murciélago de nono para trigésimo segundo geral e Chevrolet Corvette C7 ZR-1 caiu de décimo para trigésimo quarto na geral, mas vale lembrar que o ranking estava com 182 carros foi a 275 carros nesse ano.
O Super Formula Toyota 2019 é o atual recordista entre os carros de rua.
Apesar de perder na geral, ainda está em quarto lugar no geral e recordista nos carros de rua.
Agora é vez do ranking de trás para frente, lógico que modelos que vieram como Suzuki Jimny Kei-Car e o Renault 4 GTL 1.1 estariam por aqui, mas enfim agora vamos ao ano anterior e esse ano.
173 SUZUKI CAPPUCCINO 0.7 12V TURBO 2min28seg400 NM
174 FIAT 500 LOUNGE 1.2 DUALOGIC 2min30seg101 NM
175 MINI COOPER S1000 1965 2min32seg140 ND
176 HONDA S800 1966 2min32seg463 ND
177 TOYOTA SPORTS 800 1966 2min37seg778 ND
178 FIAT 595 ABARTH SS 1970 2min47seg248 ND
179 JEEP WILLYS MB 2.2 1945 2min47seg947 ND
180 VOLKSWAGEN FUSCA 1200 1966 2min52seg574 ND
181 VOLKSWAGEN KOMBI 1200 1962 3min06seg037 ND
182 FIAT 500F 1968 3min11seg843 ND
E agora vamos aos dez últimos da atualidade.
266 MINI COOPER S1000 1965 2min32seg140 ND
267 TOYOTA HIMEDIC AMBULANCE 2.7 16V(HIACE) 2min32seg439 NM
268 HONDA S800 1966 2min32seg463 ND
269 TOYOTA SPORTS 800 1966 2min37seg778 ND
270 FIAT 595 ABARTH SS 1970 2min47seg248 ND
271 JEEP WILLYS MB 2.2 1945 2min47seg947 ND
272 RENAULT 4 GTL 1.1 1985 2min52seg594 ND
273 VOLKSWAGEN FUSCA 1200 1966 2min52seg574 ND
274 VOLKSWAGEN KOMBI 1200 1962 3min06seg037 ND
275 FIAT 500F 1968 3min11seg843 ND
Como eu já disse houve acréscimo de carros, lógico que o Suzuki Cappuccino e o Fiat 500 Lounge e esse saiu do lanterna moderno mas enfim o Mini Cooper S 1000 quase ficou fora, a Toyota Ambulance Himedic(Hiace) foi testada esse ano e assumiu o posto de lanterna moderna, o S800 ficou como o terceiro melhor colocado dos últimos, o Toyota Sports 800 o quarto, o Jeep Willys o quinto e o Renault 4 GTL é o quarto colocado de trás para frente, lembrando que estreou por atualização, lógico o Jimny Kei-Car achei que estava, mas vendo o ranking melhor ele não está, está em situação melhor, mas a lanterna geral ainda é do Fiat 500 clássico e o lanterna moderno é do Fiat 500, no caso do Suzuki Cappuccino tecnicamente subiu dez posições e o 500 Lounge subiu nove posições.
O 500 clássico se mantém na lanterna
A Toyota Hiace Ambulance assumiu o posto de lanterna moderna.
Já na terra estamos com 29 carros, só vamos colocar os dez últimos se ano que vem ir a 40 (acredito que poderá ir) aí teremos os dez últimos da terra, vamos aos dez primeiros, lembrando que a última volta rápida na terra foi o Suzuki Jimny Sierra.
1 AUDI SPORT QUATTRO PIKES PEAK 2.1 20V TURBO 1987 1min29seg537
2 LAMBORGHINI URUS V8 4L 32V BITURBO FSI 1min31seg026
3 PORSCHE 959 2.9 24V BITURBO 1987 1min31seg140
4 MITSUBISHI LANCER EVO IX MR GSR 2L 16V TURBO 1min34seg373
5 SUBARU IMPREZA WRX STI 2L 16V TURBO 04 1min34seg458
6 SUBARU IMPREZA WRX STi 22B 2.2 16V TURBO 1min34seg548
7 FORD FOCUS RS ECOBOOST 2.3 16V 1min34seg657
8 TOYOTA GR YARIS RZ 1.6 12V TURBO 1min34seg791
9 MITSUBISHI LANCER EVOLUTION III 2L 16V TURBO 1min35seg025
10 MITSUBISHI LANCER EVOLUTION VI T.M 2L 16V TURBO 1min35seg159
Aqui o recordista geral é o Audi Sport Quattro, mas o recordista dos carros e rua é o Lamborghini Urus carro que estreou agora, lógico o Audi dessa turma é o único de corrida e lógico virá mais, inclusive no segundo dia do ano terá mais um, enfim dos que vieram por atualização esse ano além do Urus apenas o Evo IX do top 10 foi na terra, lógico Evo VIII e Escort Cosworth também ficaram na terra, mas ficara bem para trás.
O Audi Sport Quattro é o atual recordista da terra
O Lamborghini Urus é o recordista na terra
Esse ano também foi o meu último ano na Copa Toyota, mas sim o Gran Turismo seguirá por aqui, e também os agradecimentos ao Wagner Maurente, Alex Rempel, M.Roger, Raxa Well Gamer(o Xará) e o Robson do GameOverrobsonB.
AMERICAN TRUCK SIMULATOR
O American Truck Simulator trouxe mais dois estados, no caso Nebraskas e Arkansas, no caso do Nebraska tirando a maior a cidade de Omaha que mesmo assim tem vestigio do típico interior da terra do Joe Biden, ou Donald Trump, já que ano que vem ele assume de novo a presidência e também tem a cidade de Lincoln que é capital, também nesse caso não e pela primeira vez a SCS foi aos pantânos norte-americanos: o estado Arkansas com Little Rock a capital e várias outras cidades, enfim algo bem diferente, além disso esse ano teve a restauração da Baia de San Francisco e logo depois a restauração abaixo de San Francisco até a fronteira com o México, no caso Los Angeles e San Diego renovadas. Nos caminhões tivemos a chegada do International LT S13, sim o International com motor Scania, o Mack Pinnacle e por fim o Freightliner Cascadia 2025 que estreou no mesmo dia do mundo real é o caminhão da foto, Já eu tive que abandonar o combo do Célio Peres, afinal ele teve problemas no PC no final do ano passado(já resolvidos, óbvio), mas infelizmente eu não sabia manusear o combo sozinho e aí fiz o perfil só para o Reforma Map e lógico segui no mapa Reforma do México apenas, lógico que as novidades, lá se resumiram, mais a Guadalajara esse ano, na adjacência por assim dizer, mas enfim as lives do ATS deram uma parada, completando a DLC da Grécia, elas voltam.
EURO TRUCK SIMULATOR 2
No ETS2 tivemos novidades também, começou o ano com a restauração da Suiça, inclusive com direito a áreas alpinas na fronteira com a França e Áustria e lógico a DLC da Grécia que ainda estou fazendo os eventos, por que só acho carga longe. rss, mas deixando quieto um pouco, além disso nos caminhões tivemos novidades: o primeiro é o DAF XF 2025 que só uma mudança na grade no painel, a chegada dos Scania e Renault T-Elétricos só que esse só estão disponíveis nas cargas rápidas até 300KM e no final do ano chegou o Iveco S-Way e os Volvo FH5 e FH6 esse último com a cabine Aero. Já no mapa EA novidades, a primeira é a restauração da Área de Belo Horizonte passando por São Paulo e chegando até Curitiba-PR, sim a capital paulista foi renovada e ainda trouxeram depois Sorocaba renovada e uma estrada de terra em São Paulo(jamais imaginei que tinha isso em rodovia, paulista) e lógico trouxe alguns mods de ônibus com os Marcopolo G8 Volvo/Scania/Mercedes-Benz, além disso tem mods ainda para mostrar e outra novidade foi o tráfego do Jazzycat melhorado pelo Célio Peres, foi colocado mais carros, no caso as Meriva, Zafira, Logan, Sandero, Clio Sedan(que é chamado de Symbol na Turquia), Focus MK3, Punto, o último Fiesta vendido no Brasil, o Fiesta que conhecemos como "Camaçari" por que era feito na cidade Camaçari-Bahia entre outros, lógico alguns vamos ter que retirar com o Ka MK2 europeu, a Focus Wagon, enfim o tráfego está bem diversificado. bom tenho agradecer ao próprio Célio Peres, ao Ari Alves, ao Samuel Nascimento,ao Doriedson, ao Eric Meneses e ao Gilmar Silibri, só não tivemos muitos comboios esse ano, eu tentei fazer, mas não deu, então deixei para lá, agradecer também ao Cristian Cardoso, ao Fernando Gamer, ao lendário tio Restanho, ao Tio Cláudio, ao Lucas Lima e outros.
MORTO E ENTERRADO: Já vou adiandanto a Renault já oficializou o fim da produção do Logan, mas ainda está no site, então ele não se foi ainda , mas esse ano um segmento morreu(os hatches médios convencional) e uma dinastia morreu também(sedãs médios da Chevrolet) e lógico na minha opinião foi concluído o processo de "Fiatlização" de Peugeot e Citroën, lógico que a plataforma PF1 teria que ser aposentada e também vimos o adeus da primeira geração do Creta, além disso o adeus de três famílias de motores.
O C4 Cactus deu adeus ao mercado depois de seis anos, foi substituído em parte por dois modelos: Basalt e C3 AirCross.
Chevrolet Cruze Sport 6: 2012-2024
Chevrolet Cruze: 2011-2024
Hyundai Creta de primeira geração: 2017-2024 *
Peugeot 3008: 2010-2024
Citroën C4 Cactus: 2018-2024
Motor Família TU/EC5 da PSA/Stellantis: 1994-2024
Motor Prince THP da PSA/Stellantis: 2012-2024 **
Motor NU da Hyundai: 2017-2024 ***
* No caso o Creta é a primeira geração, a segunda geração segue normalmente e acabou de receber um facelift e motor 1.6 16V T-GDI na versão de entrada.
** No caso da família Prince se contar modelos importados aí é de 2009 com a chegada dos primeiros Mini Cooper vendido no Brasil.
*** Se contar modelos importados data de 2011 com o Hyundai Elantra sul-coreano, em modelos nacionais serviu apenas ao Creta, nem mesmo em modelos que eram feitos pela CAOA caso do iX35 que usava o 2 litros 16V da família GEMA e o New Tucson o 1.6 16V T-GDI.
Essa foi a retrospectiva 2024 e em 2025 desejo um Feliz ano novo a todos! dia 01 teremos a mensagem de Feliz Ano Novo!
Comentários
Postar um comentário